Áreas profissionalizantes pelos cursos técnicos
No Brasil, os cursos técnicos estão divididos em 13 áreas, ou os chamados “Eixos Tecnológicos”:
Ambiente e Saúde (
Exemplos: Enfermagem, Farmácia e Estética.)Controle e Processos Industriais (
Eletrônica, Mecânica e Mecatrônica.) Desenvolvimento Educacional e Social
(Biblioteconomia, Tradução e Desenvolvimento Comunitário.) Gestão e Negócios (
Administração, Contabilidade e Finanças.) Informação e Comunicação (
Informática, Telecomunicações e Computação Gráfica.) Infraestrutura (
Edificações, Hidrologia e Saneamento.) Militar (
Comunicações Navais, Material Bélico e Operação de Radar.) Produção Alimentícia (
Alimentos, Panificação e Vinicultura.) Produção Cultural e Design (
Canto, Paisagismo e Multimídia.) Produção Industrial (
Biotecnologia, Cerâmica e Petroquímica.) Recursos Naturais (
Agronegócio, Cafeicultura e Geologia.) Segurança (
Defesa Civil e Segurança do Trabalho.) Turismo, Hospitalidade e Lazer (
Eventos, Gastronomia e Lazer.)
Quais são os cursos técnicos que mais empregam
De acordo com os dados do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em 2022, separamos uma lista dos cursos técnicos mais requisitados no mercado de trabalho e que podem ser uma boa opção para sua próxima formação.
- Técnico em Mecânica
- Técnico em Informática para Internet
- Técnico em Edificações
- Técnico em Logística
- Técnico em Eletrônica
Como escolher um curso técnico?
Nem todas as pessoas têm certeza do que desejam fazer pelo resto da vida, principalmente no momento em que a discussão dos cursos técnicos ou da graduação entra em questão.
Primeiro de tudo, fazer uma avaliação das suas habilidades e interesses é uma boa maneira de acertar na hora da escolha dos melhores cursos técnicos. Estar atento às oportunidades que o mercado oferece também é de suma importância, por isso, procure saber se o curso que você quer tem empregabilidade.
Não deixe de pesquisar sobre as tendências do mercado e como você pode se encaixar nelas. Porém, não adianta escolher o curso ideal, com um amplo mercado, se a instituição de ensino não é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Por fim, analisar a melhor relação custo-benefício de um curso técnico exige alguns cuidados. É fundamental estar atento às instalações do curso, oferta de aulas práticas e duração.
Leia também:
+ Saiba quais são os 5 cursos técnicos que mais empregam
+ 5 motivos convincentes para fazer um curso técnico
Os 10 melhores cursos técnicos em 2023
1. Técnico em Mecânica
Dirigido a profissionais interessados em trabalhar com a criação de equipamentos, instalação e manutenção de maquinas, o curso Técnico em Mecânica ocupa o topo da lista dos cursos mais procurados nos últimos anos. Um dos motivos que fazem esta formação continuar em alta com o passar dos anos é alta demanda no mercado de trabalho e o salário que, em alguns casos, pode passar dos R$ 4000,00.
O técnico em automação industrial é o profissional que atua na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais.Além disso, realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação. Atua em segmentos como indústrias siderúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, alimentícias, de energia, celulose, naval, aeronáutica, metalúrgica e do setor eletrônico; em laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa; e em empresas integradoras e prestadoras de serviços.
O Técnico em Administração é um dos cursos de maior tradição no ensino técnico brasileiro. Com formação generalista e que abrange diversas etapas do processo organizacional, este profissional executa atividades administrativas relacionadas aos processos de gestão de pessoas, operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, marketing, vendas e finanças.
Atua em organizações públicas e privadas de segmentos variados, tais como das áreas de comércio, serviços, indústria, consultoria, ensino e pesquisa, relacionando-se com equipes de diversos setores, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.
Para aqueles que pretendem seguir carreira no serviço público, esta formação também pode ser de grande valia, já que, a maioria das carreiras iniciais nas organizações públicas cobram em seus processos de seleção conteúdos que fazem parte do Técnico em Administração.
O mercado de softwares cria possibilidades de atuação em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que demandem sistemas computacionais como indústria, bancos, comércio e hospitais.
Além disso, o técnico em Desenvolvimento de Sistemas tem ótimas oportunidades para se tornar um empreendedor.
Usando as várias plataformas de computação de maneira integrada, concebe, projeta, escreve e atualiza programas e sistemas, aplicando métodos ágeis de análise, projeto e programação, modelagem e acesso a bancos de dados, redes, bem como técnicas de design para web, técnicas de projeto de sites, desenvolvimento de aplicações distribuídas e para dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos digitais e desenvolvimento de aplicações da Internet das Coisas (IoT).
Esse profissional é responsável por fazer inspeções regulares na organização onde atua, procurando identificar e prevenir situações de risco no ambiente de trabalho e elaborando projetos que conscientizem os colaboradores a respeito das atitudes e normas que contribuem para a segurança no dia a dia da empresa.
O curso Técnico em Segurança do Trabalho é oferecido em diversas instituições pelos país, e continua, mesmo com o passar dos anos, figurando em todas as listas de cursos técnicos com relevância.