logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Enem dos Concursos: como escolher o bloco temático? Entenda e veja diferenças

por Isabella Baliana em 09/02/24

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como o "Enem dos Concursos", terminam nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro. Nesta primeira edição, serão oferecidas 6.640 vagas ao todo.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

As mais de 6 mil vagas estão espalhadas em oito áreas de atuação, chamados de "blocos temáticos". Durante a inscrição, o candidato deve escolher apenas um desses blocos para se inscrever, o que pode gerar muita dúvida entre os participantes. Afinal, qual bloco eu devo me inscrever? Entenda melhor abaixo!

Veja: Passo a passo para se inscrever no Concurso Nacional Unificado (CNU)
Inscrição do Concurso Nacional Unificado termina hoje (9); saiba como fazer

Homem com mão na cabeça e feição confusa pensando; Enem dos Concursos: como escolher o bloco temático? Entenda e veja diferenças

Qual bloco temático do Concurso Unificado escolher?

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) possui oito editais diferentes, um para cada bloco temático (área de atuação), no entanto, só é possível se inscrever em um. Os oito blocos temáticos são:

  • Bloco 1 - Infraestrutura, exatas e engenharia
  • Bloco 2 - Tecnologia, dados e informação
  • Bloco 3 - Ambiental, agrário e biológicas
  • Bloco 4 - Trabalho e saúde do servidor
  • Bloco 5 - Educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos
  • Bloco 6 - Setores econômicos e regulação
  • Bloco 7 - Gestão governamental e administração pública
  • Bloco 8 - Nível intermediário



As 6.640 vagas estão distribuídas dentro dos blocos temáticos. Assim, cada um desses blocos possui uma quantidade de vagas para cada cargo oferecido. Por exemplo, no bloco 1, de Infraestrutura, exatas e engenharia, são oferecidas 744 vagas no total, para diversos cargos, veja:


Vale ressaltar que, dentro de cada bloco, os candidatos poderão concorrer a quantos cargos quiserem, mesmo pagando apenas uma taxa de inscrição. Isso porque, por meio do Concurso Unificado, o objetivo do governo é ampliar a possibilidade de escolha de acordo com a vocação e o perfil profissional de cada pessoa. 

Confira: Enem dos concursos: confira o edital do CNU
Quem se formou pelo Encceja pode prestar concurso?

Assim, depois de escolher o bloco temático, o candidato deve selecionar os seus cargos de interesse, colocando em ordem de preferência. É possível fazer alterações na ordem dos cargos até o último dia de inscrição. 

Há cargos que exigem formação em uma área específica, já outros é possível ter se graduado em qualquer área do conhecimento. Também é possível ver o órgão do cargo e quantas vagas existem para aquela posição, inclusive as vagas reservadas a pessoas negras, indígenas e PCDs. Veja alguns exemplos abaixo:



Ao clicar em "ver detalhes", é possível ver mais informações sobre aquela cargo, como a descrição de atividades que o funcionário irá desempenhar, formação exigida, salário inicial, jornada de trabalho e local de trabalho.


Veja também: Descubra quanto ganha um concursado do TRE
Bancas de Concursos: o que são, características e funções

Para saber qual bloco escolher, e mais, qual ou quais cargos escolher no Concurso Unificado, uma boa dica é analisar todas essas informações mais detalhadas de atividades, salários e localização, para ver se é compatível com a sua formação ou compatível com o seu interesse. 

Alguns cargos exigem formação mais específica, em exatas ou biológicas. Nesse caso, só as pessoas que possuem essa formação estão aptas a concorrer. 

Para alguém que não tenha uma formação muito específica ou em outra área diferente das exigidas, uma boa estratégia é optar por um bloco e cargos que aceitam formações de qualquer área do conhecimento, como o bloco 5 e 7. Além disso, sempre verificar a quantidade de vagas disponíveis, já que uma menor quantidade indica naturalmente uma maior concorrência para aquela vaga.

Agora, os candidatos que não tem diploma de ensino superior só podem se inscrever para o bloco 8, que é o do "nível intermediário". Os cargos deste bloco não exigem formação superior, porém alguns podem exigir formação técnica.

Pensa em entrar no ensino superior?

Quero Bolsa é a maior portal de educação do país e oferece oportunidades em diversos cursos em instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. 

Por meio da Quero Bolsa, é possível entrar na faculdade com bolsa de estudos e assim economizar durante toda a formação. O melhor é que não precisa fazer o Enem e nem atender à critérios de renda. 

Há bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos!  Basta entrar na plataforma e procurar pelo curso que deseja estudar para ver as bolsas disponíveis:

Encontre bolsas de estudo

A Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino, então o que não falta é opção de faculdade! Confira algumas faculdades parceiras bem avaliadas pelo MEC:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54