Como lidar quando meu filho não aceita ser contrariado?
Seu filho não aceita ser contrariado? Veja dicas do que fazer e qual o papel dos pais na educação das crianças.
Muitos pais e mães se queixam de alguns momentos que os filhos não sabem lidar com a oposição. Nesses casos, surge a dúvida: o que fazer quando meu filho não aceita ser contrariado?
Algumas das frases ouvidas são “meu filho não aceita ser contrariado e começa a gritar e chorar” e “meu filho não aceita ser contrariado e logo após começa a me chutar e bater”. O que fazer nesses momentos? Vamos entender!
A principal dica para essas situações é ter empatia com os pequenos. Devemos saber que a frustração é inerente ao ser humano. Nós, adultos, também não reagimos bem quando as coisas não acontecem de acordo com as nossas expectativas, já perceberam?
A diferença é que nós apresentamos comportamentos diferentes de gritar e berrar. Na hora de lidar com as frustrações é comum que descontemos em coisas, como, compras, alimentação entre outras.
Veja também: + Atividades de alfabetização e letramento para crianças: veja 15 exemplos
+ 10 dicas para ensinar meu filho a cuidar do meio ambiente
Uma das principais estratégias para lidar com a frustração de uma criança contrariada é começar escutando e demonstrando compreensão pelos seus sentimentos. É importante ajudá-la a compreender que nem sempre conseguimos alcançar nossos objetivos e que é normal sentir tristeza por isso.
Desenvolver uma relação de cumplicidade e empatia com a criança é fundamental para que ela entenda que seus sentimentos são válidos, ao mesmo tempo em que é necessário seguir em frente.
Como saber o meu papel na educação do meu filho?
O papel dos pais na educação dos filhos vai além do que imaginamos, é fundamental para a formação de valores das crianças. No mais, a família é quem deve iniciar todo a fase de desenvolvimento dos pequenos, seja na forma física ou intelectual.
É de fácil notoriedade que os responsáveis são os principais agentes para que os filhos se tornem pessoas íntegras. No entanto, sabemos que esta não é uma tarefa fácil, ela chega com muitos desafios que precisam ser entendidos dentro das funções diárias.
Sabendo disso, vamos entender como funciona a introdução dos pais nesse desenvolvimento. Mas, você sabe quais são as principais dicas da maternidade quando o assunto é a educação dos nossos filhos? Confira algumas dicas que separamos para vocês mamães e papais.
1. Crie uma rotina para os seus filhos: defina os horários das atividades das crianças. Determine a hora de dormir, de brincar, ver TV e estudar. Organize seus dias para que eles não deixem de fazer aquilo que seja importante para o desenvolvimento principal deles.
2. Saiba falar “não” para as crianças: ensine seu filho a lidar com os limites desde pequeno, mesmo que ele chore, insista ou tente outros caminhos, ele crescerá acostumado com a palavra “não” e saberá lidar com isso da melhor forma.
3. Escute os pequenos: as gerações têm passado por grandes mudanças, por isso, é importante ouvir os argumentos das crianças e entender o lado delas. Apesar de tudo, esse hábito ajuda a construir uma relação de confiança entre pais e filhos. No entanto, saiba sua posição final, discorde da maneira correta e imponha sua palavra.
4. Não sobrecarregue as crianças: vamos com calma, ok? Não há necessidade de exagerar na quantidade de cursos e atividades que o seu pequeno pode fazer. Lembre-se que a brincadeira também é a peça chave para o desenvolvimento infantil.
5. Pequenas responsabilidades, grandes feitos: é bacana começar desde cedo o estímulo de esforço, dessa forma, a criança ganha autonomia e responsabilidade, tendo consciência que batalhando pode conquistar muitas coisas.
A educação traz grandes pontos da criação, por isso, não podemos deixar de trazer algumas dicas importantes sobre a educação dos seus filhos, confira:
1. Compartilhe momentos de qualidade com o seu filho, viva o momento em família e busque tirar grandes aprendizados.
2. Seja a inspiração que o seu filho precisa para ter ainda mais vontade de conquistar seus objetivos.
3. Saiba pedir desculpas nos momentos certos e mostre o quanto é importante admitir e entender seus erros.
4. Mostre o quanto é importante seu filho se importar, socializar e ter expectativas sobre os outros.
5. Incentive seu filho a agradecer e apreciar as pequenas coisas da vida.