3. Existe alguma taxa de inscrição no Prouni?
Assim como o Sistema de Seleção Única (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Prouni não cobra nenhuma taxa de inscrição ou para a renovação da bolsa de estudo.
4. Quando será divulgado o resultado do Prouni?
O resultado do Prouni normalmente é divulgado alguns dias após o término das inscrições. Na edição de 2023, o resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado no dia 7 de março. Já o resultado da segunda chamada, no dia 21 de março.
Leia também: Que horas sai o resultado do Prouni 2023?
+ Como funciona a lista de espera do Prouni?
5. Como funciona a lista de espera?
Nas últimas edições, só puderam se inscrever na lista de espera da primeira opção de curso os candidatos que:
- Não foram pré-selecionados nas chamadas regulares;
- Foram pré-selecionados na segunda opção de curso e reprovados por não formação de turma.
Aqueles que desejam uma bolsa relacionada à segunda opção de curso, deveriam se encaixar nos seguintes critérios: - Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso;
- Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso;
- Ter sido pré-selecionado na primeira opção de curso e reprovado por não formação de turma.
Veja: Prouni não terá mais notas parciais? Entenda
+ Tem Prouni para cursos a distância (EaD)?
6. O que é a bolsa permanência do Prouni?
Além da bolsa de estudo, o governo também oferece outro tipo de auxílio, a Bolsa Permanência Prouni. Esse benefício financeiro é oferecido para bolsistas integrais, afim de ajuda no custeio das despesas educacionais do universitário.
De acordo com o portal do Prouni, podem concorrer à bolsa estudantes com bolsas integrais e que estejam matriculados em cursos presenciais de, no mínimo, seis semestres de duração, com carga horária média igual ou superior a seis horas diárias de aula.
Saiba mais: Veja tudo sobre a bolsa permanência Prouni
Como conseguir uma bolsa de estudo sem ter feito Enem?
7. Quem se inscreveu no Prouni pode se inscrever no Sisu?
Segundo o portal oficial do Sisu, desde que atenda aos pré-requisitos necessários no Prouni, candidatos inscritos no Sisu também podem se inscrever nesse outro processo seletivo.
Porém, caso esse mesmo candidato seja aprovado nos dois programas do governo, será preciso optar entre um ou outro.
“É vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.
[…] Assim, o estudante pré-selecionado no Prouni somente deve solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de educação superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni”, aponta o site.