Nos dias atuais, observa-se uma tendência crescente de pessoas com mais de 60 anos em busca de oportunidades para aprimorar seus conhecimentos e habilidades, desafiando a ideia de que a aprendizagem tem um prazo de validade.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Nesse contexto, algumas faculdades passaram a oferecer cursos gratuitos voltados especificamente para a terceira idade. Uma dessas iniciativas é a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI), um programa que tem se destacado por abrir as portas do ensino superior a esse público.
Entenda a seguir o que é a como funciona a UNATI e confira também algumas faculdades que possuem cursos gratuitos sendo oferecidos pela UNATI e saiba o que é preciso fazer para poder participar.
Veja mais: 7 cursos que as empresas mais pedem
+ 50 melhores faculdades do Brasil, segundo o MEC
Veja: 7 faculdades que oferecem desconto para pessoas 50+
+ Qual curso fazer depois dos 50 anos? Veja as profissões em alta
O que é a UNATI?
A Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) é um programa de extensão presente em algumas instituições de ensino superior brasileiras que oferece cursos, aulas ou atividades para pessoas da terceira idade (acima de 60 anos), normalmente de forma 100% gratuita.
Dentre os seus objetivos está trazer a inserção da pessoa da terceira idade junto à comunidade científica das faculdades e universidades com o intuito de promover a sua integração interdisciplinar e transdisciplinar.
Confira: Saiba como é fazer faculdade na terceira idade
+ Profissões para quem tem 60 anos ou mais; veja qual curso fazer
Faculdades que oferecem aulas/cursos para 60+
Veja abaixo algumas das principais instituições de ensino superior no Brasil que possuem cursos sendo oferecidos pelo programa UNATI para as pessoas da terceira idade e entenda um pouco mais sobre cada um:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás)
Na PUC-Goiás, a UNATI é um projeto de extensão de ação contínua, que integra as ações do Programa de Gerontologia Social (PGS) da instituição. No programa, são oferecidas disciplinas semestrais para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Todas as disciplinas são gratuitas e, para poder participar, o interessado deve se inscrever por meio do site, neste link. Em algumas edições anteriores, por exemplo, foram oferecidas as disciplinas de Inglês, Francês, Espanhol, Fotografia, Jogos Cognitivos, Ética e Cidadania, dentre outros.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
A UERJ é outra instituição que oferece cursos para pessoas com 60 anos ou mais por meio da UNATI. As inscrições para os cursos devem ser feitas de forma online por meio do site, neste link.
Alguns dos cursos que estão sendo oferecidos atualmente são "Especialização em Geriatria e Gerontologia" e "Comunicação Não-Violenta: Ferramenta Valiosa Na Mediação De Conflitos Intergeracionais". Estes, especificamente, possuem uma taxa de inscrição para todos os interessados.
Leia mais: Como conseguir estágio depois dos 50 anos?
+ Com quantos anos pode aprender um segundo idioma?
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Dentro da UFPE, a UNATI está vinculada ao Programa do Idoso (PROIDOSO), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e tem como finalidade a promoção de ações para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, mediante a realização de cursos para adquirir novos conhecimentos e integração na sociedade contemporânea.
Na edição passada, foram ofertados cursos de espanhol, francês, crochê, bordado, pintura, macramê, dança do ventre, automassagem, teatro, filosofia do bem viver e memória. Confira o site neste link.
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Por meio do programa UNATI, a UEM também oferece diversas opções de cursos para pessoas com 60 anos ou mais de forma gratuita. Alguns exemplos são: Nutrição; Introdução à Química; Yoga e Saúde; Alfabetização; Fotografia; Política, Filosofia e Literatura; Educação Financeira Sustentável; Sistema Nervoso e Hormônios, dentre outros. Acesse o site por este link.
Saiba mais: Melhores faculdades particulares de São Paulo; veja quais são
+ Faculdades rápidas: conheça opções de cursos curtos
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Na Unesp, a Unati é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura e oferece diferentes oportunidades de projetos em várias Unidades Universitárias para pessoas da terceira idade (acima de 60 anos), confira o site aqui.
Em 2023, por exemplo, a instituição ofereceu as seguintes atividades pela UNATI: oficina de Inglês (Básico I e Básico II); oficina de atenção e atividades cognitivas (oficina de memória); oficina de Teatro; oficina de Leitura e Literatura; oficina de Leitura Filosófica; oficina de Cinema e análise da realidade social e também oficina de Dança do Ventre.
Universidade de São Paulo (USP)
A USP, por meio da sua Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, oferece semestralmente palestras, oficinas e disciplinas de cursos de graduação de forma gratuita para pessoas acima de 60 anos.
Originalmente criado como UNATI, hoje o programa é chamado de USP 60+ e é desenvolvido em todos os campi e unidades da USP: em São Paulo, na Cidade Universitária e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, e em Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
Veja também: 5 faculdades que oferecem bolsa para quem fez Encceja
+ Melhores faculdades privadas do Brasil, segundo o Guia da Faculdade
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
A UESPI também possui seu programa de extensão e oferece uma variedade de atividades físicas, acadêmicas, culturais e de lazer para pessoas a partir de 60 anos, com o objetivo de promover um envelhecimento ativo e saudável. As inscrições são abertas todos os semestres e é possível se inscrever online, por este link.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
A PUC-RS também oferta diversos cursos para pessoas com 60+ por meio da UNATI. As aulas acontecem em diferentes turnos e contam com infraestrutura completa para atender aos alunos, turmas reduzidas e corpo docente qualificado.
Há cursos gratuitos e outros em que as pessoas de 60 anos ou mais têm desconto na inscrição. Confira alguns cursos que já foram ofertados: Relações Interpessoais; Direito dos Idosos; Técnica Vocal; Voz, Violão e Musicalização; Espanhol, Primeiros Socorros, Gastronomia, Turismo e ainda vários outros. Confira mais aqui.
Veja mais: 7 universidades federais com pós EaD: veja quais são
+ 7 pós-graduações mais baratas do Brasil; veja quais são
Quer fazer faculdade com bolsa de estudo?
Uma das melhores formas de entrar na faculdade sem precisar fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ainda com bolsa de estudos é pela Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo da América Latina.
A Quero Bolsa possui parceria com mais de mil universidades espalhadas por todo o Brasil, oferecendo cursos em todas as áreas e com bolsas de estudo de até 80%. Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo:
São mais de 1.000 instituições parceiras, como: