logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Edital Enem 2022: saiba os pontos mais importantes

Nesta sexta-feira (29), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O documento traz informações muito importantes sobre a realização da prova, como o calendário com datas oficias e os documentos necessários para cada procedimento.

Confira: Inscrição Enem 2022: faça já a sua!
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para te ajudar a não perder nenhuma etapa do exame, a Revista Quero reuniu os pontos mais importantes do edital do Enem 2022. Fique por dentro dos tópicos essenciais!

edital enem 2022

Leia mais:
Enem 2022: Inep divulga novo período de inscrições
Inep divulga edital do Enem 2022

Confira os pontos mais importantes do edital do Enem 2022

Nem sempre os estudantes conferem as informações disponíveis no edital do exame, mesmo que ele contenha informações indispensáveis para a prova. Por conta disso, trouxemos os principais pontos que você deve se atentar sobre o Enem 2022.

Calendário oficial da prova

O calendário traz as datas de cada etapa do exame. Confira a seguir: 

  • Publicação do edital oficial: 29 de abril de 2022.

  • Justificativa de ausência no Enem 2021 e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022: 04 a 15 de abril de 2022 .

  • Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e justificativa de ausência do Enem 2021: 22 de abril de 2022.

  • Período de recurso para quem não conseguiu a isenção: 25 a 29 de abril de 2022.

  • Resultado do recurso de solicitação da isenção: 06 de maio de 2022.

  • Inscrições para o Enem 2022: 10 a 21 de maio de 2022.

  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio de 2022.

  • Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio de 2022.

  • Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022.

  • Divulgação dos locais da prova: Ainda não divulgado.

  • Aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022.

  • Resultado do Enem 2022: Ainda não divulgado.

Leia mais: Plano de Estudos Enem de Boa 2022: baixe já o cronograma de maio

Horários das provas

O edital informa que os horários das provas estarão alinhados com o horário de Brasília. Confira abaixo:

  • Abertura dos portões: 12h;

  • Fechamento dos portões:13h;

  • Início das provas: 13h30;

  • Término das provas 1º dia: 19h;

  • Término das provas 2º dia: 18h30.

Veja também: 5 dicas para tirar nota 1000 na redação do Enem

Obrigatoriedade de máscara

De acordo com o edital, o uso de máscara durante a prova estará ligado às regras de cada estado ou município. Isto é, se na sua cidade estiver liberado não utilizar máscaras em ambientes fechados, assim também será no local de prova. Enquanto que, se as determinações do seu local de aplicação do exame exigirem a máscara de proteção à covid-19, então, será obrigatório seu uso.

Quanto vai custar a inscrição?

Conforme o edital, a taxa de inscrição do Enem 2022 será de R$ 85,00. O procedimento deverá ser feito até 21 de maio e o pagamento da taxa tem como prazo o dia 27 de maio de 2022.

Enem 2022: taxa de inscrição poderá ser paga por PIX e cartão de crédito

Questões inéditas

Documentos divulgados pela imprensa no final de março revelaram a proposta de gestores do Inep de repetir questões no Enem 2022. Mas, o edital do exame informa que a prova será compostas exclusivamente por itens inéditos

Local de prova

Segundo o edital, as cidades de aplicação do Enem impresso serão informadas na Página do Participante e no Portal do Inep. Enquanto que os locais do Enem digital já estão disponíveis no documento publicado hoje na página do Enem.

Confira:  Descobrimento do Brasil: veja como o assunto pode cair no Enem

Documentos de identificação válidos

Pela primeira vez, o Enem vai aceitar documentos digitais. O e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG Digital serão válidos para identificação do participante. Mas, é importante destacar que os documentos precisam estar em aplicativos oficiais. Logo, as capturas de tela não serão aceitas.

Além disso, os documentos físicos aceitos no dia da aplicação da prova são os seguintes:

  • Cédulas de Identidade; 

  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; 

  • Carteira de Registro Nacional Migratório;

  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;

  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes;

  • Passaporte;

  • Carteira Nacional de Habilitação;

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social

Saiba também: Até quando vai a isenção do Enem 2022?

Tratamento por nome social

Essa é uma das novidades do Enem 2022. Nesta edição, os candidatos que já possuem o nome cadastrado na Receita Federal serão identificados pelo nome social na etapa da inscrição. Um detalhe é que entre os dias 23 e 28 de junho, esse público precisará confirmar a informação na página do estudante.

Ainda nesse tópico, vale destacar, os estudantes que não têm o nome registrado na Receita Federal deverão realizar a solicitação de tratamento depois da inscrição, no período de 23 a 28 de junho, por meio da Página do Participante.

Quando saem os gabaritos da prova?

O edital informa que os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.

Leia mais: Atualidades Enem: Conflito entre Israel e Palestina

Como é a prova do Enem?

Conforme o edital, o exame será formado por quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada. Além disso, a prova tem também uma redação. 

No primeiro dia do Enem caem as seguintes matérias: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tempo para realização dessa etapa é de 5 horas e 30 minutos.

Já no segundo dia do exame, os conteúdos são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração desse dia de prova será de 5 horas.

Quem pode se inscrever no Enem?

Para o Enem digital, há números limitados: serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. Já para o Enem impresso, não há essa condição, ou seja, são aceitas todas as inscrições, desde que o candidato cumpra com os requisitos estabelecidos.

Entenda melhor: Quem pode e quem não pode fazer o Enem?

Como estudar para o Enem?

O Enem é uma prova que exige o conhecimento de matérias de todo o ensino médio. Isso significa que uma grande quantidade de conteúdos caem no exame. Pensando nisso, a Quero Bolsa desenvolveu o Plano de Estudos Enem de Boa 2022.

Organizado por um professor especializado, o cronograma é totalmente gratuito e quem se cadastra recebe também materiais especiais toda semana. São indicações de estudo diárias, incluindo vídeo-aulas e exercícios. Clique no botão abaixo e baixe já!

Plano de Estudo Enem de Boa

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54