O tema da redação do Enem 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, anunciado no primeiro dia de provas, em 9 de novembro.
Segundo a Secom, o número de participantes com 60 anos ou mais cresceu 191% em relação a 2022, passando de 5.900 para 17.192 inscritos.
O aumento de candidatos idosos reforça a relevância do tema, que propõe refletir sobre o envelhecimento e o acesso à educação no Brasil.
A divulgação ocorreu durante o primeiro dia de provas do exame, aplicado em todo o país.
O assunto propõe uma reflexão sobre como o Brasil enxerga o envelhecimento populacional e as políticas públicas voltadas à inclusão, à saúde e à participação social das pessoas idosas.
Camilo Santana/X
Crescimento de candidatos com mais de 60 anos
Cinco dias antes do início das provas, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) destacou um dado que reforça a relevância do tema.
De acordo com o governo federal, o número de participantes com 60 anos ou mais cresceu 191% em relação a 2022, passando de 5.900 para 17.192 inscritos confirmados na edição de 2025.
Os estados com maior número de candidatos idosos são:
Rio de Janeiro: 3.087 inscritos
São Paulo: 2.367 inscritos
Minas Gerais: 1.997 inscritos
A edição de 2025 do Enem será aplicada nos dias 9 e 16 de novembro.
O aumento na participação de pessoas idosas no exame coincide com o debate proposto na redação deste ano.
O dado aponta para uma possível ampliação do acesso à educação entre diferentes faixas etárias, além de levantar discussões sobre oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.
Se você não vai fazer ou não fez a prova do Enem por algum motivo, saiba que existem outras formas de entrar na faculdade que você sempre quis sem a nota do Enem!
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.