Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Por que decidi fazer uma pós-graduação?

Eduardo Schiavoni, Guia da Faculdade da Estácio de Sá, conta sobre sua experiência com os estudos ao longo dos anos

Na minha vida profissional e acadêmica, levei dez anos para aprender uma lição que, se se você for esperto, irá aproveitar agora e que certamente irá mudar sua vida para melhor. Sem rodeios, lá vai: conhecimento nunca é demais.

Por mais que a pessoa seja boa no que faz ou tenha uma vocação natural, nos cursos, ainda que extracurriculares, são disponibilizados um conjunto novo de conhecimentos. E, acredite, quando mais conhecimento, melhor profissional você fica.

No começo de 2018, cursando o quinto semestre de Direito na Universidade Estácio de Sá, em Ribeirão Preto (SP), decidi que seria um ano onde eu me dedicaria aos cursos que me capacitassem na área do Direito. Sou jornalista formado e atuo na área, mas decidi focar os estudos na área da minha nova graduação.

Iniciei uma pós-graduação em Direito Administrativo, que consegui em condições muito especiais graças a uma parceria com o Quero Bolsa. Um ano depois, sou pós-graduado, aguardando o certificado chegar.

Também realizei um curso de Mediador Judicial habilitado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, onde, atualmente, cumpro estágio para a obtenção do certificado. Embora só tenha cumprido dez das 40 primeiras horas necessárias, já tem sido um diferencial muito importante na minha formação.

Muitas opções

Embora esses dois cursos tenham sido pagos, há boas opções para quem não pode colocar a mão no bolso. Eu, por exemplo, buscava me aprofundar na Hermenêutica Jurídica.

Gosto muito da Teoria Jurídica e da Argumentação, e esses aspectos acabam não sendo tão abordados durante o curso, já que o conteúdo é muito grande e o impacto de matérias como Direito Civil ou Penal na prova da OAB é imensamente maior.

O que fiz? Procurei um curso, fornecido gratuitamente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, onde o tema do estudo é exatamente a Hermenêutica Jurídica. Desde então, já participei de quase dez encontros, todos culturalmente enriquecedores.

E não é só isso. Participei de cursos e eventos ofertados pela própria Estácio. Tivemos uma semana jurídica muito interessante, quando compareci a eventos e palestras realizadas pela OAB. Praticamente toda semana ocorre uma palestra sobre um tema relevante, e você ainda faz contatos profissionais muito valiosos por lá.

O que posso dizer é que desde o início do ano, quando me propus a arranjar tempo – e eu sei que não é fácil, já que sou separado e cuido de dois filhos, além de trabalhar com carteira assinada na iniciativa privada –, acrescentei competências valiosas na minha formação por meio desse investimento em cursos.

Você, estudante, procure o seu coordenador, cogite a ideia de criar um Grupo de Pesquisa e conheça as opções que sua universidade oferece nesse sentido. Vale muito a pena!

Foto: Divulgação

Está interessado em continuar estudando? O Quero Bolsa tem as melhores oportunidades de pós-graduação para você 😉

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações