logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Idiomas

Conheça os 22 países que falam Espanhol como idioma oficial

por Mathias Sallit em 24/02/21

Atualizado em 11/12/2023

O Espanhol é um dos idiomas mais falados do mundo. De acordo com o site Word Tips, a língua é a quarta em número total de falantes ao redor do planeta, com 534 milhões de pessoas que usam o Espanhol para se comunicar.

Encontre bolsa de estudos para cursos de idiomas

Quando o assunto é falantes nativos, isto é, pessoas que são de origem de países que possuem o espanhol como pelo menos um dos idiomas oficiais, a Língua Espanhola é a segunda mais comum do mundo, com 460 milhões de falantes, atrás apenas do Mandarim Chinês.

São 22 países que falam espanhol como língua oficial: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Saiba mais:
Quais são os idiomas mais falados no mundo?
9 países que possuem a Língua Portuguesa como idioma oficial

Muito dessa popularidade se remete ao período das Grandes Navegações e da Expansão Marítima, época em que a Espanha foi um dos principais países a liderar expedições para colonizar nações na América e na África. Como marca dessa colonização, a Língua Espanhola se expandiu e, hoje, é um dos idiomas mais comuns do mundo.

Bandeira da Espanha hasteada no mastro; veja quais países falam espanhol como idioma oficial

A grande maioria dos países da América são "hispanohablantes", sendo que o Brasil é uma das poucas exceções entre as nações americanas que não falam o Espanhol oficialmente, assim como o Haiti, as Guianas e a Jamaica, por exemplo.

Além da América, a língua também é ouvida nos diálogos entre nativos de alguns países na África, onde os navegadores espanhóis também estiveram presentes, mas não com deixaram a influência em grande quantidade de colônias, como as americanas.

Ao todo, há 22 países que falam Espanhol oficialmente ao redor do mundo. São nações localizadas na América do Sul, Central e do Norte, na África e, claro, na Europa, de onde veio o idioma. Confira a seguir cada um e veja alguma características do idioma nos países.

Saiba mais: 5 Filmes para treinar seu espanhol!
5 profissões para quem quer trabalhar com idiomas


Confira os 22 países que falam Espanhol:

  • Argentina: é a única língua falada oficialmente pelos “hermanos” vizinhos do Brasil.

  • Bolívia: a grande população de origem indígena faz com que idiomas nativos, como o quechua, ainda prevaleçam na cultura boliviana.

  • Chile: no Chile, o Espanhol é o único idioma oficial.

países que falam espanhol
Argentina, Espanha, México, Chile, Cuba e Colômbia são alguns dos países que falam espanhol

  • Colômbia: o Espanhol é o único idioma oficial da Colômbia

  • Costa Rica: na Costa Rica, também é a única língua falada oficialmente.

  • Cuba: na ilha cubana, o espanhol é o único idioma oficial.

  • El Salvador: o país também só possui o idioma como oficial.

  • Equador: os equatorianos possuem o Espanhol como idioma oficial.

  • Espanha: com as grandes navegações a partir do século XV, o país europeu espalhou o idioma principalmente para nações americanas. No entanto, há outros idiomas falados no território, como línguas Catalã, Galego e Basco.

  • Guatemala: é um país que conta apenas com a língua como oficial.

  • Guiné Equatorial: o Espanhol é o principal idioma do país africano, que também tem o francês e o português como oficiais.

  • Honduras: também só possui o Espanhol, oficialmente.

  • México: no México, apenas o Espanhol é reconhecido como idioma oficial.

  • Nicarágua: também só possui o Espanhol, oficialmente.

  • Panamá: também só possui o Espanhol, oficialmente.

  • Paraguai: além do Espanhol, o Paraguai conta com o Guarani, idioma que também é falado no Brasil, como oficial.

  • Peru: o Peru é mais um país que conta com um idioma indígena oficial: além do Espanhol, os peruanos falam a Língua Aimará.

  • Porto Rico: a ilha não é oficialmente um país, mas um território não incorporado dos EUA. Por isso, também tem o Inglês como idioma.

  • República Dominicana: também só possui o Espanhol, oficialmente.

  • Saara Ocidental: o país conta com o Espanhol e o Árabe como Idiomas oficiais.

  • Uruguai: também só possui o Espanhol, oficialmente.

  • Venezuela: embora tenha diversos idiomas falados no país, a Venezuela também só possui o Espanhol como oficial.
Veja também:
Por que devo aprender espanhol?
Quais são os assuntos de Inglês e Espanhol que mais caem no Enem?

Espanhol ao redor do mundo

Além dos países citados acima, a língua espanhola também é comumente falada por cidadãos em nações que, mesmo que não tenham o Espanhol como idioma oficial, possuem alguma proximidade com países que falam a língua. 

Uma parcela da população dos Estados Unidos, por exemplo, é composta por naturais ou descendentes de mexicanos, o que leva o Espanhol a ser parte da cultura em alguns dos principais estados do país, como a Califórnia, a Flórida e o Texas.

Embora estejam em continentes diferentes, a Espanha fica muito próxima do Marrocos, e o país europeu já influenciou politicamente na nação do norte da África. Por isso, não se surpreenda se encontrar marroquinos que falam espanhol fluentemente.

Confira: Conheça 8 aplicativos para aprender um novo idioma
Olivia Rodrigo: 7 músicas da artista para aprender inglês
Descubra os melhores sites para aprender inglês sozinho

Quatro países da América Central que têm o espanhol como idioma oficial: confira!

Os quatro países da América Central que possuem o espanhol como idioma oficial do país são: Costa Rica, Cuba, El Salvador e Honduras. Além disso, Nicarágua e Guatemala também são países da América Central que falam o espanhol como idioma oficial.

Espanhol no Brasil

No Brasil, as fronteiras com diversos países sul-americanos e a grande quantidade de imigrantes falantes de Espanhol torna o idioma um dos principais no país e, depois do Inglês, um dos mais buscados por quem pretende aprender uma nova língua.

Muitos brasileiros se arriscam no “portunhol” para quebrar o galho quando forem conversar com argentinos, uruguaios, chilenos, venezuelanos, bolivianos e espanhóis, por exemplo. Mas o idioma é cada vez mais importante para o brasileiro, por causa de todas as relações econômicas com países vizinhos e com a Espanha.

Quer parar de vez com o “portunhol” e se tornar fluente? No Quero Bolsa Idiomas você encontra descontos em mensalidades de escolas de línguas estrangeiras.

Bolsas para Espanhol

Confira algumas oportunidades clicando no botão acima. Além do Espanhol, há também bolsas para Inglês, Francês, Italiano e Alemão.

Saiba mais:
35 falsos cognatos em espanhol
Como estudar espanhol para o Enem?

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Já pensou em fazer faculdade com bolsa?

Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil e possui parceria com mais de 1,2 mil universidades espalhadas por todo o país, oferecendo cursos em todas as áreas. 

Há várias opções de cursos com bolsas de estudo de até 80% de desconto! Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo, vale a pena conferir:

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54