Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

Quem pode fazer pós-graduação?

por Adriana Nakamura em 02/03/18 12 mil visualizações


Pós-graduação, como o próprio nome diz, é um curso que se faz depois da graduação. Então, o primeiro pré-requisito é esse. Só pode fazer pós-graduação quem já fez faculdade. Como já falamos aqui na Revista QB, na matéria sobre diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico, a faculdade é um curso de graduação.

De acordo com levantamentos nacionais (Semesp) e internacionais (OCDE), quanto mais anos de estudo uma pessoa tem, melhores são as oportunidades de emprego, tanto com relação à posição quanto ao salário.

Mas você sabe quais caminhos seguir para estudar mais? É isto que vamos descrever agora: o caminho a ser cumprido até chegar à pós-graduação.

1. Ensino Básico

A primeira fase a ser cumprida para chegar à pós-graduação é completar o Ensino Básico, que é o estágio que compreende duas fases: o Ensino Fundamental e o Ensino Médio (antigo Colegial).

Tanto o diploma do Ensino Fundamental quanto o do Ensino Médio podem ser conquistados da forma tradicional ou por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Encceja é especialmente desenvolvido para jovens e adultos que querem ingressar no Ensino Superior, mas não puderam concluir o Ensino Básico da forma tradicional. Com a certificação do Encceja, os candidatos obtêm os certificados necessários para estarem aptos a entrar na faculdade. 

Assim, após terminar a 3ª série do Ensino Médio ou obter a certificação do Ensino Médio pelo Encceja, o estudante terá concluído o Ensino Básico.

2. Ensino Superior

Com o diploma do Ensino Médio em mãos, o estudante pode ingressar no Ensino Superior. A primeira fase do Ensino Superior é a graduação, ou seja, a faculdade.

Os cursos de graduação têm, em média, quatro a cinco anos de duração e oferecem amplo conhecimento teórico e prático da área escolhida. Os cursos são oferecidos em faculdades, universidades, centros universitários e institutos públicos e particulares em todo o Brasil.

São milhares de opções de cursos, como Direito, Administração, Enfermagem, Engenharia, Arquitetura, Estética e Cosmética, entre muitos outros, oferecidos nas modalidades presencial e a distância (EaD).

O ingresso no Ensino Superior pode ser feito por meio dos vestibulares tradicionais, pelos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies) ou pelo Quero Bolsa.

Veja também: Qual a diferença entre Sisu, Prouni, Fies e Quero Bolsa?

Quem pode fazer pós-graduação?

Pode fazer pós-graduação quem concluiu a primeira fase do Ensino Superior, ou seja a faculdade.

Os cursos de pós-graduação têm, em média, dois anos de duração e proporcionam melhores oportunidades no mercado de trabalho, por qualificarem em uma especialidade os profissionais graduados em uma área.

Por exemplo, um profissional graduado em Direito pode fazer uma pós-graduação em Direito Penal para especializa-se nessa área. Também é possível expandir a área de conhecimento para atividades que se conectam entre si no mercado de trabalho. Por exemplo, quem fez graduação em Jornalismo pode cursar uma pós-graduação em Comunicação Corporativa ou Marketing, a fim de melhorar suas competências para trabalhar em empresas, e não apenas em redações.

Cada curso de pós-graduação pode ter pré-requisitos específicos, que vão depender das exigências da instituição para o curso. Algumas exigem apenas a graduação em determinados cursos ou atuação profissional na área. 

Tipos de pós-graduação: Mestrado, Doutorado, Especialização e MBA

Se quiser saber mais sobre os tipos de pós-graduação, você pode ler esta outra matéria da Revista QB, que explica quais as diferenças entre Mestrado, Doutorado, Especializações e MBA. Já adianto para você que todas essas são modalidades de pós-graduações, lato sensu e stricto sensu:

Como escolher o melhor tipo de pós-graduação

Quanto custa uma pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação são pagos, mesmo aqueles oferecidos por instituições públicas, como USP e Unicamp. Muitas instituições privadas oferecem uma grande diversidade de pós-graduações em variadas áreas do conhecimento, nas modalidades presencial e a distância. Os preços dos cursos variam, mas a maior parte das instituições particulares oferece bolsas de estudo. Clique aqui para ver bolsas de estudo para pós-graduação.

Para você ter uma ideia dos preços, existem hoje disponíveis bolsas de estudo em São Paulo na área do Direito cujas mensalidades saem por R$ 85,00 com a bolsa. Na área da Comunicação, pode-se encontrar bolsas que baixam as mensalidades para R$ 159,00. Há ainda bolsas para pós-graduação na área da Saúde, da Educação, das Ciências Exatas, Agrárias, etc.

Encontrar bolsas de estudo

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54