Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Alunos de Medicina Veterinária da Una Linha Verde oferecem cuidados a animais de famílias que vivem nas ruas

por Mathias Sallit em 28/09/20

No último sábado (26), estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Una receberam animais de famílias que moram nas ruas de Belo Horizonte (MG) para oferecer cuidados básicos e preventivos de saúde dos bichos.

A ação faz parte do projeto de extensão universitária da Una Linha Verde, que busca atender demandas de recursos e de corpo técnico de ONGs que atuam junto à população animal. A última ação foi realizada em parceria com a ONG Focinho Solidário e recebeu os animais no Abrigo São Paulo, na capital mineira. Foram cerca de 60 animais atendidos.

(Foto: Divulgação/Una)
medicina veterinária una
Ao todo, são 60 alunos que participam das ações

O campus é "pet friendly", adaptado a receber os pets em seus corredores. "Não queremos apenas estar aptos a receber animais, mas a levar nossos estudantes em diversos pontos da cidade, principalmente em regiões carentes, para que eles habilitem tutores e criadores a terem animais adotando boas práticas de criação", afirma o diretor da Una Linha Verde e médico veterinário, Bruno Antunes Soares.

Além de professores e voluntários das ONGs, essa imersão conta com a participação de 60 alunos da Una. Cada ação conta com cerca de 15 estudantes, que revezam a participação quando a atividade acontece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Conhecimento e sensibilidade desde o começo do curso

Estudante do primeiro período de Medicina Veterinária na Una, Raíssa de Paula Reis foi uma das colaboradoras da ação do último dia 26, a segunda em setembro. Foi o primeiro contato prático da aluna com a profissão e seu desejo de ajudar a sociedade, que fez com que ela ingressasse no curso em 2020.

"Diante de todo o cenário de discriminação no mundo em si, acredito que a população vulnerável sinta que não faça parte das oportunidades prestadas por parte da sociedade. Levar os serviços a essa população e mostrar que nos importamos com eles e os animais nos desenvolve a sensibilidade para os problemas sociais, acolhe essa população e também influencia na saúde pública", conta a aluna.

(Foto: Divulgação/Una)
medicina veterinária una
Raíssa ingressou no curso em 2020

Além de oferecer a estrutura necessária para dar o conhecimento técnico aos alunos e receber os animais, Bruno acredita que ações de práticas veterinárias com a comunidade desenvolvem habilidades necessárias para atuar nessa área.

"Acreditamos que o aluno, vivenciando essas atividades, consegue desenvolver a resiliência para a tomada de decisões técnicas, considerando a diversidade social da nossa população, além de vivenciar um grande leque de situações clínicas e patológicas da Veterinária e conseguir contribuir com a comunidade local", diz o diretor.

Durante as ações, os principais atendimentos realizados são banho, alimentação, vermifugação, aplicação de defensivos contra parasitas e avaliações médicas, além de doação de ração de acordo com a necessidade dos tutores.

Para Raíssa, praticar a profissão desde o primeiro semestre do curso será um diferencial em sua formação. "Não posso ser médica veterinária sem acreditar que posso fazer o mundo de alguém melhor. Praticar a medicina veterinária desde o primeiro período me dá segurança do nível de formação que estou adquirindo. Quanto maior a nossa vivência na prática profissional, melhor seremos."

O atendimento a um cachorro de um casal que mora na rua foi o que mais marcou a aluna nessa sua primeira experiência. "No atendimento eles relataram que, quando estavam dormindo, sentiram um focinho frio no pé. Quando perceberam era seu novo amiguinho de estimação", conta Raíssa, que disse que o cão realizou exames clínicos, estava saudável e ainda tomou banho dado pelos voluntários.

"A atitude e o carinho deles falaram por si só", ela completa.

(Foto: Divulgação/Una)
medicina veterinária una
Cerca de 60 animais foram atendidos pelo grupo

O diretor da Una Linha Verde conta que pretende ampliar as atividades com a comunidade. "Nosso intuito é fomentar essas ações semanalmente em diversos pontos de Belo Horizonte", afirma Bruno.

Após a pandemia, ele conta que a ideia é receber a comunidade com os seus animais para atendimentos no Laboratório de Habilidades Veterinárias da Una.

Leia mais:
Hospitais veterinários de universidades atendem o público e capacitam estudantes
Medicina Veterinária: o que esperar do curso?

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54