logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Quais são os cursos tecnólogos EaD? Veja lista

por Victória Linard em 22/07/21

Você já pensou em fazer um curso tecnólogo a distância (EaD)? Esta pode ser uma excelente alternativa para quem busca uma especialização rápida e flexível. Que tal saber um pouco mais sobre esse tipo de ensino superior e dar um “up” no seu currículo? 

O que é um curso tecnólogo?

Antes de falar sobre cursos tecnólogos EaD, o primeiro passo é entender: o que é um curso tecnólogo? Um curso tecnólogo é um curso superior mais voltado a uma área específica do mercado. 

Ou seja, em uma graduação convencional, geralmente temos a opção de escolher entre bacharelado e licenciatura. Os cursos de bacharelado costumam ser bem completos e possuem uma duração maior, levando de quatro a cinco anos para serem concluídos.

 Da mesma forma, os cursos de licenciatura também costumam levar o mesmo tempo até o diploma – com a diferença de que o profissional de licenciatura está apto e preparado para lecionar (dar aulas). 

Já no tecnólogo, o aluno estuda uma área mais específica. Quer um exemplo prático? Imagine fazer um bacharelado em comunicação social! Esse curso provavelmente vai abordar diversas áreas e possibilidades dentro da comunicação, passando por áreas como o marketing. 

No caso do tecnólogo, conseguimos encontrar cursos específicos sobre Marketing em si. Entende como é mais “afunilado”? E justamente por isso, um curso tecnólogo costuma ser bem mais rápido para concluir. 

Entenda mais: O que é tecnólogo? Veja dúvidas comuns sobre esse tipo de graduação

Existe curso tecnólogo EaD? 

Como você já deve saber – ou pelo menos imaginar – alguns cursos não existem na modalidade EaD. Isso porque vários deles exigem aulas extremamente práticas, como é o caso de uma graduação em Medicina

lista tecnologos ead

Mas, em relação aos tecnólogos, isso é super possível! Como já dito, o curso tecnólogo é ideal para aqueles que desejam sim ter um diploma de curso superior, mas não conseguem muito tempo livre para a realização do mesmo.

Saiba mais: Entenda tudo sobre os cursos tecnólogos EaD

Além disso, ao fazer um curso tecnólogo EaD, você pode poupar não só tempo, mas também dinheiro! Isso porque as mensalidades para este tipo de curso costumam ser mais baixas que o comum. Ademais, em um curso EaD você consegue assistir às aulas sem sair de casa e consequentemente gastar com transporte e alimentação. 

 

Curso tecnólogo é curso superior? 

Essa é uma grande preocupação para quem terminou o ensino médio e quer expandir o currículo. Afinal, o curso que eu escolhi é considerado curso superior? Esse tipo de modalidade é válida para ser colocada no currículo? Portanto: sim, um diploma de curso tecnólogo EaD é um diploma válido! Desde que o curso em questão seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), é claro.

Por isso, não precisa se preocupar se o seu esforço será ou não recompensado no final; está em um bom curso e em uma instituição de ensino confiável? Então, pode ficar tranquilo! 

Como funciona um curso EaD?

Assim como qualquer curso em modalidade EaD, a maior parte do conteúdo é feita em ambiente virtual, por meio de um sistema fornecido pela própria universidade. Desta forma, o aluno assiste às aulas remotamente, através de um computador ou celular devidamente conectado à internet.

Da mesma maneira, ele deve tirar suas dúvidas e apresentar trabalho individuais e em grupo de maneira virtual. Entretanto, por conta de exigências do MEC, é necessário que existam encontros presenciais pontuais ao longo do curso, o que geralmente acontece a cada final de semestre para realização de provas.

Sendo assim, o aluno pode se deslocar até o polo mais próximo da instituição de ensino na qual escolheu fazer um curso tecnólogo EaD.

Veja mais: Saiba tudo sobre como é fazer um curso tecnólogo a distância
Polo EAD: o que é e para que serve?

 

Quais são os cursos tecnólogos EaD?

Gostou de saber como funciona um curso tecnólogo EaD? Então agora é a hora de ver as opções disponibilizadas neste modelo de ensino e aprendizagem. A lista abaixo é feita de acordo com dados disponibilizados pelo MEC.

Como fazer um curso tecnólogo EaD?

Assim como em qualquer instituição de ensino, especialmente as particulares, é preciso respeitar o processo seletivo de cada faculdade. Portanto, tudo vai depender do curso e da instituição que você escolher. Entretanto, a Quero Bolsa pode te dar uma mãozinha nessa missão. 

Clica no botão a seguir e dá uma olhada nos cursos tecnólogos EaD que a Quero Bolsa oferece com bolsa de estudos de até 85% de desconto para você! 

Encontrar bolsas de tecnólogo EaD

E aí, já tomou sua decisão? Conta pra gente nos comentários a sua dúvida ou experiência!

Leia também: Saiba quais são os melhores tecnólogos EaD do Brasil
10 maiores cursos tecnólogos do Brasil
6 mitos sobre cursos tecnólogos
Cursos tecnólogos: 8 coisas que você deve saber sobre esse tipo de graduação

 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54