É natural que algumas pessoas se confundam com o conceito de pré-escola, especialmente as mais velhas, já que a educação básica do país passou por diversas mudanças na grade curricular ao longo das últimas décadas.
Veja também:
+ Encontre bolsas de estudos de até 80% de desconto
Assim como o nome diz, a pré-escola corresponde a um período pré-escolar, ou seja, que antecede os anos iniciais do ensino fundamental. Pode-se dizer que é como uma fase preparatória para os pequenos entrarem na escola e passarem a ter contato com as disciplinas tradicionais, como matemática, língua portuguesa e ciências.
Entretanto, assim como as creches, a pré-escola já faz parte da educação infantil. É responsabilidade de todos os municípios oferecer escolas voltadas para o ensino pré-escolar, ainda que existam instituições particulares.
O que é a pré-escola?
A pré-escola é, de fato, o primeiro momento onde as crianças têm contato com a sala de aula. Através das atividades lúdicas, majoritariamente usadas como didática pedagógica, os pequenos podem desenvolver novas habilidades cognitivas e relacionadas à coordenação motora.
É nesse período que os alunos aprendem a desenhar as letras e passam a se familiarizar com números. Há o estímulo dos sentidos, da interação social e de outras capacidades que estão em desenvolvimento. Uma característica comum da pré-escola é a presença de brincadeiras e jogos, com a intenção de passar novos conhecimentos à turminha.
Pinturas a dedo, criação de fantoches, teatros, danças e contação de histórias são atividades que costumam fazer parte do dia a dia de quem está na pré-escola. E assim como em qualquer série escolar, nessa etapa também é necessário o acompanhamento dos pais na rotina do filho, tanto que reuniões com os responsáveis são realizadas com frequência pela equipe pedagógica.
Qual a idade para entrar na pré-escola?
A faixa etária destinada à pré-escola é determinada pela legislação brasileira. De acordo com a Lei Federal nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, as idades limitadas à pré-escola são 4 e 5 anos.
Veja também:
+ 10 opções de jogos para crianças de 4 anos
Sendo assim, qualquer criança com 4 anos completos até 31 de março deve ser matriculada nessa categoria da educação infantil. Vale ressaltar que essa é a primeira etapa da educação básica, juntamente com as creches, destinadas para crianças com 3 anos ou menos.
Creche e pré-escola: tem diferença?
Além das diferenças relacionadas às idades, a creche e a pré-escola têm também objetivos distintos, apesar de ambas trabalharem atividades lúdicas na rotina das crianças.
Os pequenos que estão na pré-escola têm mais autonomia no cotidiano, principalmente devido à idade mais avançada e também às experiências obtidas. O contato com os coleguinhas de sala tende a ser maior, assim como a independência para tomar decisões relacionadas ao dia (desde coisas simples, como ir ao banheiro sozinho ou escolher onde sentar na classe).
Até mesmo o que deve ter na mochila de cada criança se distingue entre quem frequenta a creche e aqueles que já estão na pré-escola. No primeiro caso, geralmente os pequenos passam mais tempo no ambiente escolar e precisam levar trocas de roupas e itens de higiene pessoal.
Lista de material escolar para a pré-escola
Normalmente, as escolas solicitam quais materiais são para uso em sala de aula. Porém, alguns itens tendem a estar presentes na maioria das listas. Entre os principais, pode-se citar:
Papel sulfite A4;
Papéis diversificados, como coloridos, crepom e cartolinas;
- Tinta guache;
- Massinha de modelar;
Giz de cera;
Estojo com os principais materiais para o dia a dia escolar, como lápis, borracha, apontador, tesoura sem ponta, cola, canetinhas e lápis de cor;
- Régua;
Caderno.
Podem haver especificações, por exemplo no tipo de lápis, tamanho dos cadernos e até nas quantidades. Antes de fazer as compras, confira a listinha ou entre em contato com a escola para tirar dúvidas.