Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

O que é monitoria acadêmica? Saiba como se tornar um monitor na faculdade

por Mathias Sallit em 18/05/21

A monitoria acadêmica é uma atividade muito popular entre os estudantes de universidades brasileiras que buscam adquirir uma experiência voltada à sala de aula durante o período da faculdade, mas não apenas como alunos.

Isso porque um monitor vai estar no dia a dia das classes do curso auxiliando tanto o professor como os alunos que estiverem fazendo aquela disciplina durante o semestre de monitoria. Estar presente nessas etapas trará conhecimentos de como funciona o processo de aprendizagem em um curso de graduação e vai mostrar um pouco de como é a rotina de um professor universitário.

monitoria academica monitor
A monitoria acadêmica é uma atividade que beneficia monitor, professor e alunos

Além disso, o estudante-monitor vai se aprofundar ainda mais nos conteúdos lecionados nas disciplinas da graduação que já cursou e foi aprovado, enriquecendo o conhecimento das matérias. Entre os diversos benefícios dessa atividade, ainda é possível citar a possibilidade do monitor ou monitora receber uma bolsa-auxílio da faculdade.

A Revista Quero vai te mostrar tudo o que você precisa saber sobre monitoria acadêmica, desde os objetivos até as funções, e traz algumas dicas e razões para você se tornar um monitor durante a sua graduação. Confira!

Leia também: Como entrar na faculdade?

O que é monitoria acadêmica?

O foco da monitoria acadêmica é melhorar e apoiar o ensino na faculdade. Sim, ter um monitor acadêmico durante o semestre da disciplina terá muito valor ao aluno que faz a atividade. Mas tanto o professor da disciplina como os estudantes do curso serão beneficiados, já que o objetivo da monitoria é apoiar o ensino e a aprendizagem.

"O monitor fica disponível aos alunos para que possam tirar suas dúvidas e com isso melhorar o seu aprendizado", afirma o professor Fernando Dutra, assessor acadêmico da pró-reitoria de graduação da Universidade Cruzeiro do Sul.

"Em paralelo, o monitor deve estar em constante contato com o professor, para que possa acompanhar o andamento da disciplina e compreender os objetivos que a disciplina precisa atingir", completa o professor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que faz um monitor?

Um monitor acadêmico é responsável por dar apoio à dinâmica de ensino e aprendizagem de uma disciplina. Veja quais são algumas das principais atividades:

  • Tirar dúvidas dos alunos;
  • Orienta os estudantes ao longo das atividades propostas;
  • Participa de trabalhos e estudos em grupo;
  • Interage com o professor para apresentar andamento da turma;
  • Aprende como é a rotina acadêmica dos professores.

O que é preciso para ser um monitor na faculdade?

Qualquer aluno matriculado em um curso de uma universidade que tenha a atividade pode se candidatar à monitoria. "O ponto fundamental neste processo é a vontade do aluno em aprofundar seus conhecimentos e atuar ativamente na vida acadêmica do curso", conta Fernando. 

Os critérios de seleção variam de acordo com cada instituição, e a análise do Histórico Escolar do estudante é quase sempre o item que vai definir o resultado. Com excelentes notas na disciplina da monitoria e bom desempenho no restante da graduação, o estudante terá mais chance de se tornar monitor.

Para um professor, por que é bom ter um estudante-monitor durante as aulas?

Além do acompanhamento aos alunos da disciplina, um monitor será um grande parceiro do professor ao longo do semestre. A presença do estudante vai facilitar o processo de ensino com esse acolhimento aos alunos, tirando dúvidas e relatando onde estão as maiores dificuldades da turma.

"Para o professor responsável, [a monitoria acadêmica] permite o acompanhamento pontual das dificuldades tanto do grupo como de alunos individualmente e propicia um espaço de revisão de conteúdos selecionados", explica Fernando, da Cruzeiro do Sul.

Saiba mais:
O que é Iniciação Científica?
Por que fazer Iniciação Científica?

Qual a importância de fazer monitoria acadêmica?

Já deu para perceber que a monitoria acadêmica é algo bastante construtivo para um estudante durante a sua graduação. São diversos benefícios que tornam essa atividade atraente para muitos universitários. De acordo com o professor da Cruzeiro do Sul, além de se aprofundar ainda mais nos assuntos das disciplinas, o monitor vai vivenciar e conhecer como é a atuação acadêmica e a rotina de preparação das aulas.

A relação do monitor com o professor e com os alunos também é um ponto a ser levado em conta, já que ele estará apto a auxiliar nas dúvidas dos estudantes e na construção da aula com o professor.

"Estes são momentos ricos na aprendizagem do próprio monitor, uma vez que permite uma compreensão mais abrangente do conteúdo e dos objetivos de aprendizagem da disciplina, permitindo que o monitor exercite suas ideias e seu aprofundamento profissional", conta Fernando Dutra.

Além de tudo isso, será que um monitor ainda recebe salário por essa atividade?

Um monitor na faculdade ganha salário?

Geralmente, o monitor recebe uma bolsa-auxílio da faculdade que pode ser ou em dinheiro para pagamento de despesas relacionadas à graduação ou já em descontos nas mensalidades dos cursos. Esse é outro benefício da monitoria acadêmica.

Segundo Fernando Dutra, da Universidade Cruzeiro do Sul, há também a monitoria voluntária, quando o aluno monitora eventos específico ou já possui alguma outra modalidade de auxílio da faculdade, como os programas do governo (Prouni e Fies, por exemplo).

Veja também: Entenda a diferença entre bolsa-auxílio e salário

Quanto tempo dura uma monitoria?

Na maioria dos casos, a monitoria acadêmica vai durar um semestre e vai acontecer ao longo da disciplina da turma que está cursando aquela matéria durante os seis meses. Mas o desempenho do monitor pode dar a oportunidade de continuar a atividade em outras disciplinas.

O professor Fernando dá a dica: "Aconselha-se que os alunos diversifiquem as disciplinas que pretendem ser monitores, de forma a aprofundar-se em conteúdos diversos."

Como está a monitoria com a pandemia?

Assim como qualquer atividade acadêmica, a pandemia forçou que universidades, professores e alunos se adaptassem para essa realidade de isolamento social. A presencialidade parecia ser fundamental para a monitoria acadêmica. Mas a necessidade de aulas remotas também flexibilizou o trabalho dos monitores.

Ou era se adaptar ao ensino virtual, ou seria necessário cancelar essas atividades. Por isso, as faculdades do país decidiram incluir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) espaço para que os monitores continuassem interagindo com os alunos de forma online.

Na Cruzeiro do Sul, Fernando conta que foram criadas salas de atendimento no AVA para plantão de dúvidas, aprofundamento de conhecimentos e outras atividades propostas pelo professor nas aulas, tudo com participação do monitor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Em qual faculdade começar o curso?

O primeiro passo para começar uma monitoria acadêmica é estar matriculado em um curso na universidade. Caso você ainda não tenha começado uma faculdade, entre no Quero Bolsa, escolha o curso, a instituição de ensino, quanto você pode pagar e encontre as melhores opções para você.

Encontrar bolsas de estudo

As bolsas de estudo não precisam de comprovante de renda para serem efetivadas, e você economiza em todas as mensalidades até o final do curso, quando conseguir o diploma. Saiba quais são algumas das instituições parceiras:

Veja também:
9 sinais que mostram que é hora de entrar na faculdade
O Quero Bolsa é confiável? Veja como funciona!
E então, está animado para realizar uma monitoria acadêmica durante a faculdade? Compartilhe essas informações com seus colegas!

Tags relacionadas:

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54