logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Língua estrangeira na inscrição do Enem: é melhor escolher inglês ou espanhol?

por Juliana Gottardi em 07/06/23 380 visualizações

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começaram no dia 5 de junho. Os interessados têm até o dia 16 do mesmo mês para realizarem o procedimento.

Ao fazer a inscrição, o estudante tem que preencher uma série de informações. É neste momento também que ele precisa escolher uma língua estrangeira, sendo que as opções são inglês e espanhol.  

Se você está com dúvida de qual opção é a melhor para o seu caso, confira a seguir os critérios a serem considerados.

Baixe agora: Plano de estudo gratuito para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

inglês ou espanhol no Enem

Leia mais: Como acompanhar a inscrição do Enem? Saiba tudo aqui
Inscrição do Enem 2023: veja quem pode se considerar pardo ou preto

É melhor escolher inglês ou espanhol no Enem?

Em primeiro lugar, vale destacar que o candidato pode alterar a opção de língua estrangeira enquanto as inscrições estiverem abertas. Ou seja, no Enem 2023, é possível mudar entre o inglês e o espanhol até o dia 16 de junho. Depois da data, a escolha será definitiva e esta será a prova do estudante.

De acordo com a coordenadora de linguagens do Curso Anglo, Daniela Toffoli, o estudante deve considerar o nível de conhecimento que ele tem de cada língua. Isso porque a prova em si não muda muito entre os idiomas. Em ambas as línguas, as questões envolvem interpretação de texto sobre assuntos atuais.

“É preciso que o estudante tenha bastante consciência sobre a bagagem que possui em torno de uma língua estrangeira, e é justamente essa intimidade que possui com ela que deve nortear sua escolha no Enem”, afirma Daniela.

A dica da coordenadora, independentemente da escolha de língua estrangeira, é estudar diferentes tipos de textos, como reportagens, tirinhas, charge, letra de música, entre outros formatos. A profissional também recomenda que os estudantes enriqueçam o vocabulário da língua que ele tem mais intimidade e contato.

Daniela Toffoli ainda dá um conselho para os candidatos que não têm conhecimento de nenhum dos idiomas. Nesse caso, ela sugere a escolha do espanhol, por conta da proximidade com o português. “Pode ser que o estudante tenha mais chances de acerto, mesmo que isso não torne o conteúdo mais fácil”, comenta a coordenadora.

Confira: Inscrição Enem 2023: veja o que é um brasileiro naturalizado
Inscrição Enem: o que é ensino regular?

Plano de estudo grátis para o Enem

O Plano de Estudos Enem De Boa vai te ajudar no dia a dia de preparação para o Enem. Para acessar os conteúdos, basta preencher o formulário e pronto! Você vai baixar o plano completo e receber dicas extras direto no seu e-mail! Vale lembrar que o material é totalmente gratuito. 

Plano de Estudo Enem de Boa

Guia de redação do Enem

Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Guia de redação gratuito

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54