Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
77d3618ff415044f19bb19338727d71e69001001 F195eea9d588d50316253182952267046a5964fe
Profissões

Descubra qual a melhor profissão para você em 4 passos simples

por Carolina Campos em 14/12/15 150 mil visualizações
 

Oi oi!! Já falamos aqui sobre o momento em que decidimos que é importante fazer um curso de graduação.

Mas e se você não tem a menor idéia de que curso que fazer?

Vem com a gente que vamos te ajudar a escolher a profissão que mais combina com você!!! ;)

#1 - Primeiro passo: você precisa investir um tempo em se conhecer.

Sim, é muito importante que você faça uma lista das coisas que você gosta e do que não gosta. Normalmente é mais fácil a gente começar a partir do que não gosta, né? Então que seja esse o ponto de partida, o essencial é listar de tudo o que faz com que você seja assim, quem você é. Ainda está confusa essa questão de autoconhecimento? Tudo bem, é complicado mesmo. Às vezes a gente gosta de tanta coisa que fica difícil entender o que pode ser relevante no momento de escolher uma profissão e o que não é tão relevante assim. Mas aqui a gente vai te apresentar um roteirinho simplificado para te ajudar a se conhecer melhor nos aspectos que podem influenciar na sua decisão:

Como é a sua personalidade?

Faça uma lista com todas as suas características mais marcantes: qualidades e defeitos. Não se esqueça dos defeitos, viu? Eles vão ser mega importantes mais pra frente!Por exemplo: você é extrovertido ou introvertido? Você gosta de estar rodeado de pessoas ou prefere ficar mais sozinho? Você é falante ou gosta mais de silêncio? Você gosta de experimentar sensações diferentes ou acha melhor seguir uma rotina pré-estabelecida?

- Quais assuntos te interessam?

Sobre o que você gosta de ler? Ou você não gosta de ler? Você tem algum hobbie? Quais assuntos você gosta de saber mais sobre, de pesquisar ou de conversar com os amigos? Você participa de algum fórum ou canal na internet? Sobre o que ele é? Acompanha algum canal sobre um assunto específico no Youtube? Anote tudo o que desperta seu interesse! Filmes, quadrinhos, livros, televisão, videogame, esportes, música, enfim, TU-DO!

- Que atividades você tem prazer em praticar?

Você gosta de leitura e escrita? Gosta de jogar videogame? Esportes? RPG? Teatro? Ensinar uma matéria que você domina a um amigo? Organizar eventos? Gravar vídeos? Liste toda as coisas que você gosta de FAZER!

- Como foi sua experiência na escola?

Quais as disciplinas você mais gostava e menos gostava? Alguma disciplina te desafiou e você gostou desse desafio? Ou você preferia as disciplinas em que você se saiu bem sem ter que quebrar muito a cabeça? Como era seu relacionamento com seus colegas e professores? Você gostava do ambiente escolar, dos colegas e professores? Ou preferia chegar em casa para fazer outra coisa? Pense em tudo o que foi relevante enquanto você esteve na escola, desde as experiências positivas até as negativas.

- O que você quer ser quando crescer?

Sim, essa é uma pergunta séria! Rs. Feche os olhos e visualize como você no seu futuro profissional. Como você se vê? Como dono da sua própria empresa? Ou trabalhando em uma grande corporação? Trabalhando em com arte? Design? Em um laboratório? Em uma sala de aula, ensinando? Ou em alguma organização social? Dá até para aproveitar seus sonhos de criança: olha só, se você se vir como o Tony Stark, é bacana investigar sobre carreiras ligadas à tecnologia. ;)

- Qual o tipo de pessoas com quem você gostaria de trabalhar?

Quem são as pessoas que você imagina ao seu lado quando você estiver no ambiente de trabalho? Empresários? Executivos? Pessoas descoladas? Artistas? Você gostaria de trabalhar de terno ou de bermuda? Você prefere um ambiente de trabalho mais tradicional ou descontraído? Você gostaria de trabalhar em uma empresa com carpete e cadeiras de presidente ou com mesas de pingue-pongue e videogame?

- Do que você não gosta, de jeito nenhum?

Outro ponto muito importante: O que você não quer fazer mesmo, nem que a vaca tussa? Com o que você não quer trabalhar?Definir o que você não gosta é essencial para eliminar opções. Por exemplo: se você não tem paciência para ouvir o que as pessoas tem a dizer, dificilmente seria feliz como psicólogo. Se você desmaia só de ver um pouco de sangue, não dá pra fazer medicina ou enfermagem, né?


Pronto! Temos a lista do perfil pessoal. E agora?

Depois que você fizer essa lista do seu perfil, vem outro passo muito importante:

#2 – Segundo passo: Converse com pessoas que te conheçam bem!

Sabe aquele melhor amigo que fala tudo na cara? É o mais indicado! Vale também conversar com pessoas que convivem com você diariamente: pai, mãe, irmão, irmã, tio, tia, avô, avó, vizinho, vizinha, enfim, as pessoas que realmente sabem de como você é no dia-a-dia. Você provavelmente precisará ter paciência para ouvir, mas aproveite para tomar isso como uma lição que você deverá levar para a vida: no ambiente de trabalho, você ouvir críticas e sempre terá alguém que discorde das suas opiniões. Você vai precisar aprender a lidar com isso para, inclusive, descobrir o caminho para usar as críticas a seu favor, como forma de melhorar pessoalmente e profissionalmente.

Mas e agora? O que fazer com todas essas informações?

#3 – Terceiro Passo: O próximo passo é conhecer mais sobre os cursos e profissões

Existem centenas de profissões e cada uma delas tem vários campos de atuação. Ou seja, são milhares de possibilidades para o seu futuro! 

Provavelmente você já tem uma lista mental das profissões que te agradam e as que não te agradam. Agora é o momento de colocar tudo isso no papel e passar para a fase de pesquisa. 

Isso mesmo! Não basta apenas conhecer por alto as profissões. Se você quer ter certeza (ou o mais perto possível da certeza) de que fez a escolha certa, é preciso gastar um tempinho para pesquisar mais sobre os cursos e profissões. Mas relaxa! Hoje isso é bem fácil: temos muita informação disponível na internet, seja nas redes sociais ou em blogs. Você conseguirá encontrar depoimentos tanto de estudantes desses cursos quanto de profissionais formados, além de vários sites específicos para falar sobre as profissões. Você pode, também, conversar com profissionais (ou ver entrevistas, vlogs, twitter) para levantar os aspectos positivos e negativos da profissão. 

Outra questão que deve ser levada em consideração é se há uma profissão que muitas pessoas de sua família seguiram. Não é incomum encontrar famílias inteiras de médicos, advogados, engenheiros, professores.

Aposto que todo mundo diz que você deve seguir seus sonhos e que não precisa ter a mesma profissão que seu pai, sua mãe e seus avós. Saiba que isso é uma verdade, mas é bem perigosa. 

É claro que, se você é uma pessoa totalmente ligada à tecnologia e números, dificilmente vai pensar em seguir carreira de direito. Mas, se você não está totalmente certo do que quer, não rejeite de cara a possibilidade de seguir a carreira da família. É completamente normal você sentir gosto pela profissão dos seus pais ou familiares e sabe de uma coisa? Não há o menor problema nisso! Pense por esse ângulo: você nasceu e cresceu em um ambiente onde seus familiares, querendo ou não, acabam levando suas experiências profissionais para casa. Nada mais normal que você se identificar, afinal, você respirou essa profissão desde o nascimento. Além disso, se você seguir a profissão da família, quando se formar será bem mais fácil conseguir um emprego, pois você terá o que chamamos de "rede de contatos" que, nada mais é que conhecer muitas pessoas que trabalham na mesma área em que você quer ingressar. 

Agora, se a profissão da sua família está na lista das profissões que você não quer seguir nem que a vaca tussa, aí não há porque insistir.

- Quais os pontos importantes de se observar nas profissões?

Existem algumas situações que estão muito ligadas ao dia-a-dia das profissões e podem servir para eliminar ou não alguns cursos da sua lista de interesses. Preste bastante atenção, pois são essas coisinhas simples que farão muita diferença na sua vida profissional! 

Por exemplo:

Como é a relação entre os colegas de trabalho? Formal? Amigável? Se encaixa com você? Algumas pessoas adoram ambientes descontraídos e fazer amizade com todo mundo, já outras preferem ambientes mais formais e não se sentem confortáveis com muitas pessoas falando ao redor. Não existe certo ou errado, mas existe a escolha certa ou errada para o seu perfil pessoal. 

Como funciona o trabalho em si? Os horários são fixos ou flexíveis? Se você gosta de rotina, é melhor encontrar um trabalho onde a atividade diária é bem definida e sem muitas surpresas. Já se você gosta de desafios e se entedia facilmente, precisa seguir uma profissão onde um dia não seja igual ao outro. 

Você vai precisar dar plantões ou trabalhar madrugada adentro para conseguir cumprir prazos? Essa é uma questão muito importante! Algumas profissões demandam muito foco e esforço para cumprir prazos ou mesmo plantões. Se você é uma pessoa que não funciona bem sob pressão ou não consegue trabalhar à noite, é bem possível que não se adapte a esse tipo de trabalho. 

Pronto! Já tenho muitas informações sobre mim e meus cursos de interesse. E agora?

#4 – Quarto Passo: Comparar todas as informações levantadas

Depois que você tiver todas essas informações, é só colocar as listas lado a lado para fazer a comparação entre elas! Você pode criar um arquivo no seu computador, se ficar mais fácil. 

Vale também fazer testes vocacionais (você pode encontrar vários testes online) e acrescentá-los à sua documentação de decisão. Pode ter certeza de que, depois de passar por essas etapas, você estará mais seguro para tomar sua decisão.

Escolheu o curso que quer fazer? Agora é hora de decidir em que faculdade vai estudar! 

Fique tranquilo que, no próximo post a gente vai te ajudar! Você acha que esse post te ajudou? Compartilhe com seus amigos!!! ;)

77d3618ff415044f19bb19338727d71e69001001 F195eea9d588d50316253182952267046a5964fe

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE BOLSAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE BOLSAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma bolsa de estudo estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE BOLSAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores bolsas de estudo em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE BOLSAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE BOLSAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores bolsas de estudo chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54