Leia mais: Metaverso na universidade? Veja as instituições que já aderiram
+ 5 países com universidades que aceitam a nota do Enem
O que é o QS World University Ranking?
O QS World University Rankings é uma ranking realizado todos os anos pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, que avalia e classifica quais são as melhores instituições de ensino superior do mundo de acordo com diversos critérios, desde a reputação acadêmica até o número de estudantes internacionais matriculados, por exemplo.
Na pesquisa desse ano foram inclusas quase 1.500 instituições de todo o mundo. Sendo assim, o QS World University Ranking atua como uma maneira de comparar as universidades para fornecer um material altamente informativo e acessível para que todos os estudantes e pessoas interessadas consigam explorar as opções de estudo disponíveis e ajudar a tomar a melhor decisão para o seu futuro.
Neste ano, além das instituições históricas e renomadas já conhecidas, também ocupam os primeiros lugares universidades de diversos locais da Europa, Ásia e América do Norte, que obtiveram notas altas. As instituições são avaliadas em seis categorias (ou indicadores) para capturar efetivamente o desempenho da universidade, são eles:
- Reputação Acadêmica
- Reputação do Empregador
- Relação corpo docente/aluno
- Citações por corpo docente
- Proporção de estudantes internacionais
- Proporção de professores internacionais
Veja mais: Quando uma instituição de ensino pode ser chamada de universidade?
+ Mensalidade nas universidades públicas: veja a opinião de especialistas e estudantes
O que as melhores faculdades do mundo têm em comum?
Para realizar a pesquisa e classificar quais eram as melhores universidades do mundo, a Quacquarelli Symonds analisou seis características que indicavam o desempenho da instituição em diferentes aspectos importantes para determinar a qualidade da educação oferecida.
A partir destas características, é possível averiguar os fatores que as consideradas melhores universidades apresentam em comum, até mesmo para servir como guia para que outras instituições saibam quais os critérios necessários para melhorar sua pontuação subir no ranking. Assim, confira abaixo quais as principais características que todas as melhores universidades possuem:
1 – Boa reputação da instituição no meio acadêmico: na pesquisa são reunidas opiniões de mais de 130 mil especialistas do ensino superior que avaliam a qualidade do ensino e da pesquisa de determinada universidade, formando a maior pesquisa de opinião acadêmica do mundo. Logicamente, as instituições que são mais bem avaliadas pelos especialistas ocupam os primeiros lugares no ranking.
2 – Boa reputação da instituição no mercado de trabalho: a forma como cada universidade prepara seus alunos para o mercado e se possuem programas/iniciativas para criar carreiras de sucesso também são aspectos analisados. Além disso, de acordo com a opinião dos empregadores, são avaliadas quais instituições fornecem os graduados mais competentes e eficazes.
3 – Alto número de professores por aluno: este ponto reconhece que um alto número de acadêmicos por aluno reduz a carga de ensino e cria uma experiência estudantil mais favorável. Também é avaliado como as instituições oferecem aos alunos acesso significativo a professores e tutores durante a sua formação.
4 – Qualidade da pesquisa acadêmica: como forma de avaliar a qualidade da pesquisa universitária, são medidos o número total de citações por corpo docente em artigos produzidos por uma universidade no período de cinco anos.
5 – Alta quantidade de estudantes e professores internacionais: Uma universidade altamente internacional cria uma série de benefícios. Demonstra a capacidade de atrair estudantes e funcionários de qualidade de todo o mundo e implica uma visão altamente global. Instituições internacionais fortes proporcionam um ambiente multinacional, construindo simpatias internacionais e consciência global.
Veja também: 67 instituições brasileiras estão no ranking de melhores universidades da América Latina
+ Confira a lista das maiores universidades EaD do Brasil