
Mudanças na Fuvest 2026: o que você precisa saber para se preparar
Juliana Gottardi | 24/03/25Saiba tudo sobre as provas e conteúdos do vestibular Fuvest 2026
Fez o Encceja e tem dúvidas sobre o resultado da prova? Confira tudo sobre o assunto e fique por dentro para saber o que fazer com essa nota.
Você conhece o Encceja? O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova elaborada pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), que busca ajudar jovens e adultos que não conseguiram terminar o Ensino Básico na idade adequada a conquistar o diploma de conclusão.
Plano de estudos gratuito para o Encceja
Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quando sai o resultado do Encceja?
Aplicado uma vez ao ano, esse exame é gratuito e recebe milhares de inscrições a cada edição. Em 2024, por exemplo, 895.512 pessoas se inscreveram para fazer a prova.
Entretanto, além da aplicação do exame, se tem algo que deixa os candidatos totalmente ansiosos é o resultado da avaliação.
Afinal, ali pode estar definido quais serão os planos para os próximos anos, seja na busca de uma vaga de emprego que exija certificação do Ensino Médio ou até mesmo voltar aos estudos e ingressar na faculdade.
Para ajudar a acalmar os ânimos, a Revista Quero listou tudo o que você precisa saber sobre o resultado do Encceja, até que as notas sejam finalmente divulgadas. Confira:
O resultado oficial da prova é divulgado alguns meses após a aplicação do exame, mas não há uma data fixa para isso. Em geral, o Inep costuma divulgar as notas individuais, ou seja, o resultado de cada participante, em dezembro.
Em 2024, por exemplo, segundo o Inep, o resultado do Encceja está previsto para o dia 23 de dezembro.
Leia mais: + O que fazer com o resultado do Encceja?
Para saber qual foi a sua nota no Encceja, é preciso seguir este passo a passo:
Veja também: Quem fez Encceja pode fazer faculdade?
Assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o método de correção do Encceja é a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
A TRI leva em conta não só o número de acertos, mas também o padrão de respostas do participante da prova (se ele errou questões fáceis e acertou as difíceis pode indicar que houve o famoso “chute”).
Ou seja, se duas pessoas apresentam o mesmo número de acertos, podem receber notas diferentes no Encceja.
Segundo o edital da prova, candidato deve tirar nota acima de 100 (cem) nas matérias selecionadas durante a inscrição e nota acima de 5 (cinco) para ser aprovado na redação.
Fui aprovado em todas as matérias do Encceja. E agora?
Caso você tenha sido aprovado em todas as matérias que foi inscrito, o próximo passo é levar o resultado até à Instituição Certificadora cadastrada durante a inscrição.
O que fazer se eu só fui aprovado em algumas matérias do Encceja?
Nesse caso, você pode conseguir o certificado parcial na instituição certificadora e, no próximo ano, realizar apenas as matérias que você está “devendo”.
Assim, na hora da inscrição, selecione apenas os cadernos de questões que estão em aberto no seu resultado.
Atenção: caso o candidato não tenha alcançado a nota necessária para ser aprovado em “redação” ou “Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física” (Ensino Fundamental)/“Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” (Ensino Médio), será necessário realizar as duas provas novamente no ano seguinte, independente de ele ter sido aprovado em apenas uma delas.
Confira: + Quem faz Encceja tem histórico escolar?
+ Encceja e supletivo: entenda qual a diferença
Muita gente por aí também costuma confundir certificado e declaração de proficiência.
Veja quais são as diferenças entre esses dois tipos de documentos que podem ser emitidos após a divulgação do resultado do Encceja:
Após consultar o resultado, o candidato deve entrar em contato com a instituição certificadora cadastrada durante a inscrição no exame para solicitar a emissão do certificado ou da declaração parcial de proficiência.
Por isso, caso você não lembre qual foi a instituição cadastrada, entre na sua página do participante e veja qual é a “instituição certificadora” indicada.
Após ser aprovado em todas as matérias do Encceja e também na redação, o candidato deve solicitar a emissão do certificado de conclusão do ensino médio para a instituição certificadora cadastrada durante a inscrição no exame.
Para que a instituição certificadora consiga emitir o certificado de conclusão do ensino médio, normalmente é preciso que o participante leve alguns documentos, são eles: RG e CPF (cópia e original) e o boletim de desempenho do Encceja com as notas, que prova que tal candidato foi aprovado.
O prazo para emissão da declaração de solicitação do certificado do Ensino Médio pode variar bastante dependendo da unidade certificadora. Isso porque algumas instituições ainda emitem o certificado na forma física, enquanto outras de forma online.
Para descobrir o prazo para a emissão do certificado do Encceja, o melhor a se fazer é ligar ou entrar no site da sua unidade certificadora.
Normalmente, se o certificado for emitido de forma física, demora de 45 a 60 dias. Já o certificado digital é mais rápido, e leva, em média, 5 dias úteis para ser emitido.
Veja mais: Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?
Sim! Mas, lembre-se de que isso só vale para quem foi aprovado em todas as matérias do Ensino Médio e tem o certificado em mãos.
Se você se formou pelo Encceja e quer iniciar uma faculdade, é só escolher o curso, a instituição e voltar aos estudos.
Dica extra: na Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo de até 80% em mais de mil faculdades ao redor do Brasil! As bolsas são válidas para quem se formou na modalidade tradicional e também pelo Encceja.
Pensando em te ajudar a passar no Encceja, a Revista Quero produziu um guia com todas as informações sobre a prova. É um material totalmente gratuito, basta clicar no botão abaixo e começar a se preparar!
Se você precisa estudar para o Encceja, também é possível utilizar o Plano de Estudos Gratuito do Encceja da Quero Bolsa!