O que faz um detetive?
O detetive é o profissional responsável por investigar um fato em busca de uma solução, como localizar uma pessoa desaparecida, desvendar fraudes ou até mesmo casos de traição conjugal.
Para isso, ele faz pesquisas, utiliza recursos tecnológicos, reúne provas, coleta dados e apura informações com o objetivo de esclarecer um assunto.
Encontre bolsas de estudo de até 80% para Perícia Criminal
+ Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa
O que é preciso para se tornar um detetive?
A profissão de detetive pode ser exercida na esfera privada, como autônomo ou como funcionário de uma empresa ou agência de investigação, mas também há a possibilidade de trabalhar no setor público como investigador ou perito criminal da polícia civil.
Detetive particular
A Lei Nº 13.432/2017 regulamenta a profissão de detetive particular, com recomendações sobre o que esse profissional pode ou não fazer.
Dentre as informações, está a de que ao detetive particular não cabe investigar crimes ou interferir em investigações policiais, a menos que seja autorizado pelo delegado de polícia. Além disso, o detetive também não pode aceitar serviços que tenham caráter discriminatório ou considerados infrações penais.
Apesar da Lei não exigir formação desse profissional, é importante fazer um curso específico da área para adquirir um conhecimento teórico e técnico para solucionar os casos.
Normalmente os conteúdos são relacionados a direito criminal, investigação eletrônica, a como utilizar fotografias para investigação e como fazer relatórios.
Os cursos normalmente são oferecidos no formato online ou por correspondência, em que uma apostila com o conteúdo é enviado por correio ao interessado. É possível encontrar cursos de detetive com preços a partir de R$ 255,00.
Entenda melhor o curso de Investigação Forense e Perícia Criminal
Detetive no setor público
No setor público, a profissão de detetive é oferecida na polícia civil nas funções de investigador ou perito criminal. Enquanto o investigador levanta provas para descobrir o autor de um crime, o perito criminal faz análise científica de vestígios da prática de delitos.
Para exercer uma dessas funções é necessário prestar um concurso público específico para o cargo.
Leia também: Perito Criminal: entenda o caminho para ser um investigador forense
+ Investigador da Polícia Civil: veja o que faz esse profissional e como ingressar na área
As exigências podem variar de acordo com cada estado. Por esse motivo é importante ler atentamente o edital do concurso público do estado em que você mora e se informar sobre os pré-requisitos até mesmo de formação, que podem variar entre Ensino Médio, Ensino Superior em qualquer área ou em áreas específicas.
Dentre as áreas específicas comuns vale citar as seguintes: