Dia da Língua Portuguesa: veja onde estudaram alguns dos principais escritores da língua
O Dia da Língua Portuguesa é celebrado no dia 10 de junho. A Revista Quero fez uma lista com as universidades onde estudaram alguns escritores
O Dia da Língua Portuguesa é celebrado no dia 10 de junho. A comemoração acontece em memória da vida e obra do poeta português Luís Vaz de Camões, que faleceu nessa data, em 1580.
Suas obras o colocaram Camões como o principal poeta da língua portuguesa patamar. O dia 10 de junho é feriado em Portugal. Além do Dia da Língua Portuguesa, é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Nascido em 1524, Camões escreveu o que talvez seja a obra literária em português mais importante: “Os Lusíadas“, que exalta os feitos marítimos e de batalhas dos portugueses. A poesia épica contam as epopeias das viagens portuguesas na época das grandes navegações.
Leia também:
9 países que possuem a Língua Portuguesa como idioma oficial
E mais:
Teste de Português: eu duvido que você gabarite esse teste!
Para celebrar a data, a Revista Quero selecionou grandes nomes da literatura brasileira e conta para você onde esses escritores estudaram. A lista conta com 11 nomes, as faculdades e os cursos em que ingressaram.
Veja abaixo:
Ariano Suassuna
Em 1946, Ariano Suassuna ingressou na Faculdade de Direito na Universidade de Recife, atual Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde estudou até 1950. Depois de completar o curso de Ciências Jurídicas e Sociais, o autor da peça “O Auto da Compadecida” ainda estudou na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde fez bacharelado em Filosofia entre 1957 e 1959.
Carlos Drummond de Andrade
Um dos principais poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade é formado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Completou o curso em 1925. A Universidade de Coimbra também esteve no currículo acadêmico de Drummond. Ele realizou curso de férias na Faculdade de Letras da universidade portuguesa.
Chico Buarque
Vencedor do Prêmio Camões 2019, um dos mais importantes da literatura de língua portuguesa, Chico Buarque ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) em 1963. Cursou Arquitetura e Urbanismo até 1965, mas logo passou a se dedicar à carreira artística.
Clarice Lispector
Clarice Lispector entrou em 1939 na Faculdade de Direito na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Clarice se formou em 1943, mas nunca exerceu a advocacia. Se destacou na carreira de escritora e jornalista.
Guimarães Rosa
Em 1925, com apenas 16 anos, João Guimarães Rosa ingressou na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, hoje UFMG. Foi orador da turma que se formou em 1930 e clinicou por cerca de um ano e meio. Logo, mudou o foco de sua vida profissional e passou a se dedicar à Literatura.
Manuel Bandeira
Manuel Bandeira ingressou na Escola Politécnica em São Paulo, em 1903, onde cursou Arquitetura. Por causa de uma tuberculose, sua saúde fica fragilizada e ele precisa abandonar o curso. Manuel Bandeira registrou esse fato nos versos do poema “Testamento”:
Criou-me, desde menono
Para arquiteto meu pai.
Foi-se-me um dia a saúde…
Fiz-me arquiteto? Não pude!
Mário de Andrade
O autor de Macunaíma era considerado um pianista prodígio. Mário de Andrade se matriculou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1911. Na antiga escola superior de música, estudou canto e piano, tendo se formado em 1917, ano que despontou para a Literatura.
Paulo Coelho
O escritor Paulo Coelho frequentou a Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes. Não concluiu o curso, pois saiu viajando pelo mundo para viver como hippie.
Ruth Rocha
Ruth Rocha é um dos principais nomes da literatura infanto-juvenil no Brasil. Ela estudou Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Vinícius de Moraes
Formado na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ em 1933, Vinícius de Moraes não exerceu a sua profissão de formação. Cinco anos depois da graduação, em 1938, o poeta foi estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Fernando Pessoa e seus heterônimos
Depois de passar por alguns dos maiores nomes da Literatura brasileira, um bônus. Outro que é considerado como um dos maiores escritores da língua portuguesa, o português Fernando Pessoa entra nessa lista com os seus heterônimos, que também tiveram suas formações universitárias.
O escritor passou parte de sua vida na África do Sul. Lá, frequentou a Universidade de Capetown (Cidade do Cabo) entre 1903 e 1905, ano em que retornou a Portugal. Em 1905, começou os estudos de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas abandonou o curso em 1907.
Os heterônimos de Fernando Pessoa representavam diferentes personalidades e alguns deles possuíam diferentes formações:
- Álvaro de Campos: nascido em Tavira, Álvaro de Campos foi para a Escócia, onde estudou Engenharia Mecânica e Engenharia Naval.
- Ricardo Reis: o poeta é formado em escola de jesuítas e estudou Medicina.