logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Tudo o que você precisa saber sobre o resultado do Encceja

por Isabela Giordan em 27/11/19 4,2 mil visualizações

Você conhece o Encceja? O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova elaborada pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), que busca ajudar jovens e adultos que não conseguiram terminar o Ensino Básico na idade adequada a conquistar o diploma de conclusão. 

Aplicado uma vez ao ano, esse exame é gratuito e recebe milhares de inscrições a cada edição. Em 2019, por exemplo, mais de dois milhões de pessoas se candidataram para a prova. 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

resultado do encceja

Entretanto, além da aplicação do exame, se tem algo que deixa os candidatos totalmente ansiosos é o resultado da avaliação. Afinal, ali pode estar definido quais serão os planos daquela pessoa para os próximos anos, seja na busca de uma vaga de emprego que exija certificação do Ensino Médio ou até mesmo voltar aos estudos e ingressar na faculdade.

Para ajudar a acalmar os ânimos, a Revista Quero listou tudo o que você precisa saber sobre o resultado do Encceja, até que as notas sejam finalmente divulgadas. Confira:

Quando sai o resultado do Encceja?

O resultado oficial da prova é divulgado alguns meses após a aplicação do exame, mas não há uma data fixa para isso. Em geral, o Inep costuma divulgar as notas individuais em dezembro.

Leia mais: Encceja 2020: saiba quando será divulgado o resultado

Como ver o resultado do Encceja?

Para saber qual foi a sua nota, é preciso seguir este passo a passo: 

1 - Acesse a página do participante do Encceja. É só clicar nesse link;

2 - Informe seu CPF, a senha que você cadastrou na hora da inscrição e escolha a figura indicada;

3 - Pronto! Agora é só ver as suas notas e saber o seu resultado. 

 Veja também: Quem fez Encceja pode fazer faculdade?

Qual é o método de correção utilizado pelo Encceja?


Assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o método de correção do Encceja é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

A TRI leva em conta não só o número de acertos, mas também o padrão de respostas do participante da prova. Ou seja, se duas pessoas apresentam o mesmo número de acertos, podem receber da TRI diferentes valores de proficiência e notas no Encceja.

Clique aqui e veja como funciona a TRI

Qual é a nota necessária para ser aprovado?

Segundo o edital da prova, candidato deverá tirar nota acima de 100 (cem) nas matérias selecionadas durante a inscrição e nota acima de 5 (cinco) para ser aprovado na redação.

Fui aprovado em todas as matérias. E agora?


Caso você tenha sido aprovado em todas as matérias que foi inscrito, o próximo passo é levar o resultado até à Instituição Certificadora cadastrada durante a inscrição



O que fazer se eu só fui aprovado em algumas matérias?


Nesse caso, você pode conseguir o certificado parcial na instituição certificadora e, no próximo ano, realizar apenas as matérias que você está “devendo”

Assim, na hora da inscrição, selecione apenas os cadernos de questões que estão em aberto no seu resultado. 

Atenção: caso o candidato não tenha alcançado a nota necessária para ser aprovado em “redação” ou “Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física” (Ensino Fundamental)/“Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” (Ensino Médio), será necessário realizar as duas provas novamente no ano seguinte, independente dele ter sido aprovado em apenas uma delas.

Qual é a diferença entre certificado e declaração parcial de proficiência?

Veja quais são as diferenças entre os dois tipos de documentos que podem ser emitidos após a divulgação do resultado do Encceja:

  • Certificado: emitido pela instituição certificadora selecionada na inscrição, esse documento só é emitido quando o candidato consegue a nota mínima nas quatro provas objetivas e na redação
  •  Declaração parcial de proficiência: também emitido pela instituição certificadora escolhida na inscrição, essa declaração é expedida quando o participante consegue a nota mínima e uma ou mais provas, mas não em todas. Ou seja, nesse caso, para conseguir o certificado final, será preciso que o candidato refaça o Encceja, mas apenas nas provas em que ele não conseguiu a nota mínima para a aprovação. 

Como solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência?

Após consultar o resultado, o candidato deve entrar em contato com a instituição certificadora cadastrada durante a inscrição no exame para solicitar a emissão do certificado ou da declaração parcial de proficiência.  

Por isso, caso você não lembre qual foi a instituição cadastrada, entre na sua página do participante e veja qual é a “instituição certificadora” indicada.

Quem se formou pelo Encceja pode fazer faculdade? 

Sim! Mas, lembre-se que isso só vale para quem foi aprovado em todas as matérias do Ensino Médio e tem o certificado em mãos. Portanto, se você se formou pelo Encceja e quer iniciar uma faculdade, é só escolher o curso, a faculdade e voltar aos estudos.

Encontrar bolsas de estudo

Dica extra: no Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo de até 80% em mais de mil faculdades ao redor do Brasil! As bolsas são válidas para quem se formou na modalidade tradicional e também pelo Encceja. Nos vemos na faculdade? 🎓 


Veja também: Guia Completo do Encceja
                        Como funciona o Quero Bolsa? É confiável?
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54