O que é monitoria acadêmica? Saiba como se tornar um monitor na faculdade
Confira tudo o que você precisa saber sobre monitoria acadêmica: o que é, qual seu objetivo, como se tornar e exemplos.
A monitoria acadêmica é uma atividade muito popular entre os estudantes de universidades brasileiras que buscam adquirir uma experiência voltada à sala de aula durante o período da faculdade, mas não apenas como alunos.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Isso porque um monitor vai estar no dia a dia das classes do curso auxiliando tanto o professor como os alunos que estiverem fazendo aquela disciplina durante o semestre de monitoria.
Estar presente nessas etapas trará conhecimentos de como funciona o processo de aprendizagem em um curso de graduação e vai mostrar um pouco de como é a rotina de um professor universitário.
Veja mais: Faculdades de Medicina que aceitam o Fies
+ Faculdades de Direito que aceitam o Fies
Além disso, o estudante-monitor vai se aprofundar ainda mais nos conteúdos lecionados nas disciplinas da graduação que já cursou e foi aprovado, enriquecendo o conhecimento das matérias. Entre os diversos benefícios dessa atividade, ainda é possível citar a possibilidade do monitor ou monitora receber uma bolsa-auxílio da faculdade.
A Revista Quero vai te mostrar tudo o que você precisa saber sobre monitoria acadêmica, desde os objetivos até as funções, e traz algumas dicas e razões para você se tornar um monitor durante a sua graduação. Confira!
Leia também: Como entrar na faculdade?
+ Qual faculdade fazer? Veja dicas para te ajudar a descobrir
+ Faculdades rápidas: conheça opções de cursos curtos
O que é monitoria na faculdade?
A monitoria acadêmica, muito comum nas universidades brasileiras, consiste em uma espécie de auxílio oferecido aos estudantes pelos próprios colegas mais experientes. O objetivo é ajudar os alunos a tirarem suas dúvidas e superarem as dificuldades que encontram no processo de aprendizagem.
A monitoria acadêmica ocorre muitas vezes no formato de aulas e pode ser realizada em disciplinas específicas, em grupos de estudos ou mesmo individualmente, tendo como foco principal o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes.
Além disso, a monitoria é uma excelente oportunidade para os estudantes colocarem em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, adquirirem experiência em sala de aula para o currículo e também contribuírem para a formação dos colegas. Para os alunos que buscam a monitoria, é uma forma de aprofundar o aprendizado, esclarecer dúvidas e até mesmo ter acesso a materiais extras de estudo.
Qual o objetivo da monitoria acadêmica?
O foco da monitoria acadêmica é melhorar e apoiar o ensino na faculdade. Sim, ter um monitor acadêmico durante o semestre da disciplina terá muito valor ao aluno que faz a atividade. Mas tanto o professor da disciplina como os estudantes do curso serão beneficiados, já que o objetivo da monitoria é apoiar o ensino e a aprendizagem.
“O monitor fica disponível aos alunos para que possam tirar suas dúvidas e com isso melhorar o seu aprendizado”, afirma o professor Fernando Dutra, assessor acadêmico da pró-reitoria de graduação da Universidade Cruzeiro do Sul.
“Em paralelo, o monitor deve estar em constante contato com o professor, para que possa acompanhar o andamento da disciplina e compreender os objetivos que a disciplina precisa atingir”, completa o professor.
Confira: Faculdade de Medicina mais barata do Brasil: veja qual é e onde fica
+ Melhores cursos tecnológicos, segundo o Guia da Faculdade
O que faz um monitor?
Um monitor acadêmico é responsável por dar apoio à dinâmica de ensino e aprendizagem de uma disciplina. Veja alguns exemplos de atividades de monitoria abaixo:
- Tirar dúvidas dos alunos;
- Orienta os estudantes ao longo das atividades propostas;
- Participa de trabalhos e estudos em grupo;
- Interage com o professor para apresentar andamento da turma;
- Aprende como é a rotina acadêmica dos professores.
Saiba mais: Melhores faculdades privadas do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2022
+ Faculdades brasileiras com maior empregabilidade, segundo ranking mundial
+ Veja como conseguir uma vaga de estágio no primeiro semestre da faculdade
O que é preciso para ser um monitor na faculdade?
Qualquer aluno matriculado em um curso de uma universidade que tenha a atividade pode se candidatar à monitoria. “O ponto fundamental neste processo é a vontade do aluno em aprofundar seus conhecimentos e atuar ativamente na vida acadêmica do curso”, conta Fernando.
Os critérios de seleção variam de acordo com cada instituição, e a análise do Histórico Escolar do estudante é quase sempre o item que vai definir o resultado. Com excelentes notas na disciplina da monitoria e bom desempenho no restante da graduação, o estudante terá mais chance de se tornar monitor.
Para um professor, por que é bom ter um estudante-monitor durante as aulas?
Além do acompanhamento aos alunos da disciplina, um monitor será um grande parceiro do professor ao longo do semestre. A presença do estudante vai facilitar o processo de ensino com esse acolhimento aos alunos, tirando dúvidas e relatando onde estão as maiores dificuldades da turma.
“Para o professor responsável,[a monitoria acadêmica] permite o acompanhamento pontual das dificuldades tanto do grupo como de alunos individualmente e propicia um espaço de revisão de conteúdos selecionados”, explica Fernando, da Cruzeiro do Sul.
Saiba mais:
+ O que é Iniciação Científica?
+ Por que fazer Iniciação Científica?
Qual a importância de fazer monitoria acadêmica?
Já deu para perceber que a monitoria acadêmica é algo bastante construtivo para um estudante durante a sua graduação. São diversos benefícios que tornam essa atividade atraente para muitos universitários.
De acordo com o professor da Cruzeiro do Sul, além de se aprofundar ainda mais nos assuntos das disciplinas, o monitor vai vivenciar e conhecer como é a atuação acadêmica e a rotina de preparação das aulas.
A relação do monitor com o professor e com os alunos também é um ponto a ser levado em conta, já que ele estará apto a auxiliar nas dúvidas dos estudantes e na construção da aula com o professor.
“Estes são momentos ricos na aprendizagem do próprio monitor, uma vez que permite uma compreensão mais abrangente do conteúdo e dos objetivos de aprendizagem da disciplina, permitindo que o monitor exercite suas ideias e seu aprofundamento profissional”, conta Fernando Dutra.
Além de tudo isso, será que um monitor ainda recebe salário por essa atividade? Veja abaixo!
Um monitor na faculdade ganha salário?
Geralmente, o monitor recebe uma bolsa-auxílio da faculdade que pode ser ou em dinheiro para pagamento de despesas relacionadas à graduação ou já em descontos nas mensalidades dos cursos. Esse é outro benefício da monitoria acadêmica.
Segundo Fernando Dutra, da Universidade Cruzeiro do Sul, há também a monitoria voluntária, quando o aluno monitora eventos específico ou já possui alguma outra modalidade de auxílio da faculdade, como os programas do governo (Prouni e Fies, por exemplo).
Veja também: Entenda a diferença entre bolsa-auxílio e salário
Quanto tempo dura uma monitoria?
Geralmente, a monitoria acadêmica vai durar um semestre e vai acontecer ao longo da disciplina da turma que está cursando aquela matéria durante os seis meses. Mas o desempenho do monitor pode dar a oportunidade de continuar a atividade em outras disciplinas.
O professor Fernando dá a dica: “Aconselha-se que os alunos diversifiquem as disciplinas que pretendem ser monitores, de forma a aprofundar-se em conteúdos diversos.”
Como ficou a monitoria durante a pandemia?
Assim como qualquer atividade acadêmica, a pandemia forçou que universidades, professores e alunos se adaptassem para essa realidade de isolamento social. Assim, a necessidade de aulas remotas também flexibilizou o trabalho dos monitores.
Ou era se adaptar ao ensino virtual, ou seria necessário cancelar essas atividades. Por isso, as faculdades do país decidiram incluir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) espaço para que os monitores continuassem interagindo com os alunos de forma online.
Na Cruzeiro do Sul, Fernando conta que foram criadas salas de atendimento no AVA para plantão de dúvidas, aprofundamento de conhecimentos e outras atividades propostas pelo professor nas aulas, tudo com participação do monitor.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Em qual faculdade começar o curso?
O primeiro passo para começar uma monitoria acadêmica é estar matriculado em um curso na universidade.
Caso você ainda não tenha começado uma faculdade, entre no Quero Bolsa, escolha o curso, a instituição de ensino, quanto você pode pagar e encontre as melhores opções para você.
As bolsas de estudo não precisam de comprovante de renda para serem efetivadas, e você economiza em todas as mensalidades até o final do curso, quando conseguir o diploma. Saiba quais são algumas das instituições parceiras:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Veja também:
+ 9 sinais que mostram que é hora de entrar na faculdade
+ O Quero Bolsa é confiável? Veja como funciona!