Como usar notas anteriores do Enem para entrar na faculdade?
Fez o Enem há alguns anos e quer entrar na faculdade agora? Veja como usar a sua nota!
Atualizado em 08/02/2022
Você sabia que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o segundo maior vestibular do mundo? A prova brasileira só perde para o Gaokao, da China, que avalia anualmente cerca de 10 milhões de estudantes chineses.
Por ser a maior prova do Brasil, e uma das maiores do mundo, o Enem se tornou a maior chave para abrir portas do Ensino Superior para os brasileiros entrarem em faculdades no país e até no exterior.
Veja também: Saiba como é o vestibular em outros países do mundo
Leia mais
+ Qual é a nota mínima para passar no Enem e entrar na faculdade?
+ Posso usar a nota do Enem para fazer um curso EaD?
Posso usar nota do Enem de anos anteriores?
Aliás, algo que poucos se lembram é que, além de selecionar alunos para o mesmo ano da aplicação da prova, é possível utilizar resultados anteriores do Enem para ingressar na faculdade!
Afinal, alguns processos seletivos aceitam o uso até mesmo do resultado da prova de 2009, ou seja, de 11 anos atrás. Confira como conseguir uma vaga na faculdade com as notas antigas do Enem:
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com a missão de financiar as mensalidades de cursos de graduação de universidades e faculdades privadas.
O estudante pode financiar a partir de 50% do valor do curso, sendo que em muitos casos é possível realizar o financiamento de 100% das mensalidades.
Além da renda, um dos pré-requisitos para garantir uma vaga no Fies é ter nota acima de 450 pontos e não ter zerado a redação do Enem. Um dos benefícios desse programa do governo é a possibilidade de utilizar o resultado do Enem a partir de 2010.
Lembrando que a nota do Enem deverá ser informada durante a inscrição e será avaliada junto com os outros pré-requisitos cobrados MEC.
Vestibular de outras universidades
Você sabia que é possível utilizar a sua nota do Enem como vestibular em diversas universidades e faculdades? Para isso, consulte a instituição de ensino em que você deseja e estudar e pergunte se há essa possibilidade. Em alguns casos, assim como no Fies, ao obter uma nota mínima, não é necessário realizar o processo seletivo da instituição.
Essa opção não é apenas oferecida por faculdades privadas, algumas universidades públicas aceitam notas anteriores do Enem para vagas remanescentes!
No caso da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por exemplo, é possível utilizar as notas obtidas entre as edições de 2015 e 2019 do Enem para concorrer às vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.
Quero Bolsa
O Quero Bolsa é um site que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.300 faculdades e universidades brasileiras. E, apesar de possuir um vestibular próprio, o Nota Quero, ainda é possível utilizar a nota de edições anteriores do Enem para garantir a vaga na faculdade.
Em alguns casos, é possível utilizar a nota do Enem 2009, realizado 11 anos atrás! Além disso, as bolsas de estudo do Quero Bolsa possuem validade até o fim do curso, sem necessidade de taxa de renovação.
Bolsa de estudo do Quero Bolsa
Lembrando que não são todas as instituições de ensino que aceitam a nota do Enem como vestibular, então, fique de olho nos detalhes e regras de cada vaga!
Quais faculdades aceitam nota do Enem de anos anteriores?
Veja uma lista de faculdades que aceitam a nota do Enem e possuem unidades espalhadas por todo o Brasil.
Saiba mais:
+ Qual é a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?
+ Quero Bolsa é desconto ou financiamento?
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.