Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como é o trote na Uerj? Veja como é a recepção aos calouros

por Raphael Fernandes em 04/02/20

O trote é um ritual de passagem que os calouros realizam no início da faculdade para celebrar a nova etapa de vida. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), as comissões de cada curso são assumidas pelos veteranos diretos dos novos estudantes. Elas são responsáveis por acolher e integrar os novos alunos.

Durante uma semana, as principais atividades do trote são as pinturas corporais, prendas, recolhimento de dinheiro, danças em grupo, e outras interações entre os estudantes.

Geralmente, a primeira parte do trote é a pintura corporal, em que os veteranos reproduzem na pele dos calouros desenhos inusitados, como por exemplo memes ou personagens clássicos da cultura pop. Vale ressaltar que a prenda é algo saudável e precisa ter consentimento de quem vai ser pintado.

Como é o trote na Uerj? - REVISTA QUERO
Agora veterana, Beatriz Arasanoli faz parte da comissão de trote deste ano (Arquivo pessoal)

"As brincadeiras do trote foram bem tranquilas", revela Beatriz Arasanoli, estudante do 2° período de Jornalismo. "A melhor parte é a de se pintar como calouro, porque ali você sente na pele que oficialmente está dentro da faculdade", conta.

Leia também:
+ Como funciona o Aluno Online da Uerj?
+ Uerj Sem Muros: evento deixa legado de esperança para alunos da universidade

Após a pintura corporal, os estudantes são divididos em grupos e realizam coreografias na concha acústica, parte externa do campus. A música e a dança são da escolha dos calouros. Cabe aos veteranos, apenas se divertir e escolher o melhor e o mais entrosado grupo. Na maioria das vezes, os pequenos nichos de relacionamento surgem deste momento, pois os novos estudantes perdem a insegurança e realizam amizades com quem irá pagar o "mico".

Como é o trote na UERJ - REVISTA QUERO
Calouros pedindo dinheiro nas ruas (Foto: Comissão de Trote Direito Uerj)

Para Renzo Gattás, estudante do 4° período de Relações Públicas, o trote é essencial para a transição do Ensino Médio para o ensino superior. "Assim que ele (calouro) passa para a faculdade, dá aquela insegurança de como vai ser a universidade, quais são as pessoas que eu vou encontrar, etc. E o trote tem grande importância para resolver essas inseguranças do aluno", relata.

Após a descontração, os novos estudantes são enviados para as ruas com o intuito de recolher dinheiro para a tradicional chopada dos calouros. Anualmente, a comissão do trote realiza esta confraternização, sendo assim, para custear a festa, cada aluno precisa pagar uma "cota" que será estipulada pela comissão. 

Quem bater a meta não precisará pagar nada para participar de nenhuma festa do curso até o fim da faculdade. Caso contrário, será preciso pagar o valor restante que não foi conquistado nas ruas após o fim do trote. O ideal é que a cota seja paga, pois garante um "passe livre" para todas as chopadas que acontecerem enquanto o aluno estiver estudando na instituição. Atualmente, as principais áreas de recolhimento de dinheiro são as estações de trem e metrô e as ruas movimentadas do Centro e da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Beatriz lembra que, enquanto estava na rua durante o trote, muitas pessoas queriam ajudar com qualquer quantia ou com um simples sorriso no rosto. "Acho que o maior aprendizado que eu tive durante o trote foi nos momentos de pedir o dinheiro para bater a cota. Teve um rapaz que havia acabado de comprar um saquinho de amendoim e nos ofereceu porque ele não tinha nenhuma moeda para ajudar, mas queria de alguma forma", completa.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54