Dicas de Livros: 15 leituras essenciais para estudantes
Entre clássicos da literatura nacional e internacional e obras modernas, confira dicas de livros que são fundamentais para que os estudantes tenham repertório de leitura
Uma das habilidades primárias do processo de alfabetização, a leitura é essencial para a construção do intelecto e para a troca de informações entre os indivíduos. Desde o início de nossas vidas, somos, o tempo todo, provocados a ler. Conforme envelhecemos, o hábito de ler costuma ser diluído em nosso dia a dia, até chegar ao ponto em que não percebemos quais são os processos que permitem que continuemos a absorver conhecimento por meio da junção de letras e palavras.
Na fase pré-vestibular ou quando participamos de um processo de seleção para uma vaga de emprego, a habilidade de ler e adquirir repertório é testada em seu máximo. São nessas etapas que percebemos a relevância da leitura e a maneira como podemos usá-la para nos destacar e atingir nossos objetivos. Para te ajudar a exercitar essa habilidade, separamos uma série de livros que irão enriquecer seus argumentos e fortalecer seu processo de aprendizagem.
Qual a importância da leitura?
A leitura é uma atividade responsável por ativar e melhorar diversos aspectos do nosso organismo. Entre esses aspectos estão o desenvolvimento da imaginação, aprimoramento da capacidade de interpretação de texto, estímulo à criatividade e ao pensamento crítico, além de todos os conhecimentos que podemos adquirir por meio da leitura.
Este exercício cerebral ainda faz com que nosso repertório seja expandido, aumenta nossa capacidade de argumentação e construção de sentido, potencializando nosso processo de emissão e aquisição de conteúdo. Com essa série de destaques, fica mais fácil criar um hábito e aproveitar todos os benefícios que a leitura pode trazer a um indivíduo.
Leia Mais: Dia Nacional do Livro: 7 autores para citar na redação
Livros para ajudar no vestibular
Momento onde quase todos os nossos conhecimentos serão colocados à prova, para se dar bem no vestibular é preciso que o indivíduo tenha conseguido construir uma sólida base em todas as áreas do conhecimento humano. Além disso, ao enfrentar a etapa dissertativa da prova de seleção, nossa capacidade de ler, interpretar e construir sentenças de maneira objetiva e sem erros também será avaliada. Por esses motivos, vale a pena ficar de olho em títulos que podem contribuir para sua aprovação e te ajudar a trabalhar essas questões.
Sapiens: Uma Breve História da Humanidade – Yuval Harari
Publicado em 2015 e rapidamente se tornado um clássico, este livro de Yuval Harari, doutor em história pela Universidade Oxford, divide a história da humanidade por meio de três revoluções: a cognitiva, a agrícola e a científica, discutindo o que nos separa dos outros animais e como nossa sociedade foi transformado-se conforme passava por essas revoluções.
21 Lições para o Século 21 – Yuval Harari
Do mesmo autor de Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, esta obra, lançada em 2018, debruça sobre o presente da humanidade e os desafios e motivações de questões como o trabalho, a liberdade, o nacionalismo e a religião.
Brasil: uma biografia – Lilia Moritz Schwarcz, Heloisa Murgel Starling
Como o título pressupõe, este livro conta a história desse personagem de pouco mais de 500 anos. Nesta obra, as duas autoras utilizam rigor científico para apresentar informações sobre fatos menos discutidos da nossa história, tentando interpretar questões do nosso cotidiano enquanto sociedade, nossas expressões culturais, ciclos econômicos e conflitos sociais.
Breves respostas para grandes questões – Stephen Hawking
O nome que assina esta obra dispensa apresentações. Um dos mais renomados cientistas dos últimos tempos, Stephen Hawking, tem reunidos neste livro póstumo algumas de suas principais ideias sobre questões que já ocuparam espaço na cabeça de muitos de nós. Deus existe? O que há dentro de um buraco negro? Deveríamos colonizar o espaço? São algumas das questões para as quais o autor procura breves respostas.
Livros para criar repertório da redação
Construir uma dissertação a partir de outros textos base, elencando argumentos e costurando sentidos não é uma tarefa fácil. A leitura de algumas obras que contam com uma série de argumentos e reflexões pode te ajudar nessa empreitada, tornando suas redações mais ricas e, consequentemente, conquistando maiores notas.
A Revolução dos Bichos – George Orwel
Publicado originalmente em 1945, este clássico tem como fundo uma fábula em que um grupo de animais se rebela contra o dono da fazendo onde vivem. Por de trás das referências animalescas, o autor cria uma sátira ao totalitarismo com foco na Revolução Russa de 1917. Pela riqueza de significados e por tratar de questões como a exploração do trabalho, desigualdades sociais e manipulação das massas, A Revolução dos Bichos ganha espaço enquanto argumento que pode destacar sua redação e demonstrar seus conhecimentos literários.
1984 – George Orwell
Esta obra inspirou filmes, séries, quadrinhos, óperas e reality shows. Lançado em 1949, neste livro Orwell volta a falar sobre o totalitarismo, representado aqui pela figura do Big Brother, o grande irmão que espia tudo por teletelas e coordena a nação. Dividida em três partes, nesta obra acompanhamos Winston Smith, que se revolta contra as ideias do partido que governa sua nação.
Quarto do Despejo – Carolina Maria de Jesus
Este livro é um compilado de 20 diários escritos pela autora entre 1955 e 1960, quando era moradora da favela de Canindé, em São Paulo. Em suas páginas, Carolina Maria de Jesus relata seu cotidiano na favela, a dureza da fome, do racismo e das desigualdades sociais às quais era submetida. Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada é um relato fiel da vida de uma significativa parcela da sociedade brasileira.
Vidas Secas – Graciliano Ramos
Obra de maior relevância de Graciliano Ramos, este livro tem como cenário o sertão nordestino, explorando a vida dos retirantes e do povo sertanejo brasileiro. Escrita em terceira pessoa e com narrador onisciente, esse clássico acompanha a vida de uma família de retirantes e propõe reflexões sobre as dificuldades da vida em meio a seca e a pobreza.
Torto Arado – Itamar Vieira Junior
Lançado em 2019 e tornando-se sucesso estrondoso de vendas nos últimos dois anos, Torto Arado narra a história das irmãs Bibiana e Belonisia, que vivem com sua família em uma fazenda na Bahia. O ponto de destaque, que transforma para sempre a vida das irmãs protagonistas, é um acidente que acontece enquanto as duas ainda são crianças e que muda a maneira como as duas interagem entre si e com aqueles que convivem.
Veja Também: Confira 5 dicas de como estudar livros obrigatórios para o vestibular
Clássicos da Literatura Brasileira que sempre caem no vestibular
Essa é uma série de títulos dos quais você deve ter tido contato durante sua trajetória escolar ou ao consumir outros conteúdos, como filmes e séries, já que inúmeras adaptações desses clássicos foram produzidas. Cobradas constantemente nos exames de seleção, essas obras são mandatórias para todos vestibulandos e aqueles interessados pela história do Brasil, já que são carregadas e discutem temas caros à nossa sociedade.
Dom Casmurro – Machado de Assis
Publicado em 1899, Dom Casmurro pode ser considerada a obra mais importante da literatura brasileira. Nele, Bento Santiago, o Bentinho, conta a história de amor que viveu na adolescência com Capitu, perturbado pelos ciúmes. Narrado em primeira pessoa, o romance realista tem seu auge quando, após casar com Capitu, Bentinho começa a desconfiar de uma possível traição da amada com seu melhor amigo, Escobar. A incerteza sobre tal fato é uma das maiores polêmicas da literatura brasileira.
Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
Publicado a princípio como folhetim, esta obra foi publicada como livro em 1880. Neste romance realista, Machado de Assis narra a infância e vida adulta do protagonista que dá nome à obra. Narrado em primeira pessoa, este livro conta com um defunto autor, visto que as memórias contadas na obra foram escritas após a morte da personagem principal.
O Cortiço – Aluísio Azevedo
Publicado em 1890, este romance naturalista é composto por 23 capítulos e narra a vida das personagens que vivem na habitação coletiva que dá nome à obra. Dono do Cortiço, o comerciante português João Romão é obstinado pelo enriquecimento, utilizando todas as armas que possui para atingir seu objetivo.
Capitães de Areia – Jorge Amado
Romance escrito em 1937, Capitães de Areia retrata a história de um grupo de menores que vivem nas ruas de Salvador. De maneira geral, a vida dessas crianças foi marcada por tragédias familiares que as levaram à marginalização, fato e condição que se torna objeto de reflexão no texto de Jorge Amado.
Grande Sertão: Veredas – Guimarães Rosa
Essa obra é um romance que conta a história dos sertanejos Riobaldo e Diadorim, durante a República Velha. Lançado em 1956, a narrativa não é separada em capítulos, contando com elementos que denotam uma fusão do experimentalismo linguístico do início do modernismo e a temática regional do mesmo movimento.
Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto
Este é um poema dramático, escrito entre 1954 e 1955, que narra a história de Severino, sertanejo que parte em busca do litoral nordestino. Durante sua jornada, o narrador encontra outros sertanejos como ele enquanto percebe as injustiças impostas ao seu povo.
Leia Ainda: 9 livros para estudar para qualquer vestibular
Obras de leitura obrigatória na USP e Unicamp
Algumas universidades, como USP e Unicamp, costumam destacar em seus vestibulares uma série de obras que irão basear suas questões de literatura. Ficar atento a esses títulos e ler o máximo que conseguir de cada um deles poderá te ajudar a passar de forma mais tranquila por essa parte da prova.
Todos os anos, a Quero Educação prepara matérias especiais sobre essas listas, onde você encontrará o nome de todas as obras e como poderão ser cobradas no vestibular:
Veja mais:
+ Vestibular USP: veja a lista de obras literárias para as provas de 2023 a 2026
+ Comvest divulga obras de leitura obrigatória para Unicamp 2024