Prouni: 7 dúvidas frequentes sobre o Programa Universidade para Todos
Vai participar do Prouni? Veja quais são as dúvidas mais comuns sobre o programa de bolsas de estudo do governo e fique totalmente informado
Atualizado em 27/02/2023
Você já ouviu falar do Programa Universidade para Todos? Também conhecido como Prouni, esse programa do governo oferece bolsas de estudo de 50% e 100% para alunos oriundos da rede pública de ensino.
Todos os anos, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Prouni, oferta milhares de bolsas de estudo em diversas faculdades privadas espalhadas por todo o país. Na edição do primeiro semestre de 2023, foram mais de 228 mil bolsas.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
No intuito de ajudar os estudantes a se preparem para conquistar sua bolsa no Prouni, a Revista Quero reuniu e respondeu as 7 dúvidas mais frequentes sobre o programa. Confira abaixo!
7 dúvidas frequentes sobre o Prouni
Veja a seguir quais são as dúvidas mais comuns sobre o programa e fique totalmente informado:
Confira: Prouni 2023: consulta de vagas está disponível; confira
+ Prouni Medicina: veja as menores notas de corte do último ano
1. Quem pode se inscrever no Prouni?
De acordo com o último edital divulgado pelo MEC, referente à edição de 2023, podem participar do processo seletivo os candidatos que preencham os seguintes pré-requisitos:
- Não possuir diploma de graduação do Ensino Superior;
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2021 ou 2022, e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero.
- Ter renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, para as bolsas de 100%;
- Ter renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos, para as bolsas de estudo de 50% e 25%;
- Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública de ensino ou ser bolsista integral em instituições privadas (além disso, candidatos com alguma deficiência e professores da rede pública de ensino também podem concorrer às bolsas do Prouni);
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
Veja mais: Calendário Prouni 2023: confira todas as datas
+ Edital Prouni 2023: confira todas as datas e informações
2. Como se inscrever no Prouni?
Para realizar a sua inscrição no programa de bolsas de estudo do MEC, é só seguir o passo a passo:
- Acesse o site de inscrição do Prouni e clicar em “Fazer inscrição”: http://siteprouni.mec.gov.br;
- Para você fazer a inscrição no Prouni, é preciso ter em mãos os dados da sua conta no Gov.br, site de cadastro único do governo. Caso seja necessário, confirme seus dados no site;
- Pesquise quais são as instituições e os cursos com ofertas disponíveis. Além disso, aqueles que possuem alguma deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos têm a chance de concorrer por meio da política de cotas;
- Escolha até duas opções da sua preferência (fique atento ao curso, instituição, campus e período).
- Após isso, é só esperar o resultado da classificação.
Lembrando que, durante o período de inscrição, o candidato pode mudar a escolha de curso.
Saiba mais: Mudanças no Prouni: entenda tudo sobre a nova lei
3. Existe alguma taxa de inscrição no Prouni?
Assim como o Sistema de Seleção Única (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Prouni não cobra nenhuma taxa de inscrição ou para a renovação da bolsa de estudo.
4. Quando será divulgado o resultado do Prouni?
O resultado do Prouni normalmente é divulgado alguns dias após o término das inscrições. Na edição de 2023, o resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado no dia 7 de março. Já o resultado da segunda chamada, no dia 21 de março.
Leia também: Que horas sai o resultado do Prouni 2023?
+ Como funciona a lista de espera do Prouni?
5. Como funciona a lista de espera?
Nas últimas edições, só puderam se inscrever na lista de espera da primeira opção de curso os candidatos que:
- Não foram pré-selecionados nas chamadas regulares;
- Foram pré-selecionados na segunda opção de curso e reprovados por não formação de turma.
Aqueles que desejam uma bolsa relacionada à segunda opção de curso, deveriam se encaixar nos seguintes critérios: - Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso;
- Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso;
- Ter sido pré-selecionado na primeira opção de curso e reprovado por não formação de turma.
Veja: Prouni não terá mais notas parciais? Entenda
+ Tem Prouni para cursos a distância (EaD)?
6. O que é a bolsa permanência do Prouni?
Além da bolsa de estudo, o governo também oferece outro tipo de auxílio, a Bolsa Permanência Prouni. Esse benefício financeiro é oferecido para bolsistas integrais, afim de ajuda no custeio das despesas educacionais do universitário.
De acordo com o portal do Prouni, podem concorrer à bolsa estudantes com bolsas integrais e que estejam matriculados em cursos presenciais de, no mínimo, seis semestres de duração, com carga horária média igual ou superior a seis horas diárias de aula.
Saiba mais: Veja tudo sobre a bolsa permanência Prouni
Como conseguir uma bolsa de estudo sem ter feito Enem?
7. Quem se inscreveu no Prouni pode se inscrever no Sisu?
Segundo o portal oficial do Sisu, desde que atenda aos pré-requisitos necessários no Prouni, candidatos inscritos no Sisu também podem se inscrever nesse outro processo seletivo.
Porém, caso esse mesmo candidato seja aprovado nos dois programas do governo, será preciso optar entre um ou outro.
“É vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.[…] Assim, o estudante pré-selecionado no Prouni somente deve solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de educação superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni”, aponta o site.
Não vou conseguir uma bolsa pelo Prouni. E agora?
Se você não atende aos pré-requisitos obrigatórios do Prouni, o site Quero Bolsa também oferece bolsas de estudo de até 80% em milhares de faculdades ao redor do Brasil.
Diferentemente desse programa do governo, não é necessário comprovar renda ou ter feito o Enem para garantir a bolsa de estudo.
É só acessar o site, escolher o curso e a faculdade e selecionar o quanto você pode pagar por mês. Em poucos passos é possível assegurar o desconto até o fim do curso. Confira abaixo algumas faculdades parceiras da Quero Bolsa que oferecem bolsas:
- UFBRA
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Como funciona o Quero Bolsa? É confiável?
+ Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.