Cada participante recebe um caderno de provas personalizado com seu nome em cada um dos dias. Mas você sabe o porquê das cores diferentes nas provas do Enem?
As provas do Enem 2024 ocorrerão em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro, conforme o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Sobre a avaliação, que apresenta mais de 4 milhões de inscritos na edição deste ano, um dos questionamentos mais frequentes é: Por que as provas do Enem têm cores diferentes?
Os cadernos do Enem têm cores diferentes para evitar fraudes, como a cola indevida, e para garantir a equidade entre os candidatos. As cores são diferentes, mas as questões são as mesmas, apenas distribuídas em ordem diferente.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza um sistema para determinar aleatoriamente as cores das provas, considerando critérios como o número de inscrição do candidato e o local de prova.
Os cadernos de prova possuem quatro cores de capa: azul, branco, rosa e amarelo. Cada participante recebe um caderno de provas personalizado com seu nome em cada um dos dias.
Além dessas áreas, há uma redação, que deve ser elaborada com base em um tema proposto. A prova é aplicada em dois dias, totalizando 180 questões de múltipla escolha, com 45 questões por área.
O Enem é conhecido por seu formato que valoriza a interpretação de texto e a aplicação de conhecimentos em situações do cotidiano. A correção da redação leva em conta critérios como coerência, coesão e a capacidade de argumentação.
As principais bolsas de estudo para você!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Confira o cronograma de provas do Enem 2024:
1º dia de prova — 3 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de espanhol ou inglês);
45 questões de ciências humanas;
Redação.
2º dia de prova — 10 de novembro
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
Cronograma (horário de Brasília)
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30
Pode sair sem o caderno de questões: a partir das 15h30
Pode sair com o caderno de questões: faltando 30 minutos para o término da prova
Se você vai fazer o Enem, provavelmente tem interesse no gabarito, que começa a sai extraoficialmente depois da prova. A Quero Bolsa, por exemplo, traz a correção completa. Salve o link abaixo:
Mesmo sem a nota do Enem, você consegue ingressar no ensino superior. Existem algumas formas para isso, como os vestibulares próprios das faculdades. Além disso, tem também a Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80% para graduação. Confira: