O espelho da redação do Enem é um recurso disponibilizado pelo Inep que permite ao participante ver o texto que escreveu na prova, juntamente com os critérios e as notas atribuídas em cada competência.
Uma dúvida frequente entre os candidatos é se a redação será divulgada junto com as notas do Enem. No entanto, o espelho é liberado posteriormente, com fins pedagógicos.
A seguir, entenda melhor quando o espelho da redação do Enem 2024 estará disponível e como acessar!
Segundo o edital, o espelho da redação do Enem 2024 será divulgado pelo Inep posteriormente, ou seja, após a publicação dos resultados das provas e da redação. No entanto, ainda não foi informado em qual data será a divulgação. Veja:
Geralmente, a liberação do espelho da redação ocorre no primeiro semestre do ano, entre março e abril. Na edição do Enem 2023, por exemplo, o espelho de redação foi liberado no dia 18 de março. Quando for liberado, todos os candidatos poderão consultar acessando a Página do Participante do Enem.
Essa diferença de tempo ocorre porque o Inep realiza a publicação com fins exclusivamente pedagógicos, permitindo que os participantes entendam os critérios de correção e analisem seu desempenho de forma mais detalhada.
Para acessar o espelho da redação quando for liberado, o candidato deve entrar na Página do Participante, disponível no site oficial do Inep.
Após fazer login com CPF e senha cadastrados, basta acessar a seção de resultados no menu lateral, clicar na edição que deseja e depois de ver as notas, clicar no botão azul “Baixar Redação”. Veja no exemplo abaixo:
Local da Página do Participante onde é possível baixar o espelho de redação do Enem. Imagem: Reprodução/g1
Assim, será possível visualizar o texto redigido na prova e a pontuação atribuída a cada uma das cinco competências avaliadas, além de eventuais observações feitas pelos corretores.
Sim, é possível visualizar sua redação do Enem 2024 através do espelho da redação, disponibilizado pelo Inep na Página do Participante, em data que ainda será divulgada.
O espelho apresenta não apenas o texto redigido pelo candidato, mas também uma análise detalhada com a pontuação atribuída a cada competência exigida: domínio da norma culta, compreensão da proposta de redação, organização do texto, uso de mecanismos linguísticos e elaboração de proposta de intervenção.
Porém, é importante destacar que esse recurso só será disponibilizado meses após a divulgação das notas finais, e seu objetivo é exclusivamente pedagógico. Não há possibilidade de contestar a nota ou solicitar alterações no resultado da redação.
Caso não tenha tirado a nota que imaginou no Enem, não se desespere! Ainda existem outras formas de entrar na faculdade!
Com a Quero Bolsa, por exemplo, você pode ingressar no ensino superior com bolsas de estudo de até 80%, e desconto ainda vale por todo o curso. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda.
Clique no botão abaixo para ver as bolsas de estudo para o curso que deseja: