Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Ensino a Distância: argumentos prós e contras para citar na redação do Enem

por Giovana Murça em 25/09/19 8,2 mil visualizações

Pela primeira vez, o número de vagas oferecidas no ensino a distância (EaD) ultrapassou a oferta em cursos presenciais no Ensino Superior. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2018, foram disponibilizadas 7.170.567 vagas para EaD, cerca de 800 mil a mais do que as oferecidas presencialmente.

Os primeiros cursos EaD surgiram em meados de 1890, nos Estados Unidos e Alemanha, onde eram oferecidos por meio de correspondências. O ensino por cartas chegou ao Brasil nos anos 1960 e também contava com aulas transmitidas pelo rádio. 

Em 2005, a modalidade foi regulamentada na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pelo Ministério da Educação. Desde então, com o acesso maior à internet, o ensino a distância têm crescido cada vez mais e gerado polêmica.

Uma das discussões começaram em 2017, quando o governo abriu a possibilidade de convênios com escolas à distância no ensino médio, ampliou os casos emergenciais nos quais é autorizado o EaD e eliminou a exigência de visita técnica para a abertura de novos polos EaD.

O assunto voltou em 2018 quando, durante sua campanha, o atual presidente Bolsonaro defendeu o ensino a distância no ensino básico como forma “combater o marxismo nas escolas”.

Ensino a distância na redação

Sendo um assunto em alta e que gera muitas discussões, o tema ensino a distância pode cair na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares. Para te ajudar a defender seu ponto de vista na prova, confira argumentos prós e contras o ensino a distância!

Conveniência X Ensino

Pró: O ensino a distância é mais conveniente, pois o aluno pode estudar de qualquer lugar, de casa ou no ônibus, do computador ou do celular. O aluno também tem flexibilidade nos horários de estudos e pode conciliar trabalho e estudo.

Contra: Sem o contato direito com os professores e apoio pedagógico, os estudantes EaD podem não conseguir acompanhar o curso e ficar com muitas dúvidas, mesmo após atendimento virtual. No EaD se perde o vínculo direto entre o professor e aluno que garante um bom aprendizado. Também é necessária muita disciplina do aluno, principalmente no ambiente de casa onde se tem muita distração. 

ead redação enem
(Foto: Tinsae Belay/Wikimedia Commons)

Inclusivo X Excludente

Pró: O EaD é mais democrático, pois rompe barreiras geográficas, sociais e culturais, permitindo que mais pessoas tenham acesso à educação. Isso porque as mensalidades são mais baratas, já que o curso exige menos infraestrutura por parte das instituições de ensino. Além disso, o aluno não gasta com o deslocamento, somente em alguns dias de aula presencial. 

Contra: O ensino a distância não é democrático, pois pressupõe o acesso à internet, computadores e celulares por parte de seus estudantes. Regiões mais afastadas dos grandes centros ainda sofrem com a falta de infraestrutura básica, como saneamento e luz elétrica. Apesar de estar se popularizando, o acesso a internet ainda não é realidade para 30% da população brasileira, de acordo com o pesquisa TIC Domicílios de 2018. 

Plano de Estudo Enem 2019: Baixe gratuitamente o plano desse mês

Qualidade do ensino

Pró: A qualidade do ensino a distância é a mesma que do ensino presencial, o tempo de curso também. Todas as instituições passam pelo reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Por lei, os cursos da modalidade EaD precisam ter até 30% das atividades de forma presencial, além da carga horário referente a estágios.

Contra: A qualidade do ensino EaD é menor que do ensino presencial. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2017, realizado com os estudantes concluintes do ensino superior, cursos presenciais obtiveram conceito máximo; no ensino a distância, apenas 2,4%.

ead redação enem
(Foto: Rawpixel/Pixabay)

Preconceito no mercado de trabalho

Pró: O diploma de um curso EaD é o mesmo que o do curso presencial, não constando a modalidade escolhida. Cada vez mais o mercado contrata profissionais que vieram do ensino a distância e tende a contratar mais, já que a modalidade cresce muito. O preconceito inicial é o mesmo pelo qual passou o ensino tecnólogo e deve se dissipar com o tempo. Mesmo que os conselhos profissionais queiram proibir o registro desses profissionais, os cursos são regulamentados pelo Ministério da Educação.

Contra: Os profissionais formados no ensino a distância ainda não são bem aceitos no mercado de trabalho. Um exemplo são os conselhos profissionais de Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia e Veterinária que publicaram, no início do ano, resoluções que proíbem a inscrição e o registro de alunos de cursos da modalidade EaD.

ead redação enem
(Foto: Joe Bullinger)

Acesso à educação X Socialização

Pró: O ensino a distância é uma alternativa para alunos de áreas muito distantes, que tenham dificuldade de se deslocar até a escola de ensino básico. É o caso de estudantes de áreas rurais, indígenas e vulneráveis à exclusão escolar. O EaD também pode ser liberado em casos emergenciais, por motivos de saúde ou privação de liberdade ou para complementar o ensino dos estudantes. 

Contra: A convivência com outros alunos e professores é fundamental no processo de socialização. Em países desenvolvidos, os alunos de ensino básico ficam na escola cerca de 7h por dia. A proposta de EaD no ensino básico afeta também a rotina das famílias, pois com crianças e jovens estudando em casa, é necessária a supervisão dos responsáveis, que geralmente precisam trabalhar fora. Ao pensar em regiões mais pobres, a escola básica ainda garante a alimentação dos estudantes, por meio da merenda escolar.

Veja também: Agrotóxicos: argumentos prós e contras para citar na redação do Enem
Posse e porte de arma de fogo no Brasil: saiba como argumentar na redação do Enem

Guia sobre a Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Confira dicas valiosas para você arrasar na redação no Guia sobre a Redação do Enem. Para baixar o e-book, é só clicar aqui.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54