
Gabarito Enem 2025: prova branca
Isabella Baliana | 09/11/25Veja o gabarito extraoficial do Enem 2025 da prova branca e descubra seu desempenho no primeiro dia de aplicação do exame.
Confira 7 repertórios que poderiam ser usados na redação do Enem 2025 e entenda como relacioná-los ao tema.
Em resumo:
Entenda melhor abaixo!
Neste domingo (9), os estudantes fazem o primeiro dia de prova do Enem 2025 e o tema de redação já foi divulgado: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
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Na redação do Enem, os candidatos devem fazer um texto dissertativo-argumentativo contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, escrito na norma padrão da língua portuguesa e com até 30 linhas.
A seguir, veja quais repertórios, citações ou argumentos poderiam ter sido usados para redigir a redação do Enem 2025 sobre o tema proposto.

O tema da redação do Enem 2025 “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” convida o participante a refletir sobre o envelhecer como uma questão social, cultural e ética.
Para escrever uma redação consistente, é fundamental recorrer a repertórios socioculturais que tragam diferentes visões sobre o envelhecimento, o papel dos idosos e os desafios dessa fase da vida.
Para a professora de redação Tanay Gonçalves, da Plataforma Professor Ferretto, o tema escolhido não é difícil, inclusive, é um tema esperado e certamente estudado por muitos estudantes.
Para escrever bem sobre perspectivas acerca do envelhecimento, no Enem, precisamos trazer alguma espécie de denúncia, um olhar de alguma falha que ocorre em relação ao tema. Nesse caso a do envelhecimento na sociedade brasileira, nós temos a invisibilidade no que concerne à população idosa e o processo de envelhecer, que é marcado por uma série de preconceitos, diz Tanay.
A seguir, veja sete repertórios possíveis que poderiam ter sido utilizados para embasar argumentos e enriquecer o texto.
Disponível na Netflix, a série conta a história de duas mulheres de terceira idade que precisam recomeçar suas vidas após uma mudança inesperada na família. Com humor e sensibilidade, elas enfrentam o envelhecimento com coragem e autonomia.
Como usar na redação: esse repertório permite discutir a autonomia feminina na velhice, a importância das relações interpessoais e a quebra de estereótipos que associam o envelhecimento à perda de vitalidade ou utilidade social.
Protagonizada por Michael Douglas, a série acompanha um ator idoso que agora dá aulas de interpretação enquanto lida com as transformações físicas e emocionais do envelhecimento. A trama aborda temas como saúde mental, amizade e resiliência.
Como usar na redação: é uma boa referência para discutir o valor da experiência acumulada com o tempo, o autoconhecimento e o enfrentamento dos desafios naturais da velhice, sem perder o senso de propósito.
Dirigido por Rodrigo Grota, o longa brasileiro retrata um homem idoso que revive lembranças do passado e reflete sobre o envelhecer diante das transformações do corpo e da memória. O filme destaca o valor da afetividade, da arte e da identidade na velhice.
Como usar na redação: pode servir para refletir sobre o envelhecimento como processo de autodescoberta e memória, reforçando a ideia de que o idoso mantém sua individualidade e deve ser valorizado por sua trajetória.
Saiba mais: O Último Azul: como citar o filme em redações?
É um tema que exige sensibilidade e repertório sociocultural, mas também um olhar crítico sobre o modo como a sociedade trata o envelhecimento. Ao abordar as ‘perspectivas acerca do envelhecimento’, o candidato pode recorrer a referências recentes da mídia, como os filmes O Último Azul e A Substância, que trazem reflexões potentes sobre o envelhecer e a forma como o corpo e a experiência são percebidos socialmente”, exemplifica Tanay.
A obra, protagonizada por Demi Moore, apresenta uma crítica à obsessão contemporânea pela juventude. O filme mostra uma mulher que, insatisfeita com o próprio corpo e envelhecimento, recorre a uma substância capaz de criar uma versão jovem de si mesma.
Como usar na redação: o filme é útil para discutir o etarismo e a pressão estética, revelando como a sociedade atual muitas vezes rejeita o envelhecimento e cultua padrões de beleza inalcançáveis.
Após a Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina, da alimentação e do saneamento elevaram a expectativa de vida em diversos países, inclusive no Brasil. Esse processo, conhecido como “revolução da longevidade“, transformou a estrutura etária das sociedades e gerou novos desafios sociais e econômicos.
Como usar na redação: esse repertório histórico ajuda a contextualizar o envelhecimento populacional como uma consequência do desenvolvimento humano e a defender a importância de políticas públicas voltadas à saúde e à inclusão da população idosa.
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 230, e o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) garantem proteção e direitos à população idosa, assegurando dignidade, bem-estar e participação ativa na comunidade.
Como usar na redação: citar essas legislações mostra domínio de conhecimento cívico e reforça o argumento de que o Estado e a sociedade têm deveres legais no amparo à terceira idade, fortalecendo a defesa de uma velhice com direitos e respeito.
“A velhice é algo que não se aprende a conhecer, é uma realidade que nos surpreende.” — Simone de Beauvoir
Em seu livro A Velhice (1970), Beauvoir analisa o envelhecimento como um fenômeno social e existencial, criticando o modo como as sociedades capitalistas tendem a marginalizar os idosos.
Como usar na redação: a citação pode ser empregada para refletir sobre a invisibilidade social das pessoas idosas e para propor a mudança cultural necessária para reconhecer o envelhecimento como parte natural da vida.
Outros repertórios que poderiam ter sido utilizados são: o filme “Um Senhor Estagiário”, a animação “Up Altas Aventuras” e ainda o conto ‘Feliz Aniversário’, de Clarice Lispector.
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Então, fique de olho porque assim que a prova terminar os professores do Curso Anglo começam a corrigi-la e trazem o gabarito extraoficial da prova:
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