Mães sobrecarregadas: saiba o que é o Mommy Bournout?
Mães sobrecarregadas geralmente estão muito estressadas e exaustas. Esse fenômeno se chama Mommy Burnout, veja o que é e como identificar.
Alguns sintomas como exaustão, esquecimentos e necessidade de dar conta de tudo estão sempre presentes na vida de mulheres com filhos. Mas, o excesso de esgotamento emocional pode significar a síndrome de burnout materno, conhecido como Mommy Burnout, no inglês. O termo é utilizado para definir o cansaço e o estresse crônico de mães sobrecarregadas com as funções maternas, tarefas do dia a dia, vida social, entre outras coisas.
A maternidade traz consigo uma grande responsabilidade “para o resto da vida e em todos os momentos da vida”, o que pode gerar também uma preocupação constante e por vezes angustiante.
Além de ser um momento por si só difícil, a mulher está lidando com alterações hormonais e fisiológicas corporais e cerebrais. Longos períodos de sono intranquilo, novas atribuições e muita expectativa em relação às mudanças desse novo momento da vida podem causar um Mommy Burnout. Continue a leitura e conheça tudo o que você precisa saber sobre o termo.
O que é Mommy Burnout e suas principais diferenças com o burnout comum
Fazendo um paralelo com a síndrome de esgotamento profissional, conhecido como burnout, o Mommy Burnout se refere à exaustão e estresse de mulheres com a rotina materna. Embora o cansaço possa existir durante a maternidade, quando essa sensação se torna muito recorrente acaba impactando na qualidade de vida da mãe, fazendo com que ela perca o interesse, a motivação e o prazer de realizar as tarefas do dia a dia.
Além do cansaço extremo, outros sintomas das mães sobrecarregadas podem ser:
-
Dor de cabeça e dores pelo corpo;
-
Exaustão;
-
Fadiga;
-
Irritabilidade;
-
Falta de motivação;
-
Chorar facilmente;
-
Alteração de humor;
-
Insônia;
-
Pensamentos negativos frequentes;
-
Sentimentos constantes de culpa, impotência e fracasso;
-
Falta de autocuidado.
Dentre outros sintomas que podem se expressar fisicamente, como dores no estômago, queda de cabelo, problemas de pele, etc.
Embora os sintomas apresentados acima pareçam comuns na maternidade, o que se torna importante para distinguir o burnout materno é em relação a frequência com que eles costumam aparecer. Além disso, nesta síndrome, é comum que a mulher vivencie mais de um ou todos os sintomas relatados ao mesmo tempo, o que provoca não somente o desequilíbrio e enfraquecimento mental, como também físico, contribuindo para a evolução de transtornos mentais mais graves.
Como identificar o Mommy Burnout?
Ajuda profissional. A psicóloga Karla Sindeaux recomenda que, em primeiro lugar, a mãe com esses sinais procure um profissional da psicologia, que vai avaliar a intensidade e frequência dos sintomas da doença e verificar se eles estão afetando ou atrapalhando as funções cotidianas da mulher.
Veja também:
+ Pais tóxicos: veja como não se tornar um
“Os sinais passam do aceitável quando impedem a mulher de realizar suas atribuições, senão, começa a gerar uma disfuncionalidade, gerando prejuízo nas atividades laborais, familiares e sociais. E isso não pode acontecer”, afirma Sindeaux
Além disso, segundo a psicóloga, são levadas em consideração as questões hormonais, que também podem agravar o esgotamento. Em alguns casos mais graves, o psicólogo encaminha a paciente para avaliação psiquiátrica, especialmente se for necessário a utilização de medicamentos.
Se você se identificou com alguns desses sintomas, não deixe de procurar ajuda profissional.
Como aliviar o estresse e a pressão da maternidade?
Ter uma rede de apoio é de extrema importância para as mamães nesse momento de vida. Esse apoio auxilia nas tarefas diárias, e também nos aspectos emocionais.
Um burnout não é motivo de vergonha, sobretudo em um papel extremamente importante, como o de ser mãe. É normal ter dificuldade em pedir ajuda, mas não é necessário ter medo dos julgamentos e culpa de não estar sendo boa o suficiente para os filhos. Confira essas dicas:
– Estabeleça uma rede de apoio com quem você confia e se sente à vontade.
– Peça e aceite ajuda. Dividir as tarefas da casa e os cuidados dos filhos não é um sinal de fraqueza ou de impotência.
– Compartilhe seus sentimentos e aflições. Conversar com outras mães pode tornar esse período mais leve.
– Faça atividades diferentes, que sejam fora da rotina.
– Mantenha relacionamentos fora do seu grupo de mães, e converse sobre assuntos corriqueiros, que não sejam relacionados à maternidade.
– Reserve um tempo só para você! Coisas simples do dia a dia podem fazer toda a diferença. Tomar um bom banho, ler um livro, se exercitar ou apenas ficar sozinha em silêncio. Faça pequenas atividades que ajudem a aliviar o estresse.
– Seja carinhosa consigo mesma. Entenda que você faz o melhor que pode e não tem problema em não conseguir dar conta de tudo.
Esperamos que essas dicas possam ajudar a encontrar respostas e ajudar as mamães e as futuras mamães a lidarem de uma forma mais tranquila diante de momentos como o Mommy Burnout.