Desobediência infantil aos 3 anos: como lidar?
Quantas vezes você falou “Meu filho não me obedece!“? Provavelmente muitas, né? Por isso, separamos dicas de como lidar com a desobediência infantil aos 3 anos.
Aos 3 anos de idade, muitas crianças desenvolvem comportamentos de desobediência. Sem dúvidas, todos nós já presenciamos alguma! Ou, pelo menos, já ouvimos de algum pai ou mãe a clássica queixa: “Meu filho não me obedece!“. Mas, afinal de contas, por que as crianças em determinado momento começam a dar sinais de rebeldia? Como os pais e mães podem lidar de forma eficiente com a desobediência infantil aos 3 anos?
As crianças querem tudo aqui e agora. Sendo assim, buscam satisfazer seus desejos a todo o momento. Afinal, nós não nascemos sabendo as regras que regem a nossa sociedade , que dirá o nosso lar. A habilidade social é aprendida e depende do que é considerado como um valor para cada sociedade e família.
Portanto, para desobedecer, é necessário que o pequeno primeiro tenha internalizado essas regras. Isso acontece por volta dos 2-3 anos de idade. Contudo, é importante ressaltar que não existe uma idade exata para que a criança comece a demonstrar comportamentos desobedientes.
O confronto com os pais e com as regras que eles ditam já começa antes mesmo disso. E quanto antes entendermos as ações que devem ser tomadas, mais harmonia teremos posteriormente.
Continue a leitura e entenda sobre como lidar com a desobediência infantil.
Mas antes de tudo: o que é a crise dos 3 anos?
Aos 3 anos de idade, é esperado que a criança consiga se comunicar um pouco melhor, com frases entre quatro e cinco palavras, pelo menos. Ela já consegue participar de conversas, cantar músicas e reproduzir histórias. Com isso, ela também possui um maior poder de argumentação.
Leia também:
+ Como conseguir uma bolsa de estudos em uma escola no Quero Bolsa
O pequeno consegue argumentar e defender seu ponto de vista. Claro, não como um adulto em um tribunal. Mas ela já adquiriu um pouco de repertório para tentar te fazer entender o que ela quer no momento.
Outro fator importante é que nessa idade, a criança também tem mais habilidades e controle do corpo. Ela já consegue comer sozinha, vestir algumas peças de roupa ou calçados, pentear os cabelos e ajudar no próprio banho.
Assim, um dos motivos da crise de 3 anos de idade é a busca por se firmar como indivíduo e conquistar sua independência. Ou seja, ela consegue fazer, ela vai querer fazer e não vai querer auxílio ou supervisão.
É nesse momento que pode acontecer o que muitos chamam de birra, um comportamento que mostra a dificuldade das crianças em lidarem com a frustração.
Então, mesmo que aconteça em público e aqueles olhares julgadores ameacem te tirar do eixo, respire fundo e internalize que isso é completamente normal. Mas e a desobediência? Onde fica? Como podemos lidar com ela?
Entenda a raiz do problema
De acordo com alguns psicólogos, é preciso reconhecer que o mau comportamento é a forma bruta de solução de problemas. As necessidades da criança não estão sendo atendidas. Às vezes, as necessidades são realmente básicas. E isso é muito importante para analisar: qual a raiz do problema?
Leia também:
+ Como lidar com o egoísmo na infância?
O filho teimoso está assim por alguma razão. Pode ser por um motivo mais simples, como cansaço e fome, ou até algo relacionado com a falta de carinho ou consolo. Dessa forma, é necessário compreender a raiz do problema para conseguir resolvê-lo, caso contrário, a desobediência infantil aos 3 anos poderá continuar.
Tenha mais conexão com as crianças
Desenvolver um relacionamento aberto e com afeto permite uma melhor aproximação com os filhos. Esse quesito traz uma maior confiança na relação entre pais e filhos desobedientes, o que influencia no comportamento das crianças.
Nesse sentido, é necessário entender como lidar com a teimosia infantil, pois a conexão permite mais espaço para diálogo e uma solução mais rápida do conflito.
Incentive o comportamento positivo
O bom comportamento deve ser reconhecido. Sendo assim, é preciso identificar as situações em que as crianças desobedientes estão sendo boas e parabenizá-las. O reforço positivo ajuda os filhos a entender quais comportamentos devem ser mantidos.
Dessa forma, para evitar a desobediência infantil aos 3 anos, é necessário que, desde cedo, os responsáveis contribuam utilizando essa prática de comportamento positivo.
Leia também:
+ Disciplina Positiva: Educando através da gentileza
Faça combinados (e cumpra com eles)
Construir limites com filhos desobedientes é uma oportunidade para deixar claro para eles qual a situação em que estão submetidos. Essa estratégia dá uma noção de participação para as crianças, o que ajuda na manutenção dos bons comportamentos. Entretanto, a quebra desse contrato não pode ficar sem consequências, pois acaba até encorajando a repetição do ato indesejado.
Procure ajuda psicológica
Como lidar com um filho teimoso pode se tornar algo insustentável. Apesar das diversas tentativas e ações, ainda existem situações em que o ambiente perde o controle. Sendo assim, não é preciso ter vergonha de procurar ajuda profissional para lidar com ações de desobediência.
Leia também:
+ Psicologia infantil: como saber se meu filho precisa?
O atendimento psicológico é uma ótima alternativa para o desenvolvimento dos filhos. O psicólogo será capaz de identificar os problemas que estão acontecendo e auxiliar os pais no melhor tratamento com a criança.