
Participação indígena no Enem 2025 cresce e bate recorde, segundo Inep
João Marcondes | 11/08/25O número de participantes com inscrições confirmadas no Enem 2025 que se autodeclaram indígenas aumentou 89% em comparação com 2022.
Entenda como as notas de corte do Prouni 2025.2 são calculadas e saiba onde consultar a nota de corte de cada curso no programa.
As inscrições para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2025 começaram nesta segunda-feira, 30 de junho, e uma das perguntas mais recorrentes entre os interessados é: qual a nota de corte para as bolsas do Prouni?
Encontre bolsas de estudo de até 80%
A seguir, você confere a resposta e entende melhor como funciona a nota de corte no Prouni 2025.2, como consultá-la e quais fatores influenciam nesse cálculo!
Veja: Prouni 2025.2: veja os cursos com mais bolsas ofertadas
A nota de corte no Prouni não é fixa e pode variar dependendo de vários fatores. Entre os aspectos que influenciam a nota de corte estão a faculdade escolhida, a cidade e o estado onde o curso é ofertado, a quantidade de vagas disponíveis, a concorrência do curso e, ainda, o tipo de cota utilizada (ampla concorrência ou cotas específicas para candidatos de escolas públicas, pessoas com deficiência, entre outras).
Por exemplo, cursos mais concorridos, como Medicina e Direito, geralmente têm uma nota de corte mais alta, enquanto cursos com menos demanda podem ter notas de corte mais baixas. Além disso, o número de vagas disponíveis também impacta: quanto mais vagas, menor pode ser a nota exigida para ser aprovado.
Uma maneira de ter uma ideia da nota de corte necessária para conseguir uma bolsa do Prouni enquanto as notas da edição atual não saem, é conferir as notas de corte da última edição do programa.
A seguir, veja algumas das notas de corte dos cursos mais procurados no Prouni 2024.2 (todas estão em ampla concorrência):
Menor nota de corte: 717,11 na Faculdade de Excelência UNEX de Itabuna (BA)
Maior nota de corte: 788, 58 na Universidade Vila Velha (ES)
Menor nota de corte: 450,14 na Faculdade Fasipe de Sorriso (MT) – bolsa parcial
Maior nota de corte: 760,30 na Universidade Tiradentes (SE)
Menor nota de corte: 450,72 na Universidade Estácio de Sá – Paulista (PE)
Maior nota de corte: 730,08 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – São Paulo (SP)
Menor nota de corte: 450,24 na Escola Superior Batista do Amazonas – Manaus (AM) – bolsa parcial
Maior nota de corte: 770,36 na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG)
Menor nota de corte: 450,04 na Faculdade Anhanguera de Campinas – Campinas (SP)
Maior nota de corte: 750,92 na Universidade de Franca – Carmópolis de Minas (MG)
Menor nota de corte: 450,88 no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan) – Brasília (DF)
Maior nota de corte: 742,66 na Universidade Santa Cecília – Santos (SP)
Menor nota de corte: 450,10 no Centro Universitário Leonardo da Vinci – Fontoura Xavier (RS)
Maior nota de corte: 759,54 na Universidade Cruzeiro do Sul – Botucatu (SP)
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Durante o período de inscrições do Prouni 2025.2, que vai de 30 de junho a 4 de julho, você pode acompanhar a nota de corte de cada curso diretamente no site oficial do programa: acessounico.mec.gov.br/prouni. Ao selecionar suas opções de curso, a nota de corte será exibida abaixo de cada uma delas.
Essa nota indica a pontuação do último candidato pré-selecionado para aquela vaga específica, considerando fatores como instituição, curso, turno, modalidade de concorrência e tipo de bolsa (integral ou parcial).
A nota de corte é calculada diariamente pelo sistema do Prouni, refletindo as inscrições realizadas até aquele momento. Portanto, ela pode variar ao longo do período de inscrições. O sistema também permite que você altere suas opções de curso quantas vezes desejar, desde que as inscrições estejam abertas.
Além do Prouni, saiba que ainda existem outras formas de entrar na faculdade e ainda ter bolsa de estudos até o final do curso, e uma delas é pela Quero Bolsa.
A Quero Bolsa é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. Basta acessar o botão abaixo e procurar pelo curso para ver as bolsas disponíveis:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis: