
Quando começa a isenção da Fuvest 2026?
Juliana Gottardi | 31/03/25Veja o que já se sabe e como não perder o prazo
Para se inscrever ou realizar o pedido da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, é necessário acessar o site oficial do Enem e preencher os dados solicitados. Dentre eles, o órgão expedidor do Registro Geral (RG), que causou dúvidas entre os candidatos.
Baixe já: Plano de estudo para arrasar no Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Leia mais:
+ Modelos de redação nota 1000 do Enem desde 2009
Órgão expedidor é a instituição responsável por emitir um documento. O órgão expedidor ou emissor do RG, na maioria das vezes, é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado.
No entanto, existem outros órgãos responsáveis por emitir o documento, que podem variar em cada estado. Como é o caso da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), no Rio de Janeiro.
Além disso, também é necessário preencher a Unidade Federativa (UF) – o estado – do órgão emissor.
Ao posicionar o lado da impressão digital da carteira de identidade na horizontal, de modo que seja possível ler a sua assinatura, na parte superior do RG estarão escritas as informações sobre o órgão e o estado expedidor. Veja na imagem a seguir:
Entenda mais: Gov.br: veja como criar o seu cadastro no portal do Governo
Após encontrar qual é o órgão e estado expedidor de seu documento, é necessário preencher os dados na página de inscrição do Enem. Os dados são solicitados na seguinte ordem:
Normalmente, os solicitantes pedem apenas a sigla do órgão e o estado emissor do documento. Como, por exemplo: SSP/SP, que corresponde ao órgão Secretaria de Segurança Pública (SSP) e seu respectivo estado, São Paulo (SP).
No entanto, para efetuar a inscrição no Enem é preciso preencher os dados sem abreviação. A página de inscrição da prova possui a lista com todos os estados e órgãos expedidores, para que o candidato apenas selecione os seus.
Veja mais:
+ Como solicitar a isenção do Enem?
+ Como se inscrever no Enem?
Já pensou como seria ter um cronograma completo, com indicações de temas a serem estudados diariamente, resumos, videoaulas e exercícios resolvidos? Parece mentira, mas esse é o Plano de Estudo Enem de Boa. Baixe agora sem pagar nada:
O Plano de Estudos Enem de Boa foi criado por um professor especializado. Aqueles que se cadastram ainda recebem conteúdos extras, como dicas de redação e atualidades.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.