É possível cursar Direito EaD?
Não, atualmente não é possível cursar uma graduação em Direito a distância (EAD) no Brasil. O Ministério da Educação (MEC) não autoriza essa modalidade para o curso, e todas as graduações reconhecidas pelo órgão precisam ter aulas presenciais. Isso significa que, até o momento, quem deseja se formar em Direito deve optar pelo ensino presencial.
A principal resistência à oferta do curso de Direito no EaD vem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo o órgão, caso fosse permitido, haveria uma oferta excessiva de vagas, dificultando o controle de qualidade por parte do poder público.
Além disso, a OAB teme que isso aumente o número de advogados despreparados, o que poderia comprometer a excelência da formação e a aprovação no exame da OAB e em concursos jurídicos. Outro ponto levantado é a necessidade de um contato mais próximo entre alunos e docentes, algo que poderia ser prejudicado no ensino a distância.
Leia mais: Cursos de Direito do Brasil com mais aprovações na OAB
+ Notas de corte Direito Sisu 2025: veja as maiores e menores
“O Brasil já possui centenas de cursos sem condições mínimas de preparar os alunos para atuarem profissionalmente nas áreas do Direito. Não podemos aceitar mais uma ferramenta de precarização do ensino jurídico”, afirmou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, em artigo publicado no próprio site da entidade.
Inclusive, em junho de 2024, o MEC publicou a Portaria nº 528, determinando a suspensão da criação de novas graduações EAD, novas vagas e novos polos de ensino a distância até 10 de março de 2025.
A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), reforça a posição do governo em reavaliar a expansão do ensino superior EAD no Brasil antes de autorizar novas graduações nessa modalidade.