Fies: veja quem tem direito ao desconto de até 99% na renegociação
Quer quitar a sua dívida do Fies? Veja os percentuais de descontos oferecidos para renegociação e entenda como conseguir o desconto de 99%
Atualizado em 25/10/2023
Entre setembro e dezembro de 2022, todos os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tiveram a oportunidade de pedir a renegociação de suas dívidas com descontos de até 99%.
Os pedidos de renegociação foram feitos de forma totalmente digital por meio dos agentes financeiros, Banco do Brasil (BB) ou Caixa. No BB, o pedido é realizado pelo aplicativo do próprio banco, clicando em ‘soluções de dívidas’. Na Caixa, é pelo novo aplicativo Fies Caixa, lançado nesta semana, ou no site sifesweb.caixa.gov.br.
O que ocorreu é que, durante a tramitação no Congresso da Medida Provisória nº 1.090/2021, que tratava da renegociação, esta passou por algumas modificações, sobretudo nos percentuais de desconto e no prazo de parcelamento. Entenda as novas condições de renegociação das dívidas do Fies abaixo:
Veja mais: Edital Fies 2023: datas, inscrições, resultado e lista de espera
+ MEC divulga edital do Sisu, Prouni e Fies 2023
Leia também: Fies 2023: confira calendário do programa
+ Fies: veja regras para a renegociação de dívidas definidas pelo MEC
Como fazer o login no Sifesweb?
Para acessar o portal Sifesweb, siga estas etapas:
- Entre no site oficial do Portal Sifesweb.
- Insira seu número de CPF e a senha correspondente.
- Se você ainda não possui uma conta, clique na opção “Realize seu cadastro”.
- Na parte superior do site, localize a guia denominada “Contrato FIES”.
- Em seguida, escolha a opção “Contrato”.
Com essas etapas concluídas, você estará apto a verificar o saldo devedor do seu contrato Fies junto à Caixa.
Para emitir a segunda via do boleto do Fies, basta ir na opção “CONTRATO FIES”, depois em “CONTRATO ‘ e acessar em seguida “BOLETO(S) EM ABERTO”. Também há a opção de fazer o acesso utilizando o aplicativo Fies.
Fies: novas condições de renegociação de dívida
A partir da alteração realizada pelo Congresso, os contratos que estavam com mais de 360 dias de atraso no pagamento tiveram novos percentuais de desconto, variando de acordo com a situação em que o estudante se enquadre. Confira a seguir:
Veja: Prouni e Fies devem acabar? Entenda a polêmica
- Desconto de 99% no valor consolidado da dívida, inclusos juros e multas para inscritos no CadÚnico ou que tenham recebido auxílio emergencial em 2021, cuja data da última prestação prevista em contrato esteja em atraso superior a cinco anos. O saldo remanescente pode ser pago em 15 parcelas mensais e sucessivas;
- Desconto de 92% no valor consolidado da dívida, para inscritos no CadÚnico ou que tenham recebido auxílio emergencial em 2021. O saldo remanescente também pode ser pago em 15 prestações;
- Desconto de 77% no valor consolidado da dívida nos demais casos. O saldo também pode ser pago em 15 parcelas mensais.
Atenção: é importante ressaltar que a renegociação é possível apenas para contratos do Fies firmados até o final de 2017 e que estavam em fase de amortização no dia 30 de dezembro de 2021.
Saiba mais: Como quitar a dívida do FIES?
+ É possível cursar Medicina pelo Fies?
Leia também: Quais são as modalidades do Fies?
+ Como funciona a lista de espera do Fies?
Os estudantes com contratos atrasados entre 90 e 360 dias recebem desconto de 12% no valor da dívida e redução de 100% em juros e multas, para pagamento à vista e também contam com a possibilidade de parcel o valor em até 150 meses, com isenção de juros e multas.
Quem está com o Fies em dia tem desconto?
De acordo com a última atualização dos percentuais de desconto do Fies pelo MEC, no caso daqueles alunos que estão com o pagamento das parcelas em dia, esses têm direito a um desconto de 12% da dívida à vista.
Como conseguir o perdão da dívida do Fies?
O “perdão” da dívida do Fies nada mais é do que uma forma de renegociação com um desconto maior para aqueles que estivessem com a dívida em atraso e quisessem pagar o valor que faltava.
Segundo a Medida Provisória 1.090/2021, a renegociação com maior porcentagem de desconto e prazo de parcelamento é possível apenas para contratos do Fies firmados até o final de 2017 e que estavam em fase de amortização no dia 30 de dezembro de 2021.
A renegociação das dívidas pode ser feita de forma totalmente online, por meio dos bancos parceiros: Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. No Banco do Brasil, o pedido é feito pelo aplicativo do banco e na Caixa, pelo aplicativo chamado Fies Caixa ou pelo site, que pode ser acessado neste link.
Confira: Quem fez o Prouni pode fazer o Fies?
+ Quem pode participar do Fies?
Além do Fies, como conseguir uma vaga na faculdade?
Se você não conseguiu o financiamento do seu curso pelo Fies, não há motivo para desespero! Você pode entrar na faculdade de outras formas, como bolsa de estudo.
A Quero Bolsa, por exemplo, oferta bolsas de estudo de até 80% para graduação. Clique no botão abaixo para conhecer as ofertas de bolsas disponíveis para o curso que você deseja:
Você pode escolher entre mais de 1.000 instituições. Confira algumas reconhecidas pelo MEC:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.