Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Como saber se minha pós-graduação é de qualidade?

por Caroline Sassatelli em 19/12/19

Fazer uma pós-graduação é um grande passo para a formação de quem está a procura de mais conhecimento ou, até mesmo, de uma melhora profissional. Existem tantas opções de cursos que, às vezes, fica muito difícil escolher em qual se matricular. Por isso, é bom ter algumas cartas na manga para identificar se aquela especialização, MBA, mestrado ou doutorado têm realmente boa qualidade. 

homem pensativo pesquisando no computador
Como saber se minha pós-graduação é de qualidade?


Mas, afinal, como identificar uma pós-graduação realmente boa? O que é preciso levar em consideração e onde é possível encontrar essas informações? Se você está com essas dúvidas, fique ligado nas dicas que a Revista Quero separou antes de se matricular em seu curso:

Regularização no MEC

Os cursos de pós-graduação são regularizados pelo Ministério da Educação (MEC). Para lato sensu, como especializações e MBA (Master in Business Administration), é necessário ter o mínimo de 360 horas-aula e o mínimo de 50% dos professores com título de mestre ou doutor

Ainda, a instituição de ensino certificadora precisa ser credenciada no MEC. Essa informação pode ser verificada no site do E-MEC, um portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados. 

Leia também:
Posso começar a pós-graduação a qualquer momento?
10 motivos para começar já sua pós-graduação

Já as pós-graduações stricto sensu, como mestrado e doutorado, são de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um órgão do próprio MEC. 

A Capes acompanha os programas de pós (que podem incluir um curso de mestrado e outro de doutorado), e a cada três anos divulga uma avaliação dos resultados. Essa análise leva em consideração a proposta das aulas, o corpo docente e discente, as teses e dissertações realizadas, a inserção social e a produção intelectual realizada.

Após essa verificação, os programas recebem conceitos que variam entre 1 a 7 (para instituições que oferecem mestrado e doutorado), ou 1 a 5 (para as que dispõem apenas de mestrado). Para ser recomendado pela Capes é necessário que o curso receba, pelo menos, nota 3

Estrutura e infraestrutura do ensino

Antes de fazer a sua matrícula é muito importante estar ciente de como é a estrutura do curso e da instituição de ensino - tanto curricular, quanto ao próprio local de estudo, caso haja aulas presenciais, ou de funcionalidade da plataforma online, se elas forem ministradas a distância. 

Tenha consciência de que a estrutura de sua pós-graduação pode ser essencial para o seu aprendizado. Se o curso for presencial e na área da saúde, por exemplo, um ambiente hospitalar ou clínico é muito importante. Em outras áreas, é imprescindível haver laboratórios que bem equipados ou, então, boas bibliotecas. 

Leia também:
Por que você ainda não está fazendo pós-graduação?
7 motivos para fazer uma pós-graduação mesmo estando desempregado

Saiba como são as aulas, qual a frequência de provas e outras atividades, se é necessário realizar trabalho de conclusão de curso para conseguir o certificado e se é possível tirar dúvidas com os professores (no caso de aulas online). Essas informações são essenciais para ajudá-lo a escolher qual pós-graduação fazer.

Qual é o corpo docente?


Saber quem serão os seus professores também ajudará a escolher qual pós-graduação fazer. Isso porque eles serão a principal fonte de conhecimento que você terá durante as aulas e, para alcançar o desenvolvimento esperado, é essencial que os docentes realmente manjem muito sobre aquilo que está sendo tratado. 

Por esse motivo, é muito comum que cursos mais voltados ao mercado de trabalho, como especializações e MBA, constem em seu corpo docente nomes conhecidos na área e que tenham muita experiência profissional. Esse peso também é comum para mestrado e doutorado, pois os programas exigem pessoas qualificadas na área acadêmica e científica para orientarem os alunos que querem se tornar pesquisadores.  

O que dizem os alunos?


Saber o que outros alunos acham sobre um curso que você está interessado é essencial para ajudá-lo na escolha da pós-graduação. Por isso, faça uma pesquisa nas redes sociais da instituição de ensino e também no que há publicado sobre seus cursos. Vale também pedir indicação de ex-alunos na própria faculdade.

Se você tem curiosidade sobre o que os alunos e ex-alunos falam a respeito de certa instituição de ensino, o Quero Bolsa dá uma mãozinha. Na página de busca de faculdades e universidades é possível procurar pela instituição de seu interesse. Na página do local escolhido se encontram as avaliações realizadas pelos estudantes, junto a notas e avaliações detalhadas de pós e contras. Legal, não é mesmo?

Rankings

Existem selos de qualidade que avaliam cursos e instituições de pós-graduação. Um exemplo disso é a Anamba (Associação Nacional de MBA), que analisa critérios como carga horária, titulação e qualificação profissional do corpo docente e credencia o padrão do curso, variando entre "Brasil" e "global".

Além disso, existe também o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação e de pós stricto sensu de cada faculdade ou universidade. É possível consultar o IGC da instituição no site http://portal.inep.gov.br.

Que tal começar a sua pós-graduação?

Que tal parar com as desculpas e garantir o seu crescimento profissional com uma pós-graduação? O site Quero Bolsa possui milhares de opções de bolsas de estudo de até 75% para quem quer dar aquele upgrade na carreira e garantir sua pós-graduação. Não deixe essa oportunidade passar! Veja abaixo as ofertas:

Encontrar bolsas de pós-graduação

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54