Você sabe qual a principal diferença entre texto expositivo e argumentativo? Diversos tipos de textos que escrevemos são classificados conforme as regras de composição que possuem, suas características.
Assim, para saber cada tipo é necessário analisar sua estrutura e a sua finalidade, já que eles podem contar uma história, fazer a descrição de um fato, argumentar sobre determinado ponto de vista, fazer uma explicação ou informar o que aconteceu.
Bom, você deve estar se perguntando: “O que o texto dissertativo tem a ver com o texto expositivo e argumentativo?”. Para falar sobre esses dois tipos textuais precisamos falar primeiro sobre o texto dissertativo.Isso acontece porque ele é classificado em dissertativo-expositivo e argumentativo.
Deu pra entender? Agora, vamos passar por cada uma das categorias do texto dissertativo, para que você saiba, de uma vez por todas, a diferença entre texto expositivo e argumentativo.
O que é um texto expositivo? Veja os tipos que existem
O texto expositivo tem o objetivo de informar e esclarecer o leitor ao apresentar um determinado tema ou assunto. Contudo, esse tipo de texto não tem, necessariamente, o intuito de convencer o leitor, apenas de expor as ideias e pontos de vista.
Assim, o texto possui uma ideia central a ser apresentada, desenvolvida no seu decorrer até chegar ao seu fechamento.
Além disso, sua linguagem é clara e concisa, e também apresenta a definição e a comparação como recursos linguísticos. Um texto expositivo também recebe duas formas de classificação:
expositivo-argumentativo: apresenta o conceito de algum tema e utiliza os argumentos para defender a ideia;
expositivo-informativo: apenas apresenta algo, recorrendo a uma linguagem mais neutra.
Como é o texto expositivo-argumentativo?
O texto expositivo argumentativo tem como foco a estrutura argumentativa das informações. Ela apresenta ao leitor informações referentes a determinado assunto além de defender certo argumento, baseando estas considerações em argumentos sólidos. Ao mesmo tempo, em que o texto informa e expõe informações, ele tem como função o convencimento do leitor sobre determinado argumento.
Estrutura do texto expositivo
Agora que você sabe algumas características deste tipo de texto, vejamos como é a estrutura do texto expositivo:
Introdução: refere-se a parte do texto onde se apresenta e contextualiza o tema. Nela também se define o objetivo do texto.
Desenvolvimento: nessa parte é feita a explicação detalhada e objetiva do tema.
Conclusão: aqui, o tema é reafirmado, apresentando a síntese do que foi abordado.
Você encontra exemplos do texto expositivo em:
Reportagens;
Resumos e fichamentos;
Artigos científicos;
Seminários.
Dicionários e enciclopédias.
Como saber se o texto é expositivo?
O primeiro passo para descobrir se um texto é expositivo está na observação de suas características básicas, sua estrutura e característica principal: a apresentação de um assunto ou o acréscimo de informações a um assunto antes abordado. Além disso, você pode partir de alguns exemplos de formatação que sempre são utilizadas em textos com essas características como os citados acima.
Para não restar dúvidas sobre o texto expositivo, separamos um exemplo para complementar seu aprendizado. Neste caso o exemplo é a abertura de uma notícia fictícia. Confira:
“A cidade de Abacaxis apresentou crescimento no número de plantações de laranjas no ano de 2023. A partir do número de habitantes no município, viu-se que para cada residente, existem mais de 500 unidades da fruta sendo produzidas a cada estação. O número é um recorde municipal.”
O que é um texto argumentativo?
O texto argumentativo apresenta um ponto de vista e tem o objetivo persuadir e convencer o leitor a concordar com a ideia defendida. Para isso, o autor deve utilizar estratégias argumentativas, como a apresentação de dados, citações e alusões históricas.
Assim, o texto argumentativo apresenta um formato de escrita que busca defender uma ideia central, a partir da argumentação, valendo-se de opiniões e provas, como:
Dados;
Levantamentos;
Estatísticas;
Pesquisas;
Fatos;
Exemplos.
Como é um texto argumentativo?
Um texto argumentativo tem características básicas que o ajudarão a identificar sua ocorrência e facilitarão caso você precise criar um texto deste tipo. Confira a estrutura básica do texto argumentativo.
Sua estrutura básica é a seguinte:
Introdução: corresponde a parte onde é apresentado o assunto e a tese sobre ele, que será defendida ao longo do texto.
Desenvolvimento: aqui, são explorados os argumentos que sustentam a tese. Eles precisam estar embasados com exemplos e fatos, que servem como sua comprovação e validação.
Conclusão: refere-se ao desfecho do assunto. Aqui se retoma a tese inicial. Também é preciso apresentar possíveis soluções, como a proposta de intervenção.
Exemplos desse tipo de texto são encontrados em:
Ensaios;
Cartas argumentativas;
Editoriais;
Redações de vestibulares e concursos.
No caso do Enem, o candidato precisa se atentar para duas questões importantes, que fazem parte das especificidades do texto argumentativo.
Dissertar: saber expor, informar e apresentar as informações de modo claro e objetivo;
Argumentar: saber defender seu ponto de vista de modo a convencer o leitor.
Vale destacar ainda que, no Enem, o candidato pode ser penalizado na avaliação conforme as competências II e III, que considera a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e a correta seleção e relação de ideias em defesa do ponto de vista, respectivamente.
Exemplo de texto argumentativo
Complementando seu aprendizado sobre este tipo textual separamos um exemplo de texto argumentativo. O exemplo é uma notícia fictícia. Confira:
“Mais uma vez o número de insetos atraídos pelas fábricas de suco da cidade de Abacaxis incomoda a população. Moradores alegam que o município possui uma estrutura ineficiente para tratar a situação, o que ocasiona o aumento da ocorrência de doenças transmitidas por insetos. O biólogo especialista, João José, afirma ser difícil conter a proliferação de insetos sem afetar a produção de sucos, principal gerador de renda da municipalidade. No entanto, José defendeu a formação de um grupo de estudos que busque, de forma analítica, a viabilização de ações que diminuam o incômodo da população e não prejudiquem a indústria local.”
Diferença entre texto expositivo e argumentativo
Bom, a principal diferença é a exposição sobre um determinado assunto em um e a presença de argumentos construídos em outro. Ou seja, o texto expositivo apresenta algo e o texto argumentativo defende algo.
Logo, no texto expositivo, o autor expõe e descreve sobre determinado tema. Lembrando que a linguagem é objetiva e de fácil compreensão.
Já no texto argumentativo, o autor precisa, além de apresentar o tópico discutido, colocar os argumentos que são contra ou a favor, além de inserir alguns conceitos necessários que complementam tais argumentos.
E aí? Conseguiu compreender direitinho a diferença entre texto expositivo e argumentativo? Esperamos que este artigo ajude você no momento de estudar e fazer seus textos. Agora, aproveite para conferir nosso próximo conteúdo para aprender como começar uma redação.
Está estudando para fazer faculdade?
Se o seu interesse pelas diferenças e características dos textos expositivos e argumentativos estão atrelados a preparação para o vestibular, viemos te apresentar uma ótima oportunidade de começar uma graduação com uma bolsa de estudo viabilizada pela Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudos da América Latina.
Nela você encontra oportunidades em cursos de diversas modalidades e em todas as regiões do país. Os descontos na mensalidade podem chegar até 75%! Confira:
Para te deixar ainda mais próximo da realização deste sonhos, separamos uma lista de instituições com excelentes oportunidades para novos alunos e com cursos que valorizam qualquer carreira. Temos certeza que uma delas será ideal para você.