Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Curiosidades

Empregos em Portugal: veja como está o mercado na área de TI

Está interessado em saber como estão os empregos em Portugal? Confira como está o mercado na área de TI (Tecnologia da Informação).

A busca pela qualidade de vida está fazendo com que vários brasileiros procurem empregos em Portugal. A ideia de mais segurança, educação e melhora no estilo de vida fez com que muita gente preparasse as malas e deixasse o Brasil para encontrar todas essas coisas.

Isso pode ser comprovado no Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo 2017, que mostra que a nacionalidade brasileira, com um total de 85.426 cidadãos, é a principal comunidade estrangeira presente no país. O aumento foi de 5,1% em relação a 2016, invertendo a tendência de diminuição do número de residentes brasileiros que se tinha desde 2011.

Quando o assunto é trabalho, a área de Tecnologia da Informação se destaca bastante em solo português, principalmente, na região Norte, em que a procura por esses perfis é maior. Portanto, se você é da área ou pretende se aprimorar nesse assunto, fique de olho nas informações a seguir.

Mercado de TI em Portugal

Segundo o Guia Laboral 2017, levantamento realizado pela consultoria de recrutamento Hays, programadores, desenvolvedores e especialistas em segurança e em inteligência de mercado despontam na lista de contratações. Profissionais de Mobile, Big Data e Machine Learning também são bastante procurados na área de TI em Portugal.

Fonte: Guia do Mercado Laboral 2017 – Hays

Como arranjar um emprego em Portugal

O primeiro passo para conseguir um emprego em Portugal é ter o conhecimento necessário sobre algumas áreas, ou seja, ter uma boa experiência profissional e um bom nível de inglês. Falar outros idiomas como o francês e/ou espanhol podem ajudar como diferencial.

Outra coisa importante é ter o LinkedIn (rede social voltada para profissionais) atualizado e com uma versão em inglês. Isso pode auxiliar na abertura de ainda mais portas.

Depois, a ideia é começar a buscar vagas abertas que estão de acordo com o seu perfil.Quando alguma empresa enviar para você uma carta de intenção de contratação ou o contrato, é a hora de se preocupar com o visto.

Onde você pode buscar vagas de emprego em Portugal na área de TI

https://www.itjobs.pt/
https://www.indeed.pt/
https://www.careerjet.pt/
https://portofortalent.com/

Salários na área de TI em Portugal

Programador (18.500 a 49.000 euros)
Mobile Developer (22.400 a 45.000 euros)
Especialista em Segurança (22.400 a 56.000 euros)
Especialista em Business Intelligence
Especialista em Big Data e Machine Learning

Cursos que você pode fazer para trabalhar com isso:
Tecnologia da Informação
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Ciência da Computação
Engenharia da Computação
Engenharia de Software
Sistemas de Informação

Encontrar bolsas de estudo

Os dados do levantamento tiveram como base projeções para o ano de 2017. Os valores correspondem ao salário bruto anual, sem componentes variáveis adicionadas. Os salários variam de acordo com o tempo de experiência do profissional e o local de trabalho (Lisboa ou Porto). Eles foram divulgados apenas para alguns cargos. 

Brasileiros que trabalham com TI em Portugal

Germanno Teles é brasileiro e trabalha na área de TI há 13 anos. Para ele, o mercado português de TI é muito concorrido nas principais capitais Lisboa, Porto e Coimbra, com uma média salarial que pode variar entre 800 até 2.500 euros.

O brasileiro Germanno Telles

“Moro na Covilhã e vejo um certo crescimento na oferta de emprego no interior em TI de empresas, geralmente, estrangeiras que procuram os recém-formados. Os programas para startups em Portugal aumentaram a necessidade de desenvolvedores, pois sempre necessitam de protótipos (MVP) para validação do negócio. Eventos como Web Summit também marcam presença em Portugal”, explica Germanno.

“Um ponto negativo que vejo é que nem sempre o recém-formado sai com conhecimento necessário para começar a trabalhar. Isso pode ser pela falta de estágios durante o curso, o que leva muitas vezes a cursos de capacitação”, completa o brasileiro.

“O conhecimento em inglês pode lhe proporcionar grandes oportunidades. Para quem está começando na área, sugiro um conhecimento mais objetivo para que obtenha a expertise em uma área seja ela desenvolvimento, infraestrutura ou segurança. Hoje, os cursos online com certificado estão bem mais acessíveis. Quem já tem mais experiência, a gerência de projetos e o conhecimento mais horizontal podem ser alternativas para se conseguir trabalho.” Germanno Teles

O conselho deixado para quem está pensando em se mudar para Portugal e trabalhar nessa área é simples: “acredito que a melhor palavra nesse caso seja foco e que a pessoa venha com um objetivo. Uma vez que ele for alcançado, passe para o próximo. De preferência, tente vir com pelo menos entrevistas de emprego já agendadas. Viver em Portugal é um grande desafio, pois sendo estrangeiro você acaba sendo posto a prova quase a todo instante. Mas a troca de experiências com outras culturas não somente portuguesa vale a pena.”

Já para Claudio Frouche, outro brasileiro que vive em Portugal e trabalha com TI, o mercado português é visto com uma especulação. “90% das vagas são para empresas fora de Portugal. Qualquer alteração política ou salarial essas empresas saem daqui, e teremos vários profissionais sem oportunidades. “O mercado de TI é igual no mundo todo. Aqui, a diferença para o Brasil é que o inglês é obrigatório, já que são empresas de fora de Portugal”, reforça.

Na visão dele, tudo funciona de uma forma mais desfavorável. “Já que o inglês é obrigatório, tentaria primeiro Irlanda, Inglaterra ou Alemanha. Mas, se quiser vir, prepare-se para viver no limite. Não importa seu cargo, os salários são baixos”, diz Claudio.

E você? Já pensou em arriscar tudo e buscar empregos em Portugal?


Veja também
Trabalhar em Portugal
Estudar em Portugal

As principais bolsas de estudo para você!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações