Um monitor na faculdade ganha salário?
Geralmente, o monitor recebe uma bolsa-auxílio da faculdade que pode ser ou em dinheiro para pagamento de despesas relacionadas à graduação ou já em descontos nas mensalidades dos cursos. Esse é outro benefício da monitoria acadêmica.
Segundo Fernando Dutra, da Universidade Cruzeiro do Sul, há também a monitoria voluntária, quando o aluno monitora eventos específico ou já possui alguma outra modalidade de auxílio da faculdade, como os programas do governo (Prouni e Fies, por exemplo).
Veja também: Entenda a diferença entre bolsa-auxílio e salário
Quanto tempo dura uma monitoria?
Geralmente, a monitoria acadêmica vai durar um semestre e vai acontecer ao longo da disciplina da turma que está cursando aquela matéria durante os seis meses. Mas o desempenho do monitor pode dar a oportunidade de continuar a atividade em outras disciplinas.
O professor Fernando dá a dica: “Aconselha-se que os alunos diversifiquem as disciplinas que pretendem ser monitores, de forma a aprofundar-se em conteúdos diversos.”
Como ficou a monitoria durante a pandemia?
Assim como qualquer atividade acadêmica, a pandemia forçou que universidades, professores e alunos se adaptassem para essa realidade de isolamento social. Assim, a necessidade de aulas remotas também flexibilizou o trabalho dos monitores.
Ou era se adaptar ao ensino virtual, ou seria necessário cancelar essas atividades. Por isso, as faculdades do país decidiram incluir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) espaço para que os monitores continuassem interagindo com os alunos de forma online.
Na Cruzeiro do Sul, Fernando conta que foram criadas salas de atendimento no AVA para plantão de dúvidas, aprofundamento de conhecimentos e outras atividades propostas pelo professor nas aulas, tudo com participação do monitor.
Em qual faculdade começar o curso?
O primeiro passo para começar uma monitoria acadêmica é estar matriculado em um curso na universidade.
Caso você ainda não tenha começado uma faculdade, entre no Quero Bolsa, escolha o curso, a instituição de ensino, quanto você pode pagar e encontre as melhores opções para você.
Encontrar bolsas de estudo
As bolsas de estudo não precisam de comprovante de renda para serem efetivadas, e você economiza em todas as mensalidades até o final do curso, quando conseguir o diploma. Saiba quais são algumas das instituições parceiras:
Veja também:
+ 9 sinais que mostram que é hora de entrar na faculdade
+ O Quero Bolsa é confiável? Veja como funciona!