logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Paper: o que é, como fazer e onde publicar

Há trabalhos acadêmicos que podem ser o primeiro passo para uma jornada de pesquisa e o paper é um deles. Por isso, você precisa conhecê-lo!

Embora não seja tão comum quanto o artigo científico, este é um documento mais simples e de fácil construção, uma ótima escolha para quem está começando. Além disso, ele é super importante para a iniciação científica e para mostrar os resultados da produção de ciência no país.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Pensando nisso, neste post vamos te explicar tudo sobre o que é e como fazer um paper, as dicas essenciais para escrever um paper acadêmico e onde publicar o seu trabalho. Confira abaixo:

paper acadêmico

Leia mais: O que é monitoria acadêmica? Saiba como se tornar um monitor na faculdade
21 softwares gratuitos para ajudar na vida acadêmica dos estudantes

O que é paper?

Sabe quando você está realizando uma pesquisa e deseja divulgar os resultados? O artigo científico não é a única opção! O paper científico ou acadêmico é um dos documentos usados também para divulgar os resultados de uma pesquisa em congressos ou reuniões científicas, por exemplo.

No entanto, ele é um documento mais técnico, com tamanho reduzido em relação ao artigo, informações objetivas e mais imparciais. Diferente do artigo científico, ele é mais resumido e assertivo, sendo um trabalho mais direto em mostrar resultados.

Por isso, ele prioriza o uso de fórmulas, gráficos ou outros elementos que ilustram e resumem a pesquisa.

Mesmo assim, ele também deve seguir as normas da ABNT, então, ele pode te ajudar a se familiarizar com a escrita acadêmica, ainda que de um jeito mais simples e curto, ideal para quem está começando a produção acadêmica agora.

 Como fazer um paper?

Embora a própria ABNT não defina uma estrutura obrigatória para um paper, é comum que as instituições de ensino peçam que o trabalho siga as regras da ABNT. Por isso, ele deve conter:

Elementos pré-textuais

  • Título (fonte tamanho 14, negrito);

  • Nome do autor (fonte tamanho 12);

  • Resumo (fonte tamanho 12);

  • Palavras-chave (fonte tamanho 12, separadas por ; ).

Elementos textuais

  • Introdução;

  • Desenvolvimento;

  • Conclusão (nesta parte você dará margem para a continuação dos estudos).

Pós-textual

Referências bibliográficas nas normas da ABNT (NBR 6023)

Além disso, comumente o paper tem de 7 a 15 páginas, mas como essas regras são variáveis, é importante que você analise o que é solicitado pela sua instituição e pelo orientador.

Veja também: Formação acadêmica no currículo: veja como organizar informações
30 universidades com maior representatividade de mulheres na pesquisa científica, segundo o MEC

Dicas essenciais para escrever um paper acadêmico

1. Faça um roteiro de escrita

Uma boa dica para quem está começando a escrever um trabalho acadêmico é fazer um roteiro do que vai ser tratado no texto.

Assim, você terá um bom direcionamento das ideias no decorrer da criação, definindo as partes principais e destacando aspectos que serão enfatizados.

2. Dicas para escrever bem a sua metodologia

Talvez você não sinta essa dificuldade, mas escrever a metodologia costuma ser a parte mais complicada para quem está começando. Mas não precisa ser assim tão complicado! Isso porque a metodologia é uma parte super técnica, principalmente em um paper.

Então, tudo que você precisa fazer é escrever como um passo a passo e relatar todos os procedimentos que foram utilizados para elaborar a pesquisa. Isso inclui:

  • A classificação da pesquisa quanto à natureza (sua pesquisa é básica ou aplicada?);

  • O objetivo da pesquisa (a pesquisa é exploratória, explicativa ou descritiva?);

  • Os métodos utilizados para entender o problema (quantitativos, qualitativos ou mistos? Para isso, foi utilizado o método indutivo? Histórico? Comparativo?);

  • A listagem de procedimentos técnicos utilizados no decorrer da pesquisa (foi feito algum levantamento, alguma pesquisa bibliográfica? Como? Onde? Com quem?);

  • As fontes utilizadas.

 3. Atente-se às outras normas da ABNT

Além das normas da ABNT já comentadas, seu trabalho acadêmico deve seguir outros padrões propostos por ela. Portanto, não esqueça:

  • A orientação da página deve ser em formato de retrato e tamanho A4;

  • As margens superior e esquerda devem ser de 3cm;

  • As margens inferior e direita devem ser de 2 cm;

  • De maneira geral, o espaçamento do texto deve ser de 1,5cm, com exceção das citações;

  • O texto deve estar justificado;

  • Arial ou Times New Roman são as fontes que geralmente são utilizadas em trabalhos científicos.

Confira: ABNT: o que é, como usar, principais regras de formatação

Onde publicar o seu trabalho?

Como explicamos anteriormente, papers normalmente são publicados para divulgar resultados de pesquisas, isso acontece com frequência em eventos e portais online. Portanto, buscar esses locais de publicação é essencial para iniciar, de fato, a sua carreira acadêmica.

Assim, você cumpre com o objetivo de divulgação científica, além de colaborar com a produção de ciência no país e desenvolvimento da sua própria carreira acadêmica.

Para isto, busque por eventos acadêmicos confiáveis e renomados na sua área. Que tal começar?

-> Encontre os principais eventos da sua área de pesquisa

Além disso, com a solução da Even3 Publicações você pode disponibilizar o seu paper em uma página online, com DOI, rankeada no Google, e com dados de visitações e citações disponíveis. Conheça esta alternativa.

Esta matéria foi escrita pela equipe da Even3, uma plataforma de gestão de eventos referência no Brasil pela democratização do acesso ao conhecimento.

Aproveite para ler mais: Google acadêmico: tudo o que você precisar saber
Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?
Como saber se uma pós é reconhecida pelo MEC?
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54