logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Prouni 2022/2 aceitará as duas últimas edições do Enem

Na última quarta-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital de adesão das instituições de ensino superiores ao Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2022. 

Conforme divulgado pelo órgão, agora será possível utilizar a nota das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever no Prouni do segundo semestre de 2022. 

Na edição do primeiro semestre do Prouni deste ano, conforme decreto assinado pelo Presidente da República, os estudantes que fizeram um dos dois últimos Enem (edições de 2021 e 2020) também puderam se inscrever no programa.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Sisu 2022/2: inscrições estão abertas; faça já a sua

O informativo do MEC ainda diz que o calendário e critérios do processo seletivo do Prouni 2022/2 serão definidos em edital, que ainda não foi publicado. As inscrições para o programa estão previstas para iniciar no final de julho, mas ainda sem data definida. 

O Prouni é um dos principais programas do governo federal para ampliar o acesso à educação superior para a população brasileira. O programa abre as inscrições duas vezes por ano, no começo e no meio, e fornece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino privadas.

Entenda, abaixo, as principais mudanças que ocorreram no Prouni 2022:


Leia mais:  Quem fez o Prouni pode fazer o Fies?
Prouni Vagas Remanescentes: o que são?

 Quais as principais mudanças no Prouni 2022/2?

Uma das alterações previstas na Portaria nº 422 é sobre regularidade fiscal das faculdades participantes. Agora, a verificação da regularidade fiscal e da inexistência de registro de pendência no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) das instituições deve ser feita a cada processo eletivo do Prouni, e não mais somente no início do 1º semestre.

Além disso, outra alteração que a portaria realizou é a possibilidade de participar do Prouni tendo feito pelo menos uma das duas edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou até mesmo ambas as edições, que são o Enem 2021 e 2020. Anteriormente, apenas era aceita a nota da edição mais recente da prova.

Segundo o comunicado, para quem realizou as duas últimas edições do exame, o sistema considerará a nota mais alta obtida. Para poder participar do programa, é necessário ter atingido a nota de no mínimo 450 pontos na soma das cinco provas do Enem, não ter zerado na redação e nem ter participado do exame como treineiro.

Veja também:  Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?
Novo Enem: tudo o que você precisa saber sobre a prova

 Ampliação do acesso ao Prouni

No mês de maio o Prouni passou por outra grande mudança: a ampliação do seu acesso por alunos da rede particular que não sejam bolsistas. Anteriormente, só era permitido que participassem aqueles estudantes que estudassem em escolas particulares com bolsa.

De acordo com a Medida Provisória (MP) sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a partir de julho de 2022 alunos de escolas privadas podem se inscrever no programa, mesmo se não forem bolsistas

O documento também informa sobre algumas alterações nas regras do programa em relação à documentação, às cotas e à seleção dos candidatos, que você pode conferir todas neste artigo: Prouni: Bolsonaro sanciona MP que permite a participação de alunos de escolas particulares

Leia também: Prouni 2022: veja as notas de corte parciais dos cursos mais procurados
Prouni 2022: confira as menores notas de corte do último ano

Plano de Estudos gratuito

Se você está estudando para o Enem deste ano e precisa de uma ajudinha para mandar muito bem na prova e na redação, saiba que a Quero Bolsa criou o Plano de Estudos Enem de Boa 2022! 

Trata-se de um cronograma com indicações diárias de estudo, que incluem vídeo-aulas e exercícios com resolução completa, montado em parceria com um professor especialista em vestibular. O melhor de tudo é que o material é 100% gratuito. Já aproveita e manda para aquele seu amigo que também precisa de uma força pro Enem!

Para baixar, é só clicar no link abaixo: 

Plano de Estudo Enem de Boa

Leia mais: Prouni 2022/1: como a segunda chamada e a lista de espera funcionam?
6 meses para o Enem: veja 10 dicas para melhorar seus estudos
Como se preparar para fazer o Enem pela primeira vez?
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54