Transferência entre faculdades particulares
Dentre todos os tipos de transferência externa, esse costuma ser o mais comum e também o mais simples, afinal o acadêmico precisa ficar atento apenas aos prazos para dar início ao processo de transferência.
Nessa modalidade o mais indicado é buscar orientação diretamente com as secretarias das faculdades, tanto a atual quanto a nova, afinal existem detalhes que mudam de instituição para instituição, como processos seletivos e taxas de transferência.
Veja: Faculdades rápidas: conheça opções de cursos curtos
+ 7 faculdades que oferecem desconto para pessoas 50+
Como pedir a transferência de faculdade?
Solicitar uma transferência de faculdade envolve um processo que pode variar conforme a instituição de origem e destino.
O primeiro passo é decidir para qual universidade você deseja se transferir. Para isso, analise a grade curricular do curso para verificar a compatibilidade com as disciplinas já cursadas, e aproveite e veja também quais matérias poderão ser aproveitadas na nova instituição, comparando as ementas e cargas horárias
Depois, solicite na instituição atual os documentos para transferência, como histórico acadêmico, ementas das disciplinas cursadas, declaração de vínculo, dentre outros que forem necessários.
Após isso, envie os documentos requeridos para a instituição de destino dentro dos prazos estabelecidos. Algumas universidades podem exigir a participação em processos seletivos ou provas específicas para transferência.
Por fim, após a aceitação na nova instituição, proceda com o cancelamento da matrícula na faculdade de origem para evitar cobranças futuras.
É possível ter aproveitamento de disciplinas na transferência?
Seja uma transferência interna ou externa, existe sim a possibilidade de aproveitar disciplinas já cursadas pelo aluno, porém há algumas condições obrigatórias.
A primeira delas é ter correlação na grande curricular dos cursos, seja para o mesmo curso ou para um diferente.
Essa necessidade existe devido às faculdades terem distribuições diferentes nas ementas de cada curso, ou seja, o aluno pode ter cursado uma disciplina parecida mas que na nova faculdade possuí uma abordagem mais detalhada que não permite o aproveitamento.
Sendo assim, o mais indicado é conversar com a faculdade que irá fazer a transferência e entender os critérios exigidos, além dos documentos necessários, como histórico acadêmico e ementas das disciplinas já cursadas.
Leia mais: Melhores faculdades particulares de São Paulo; veja quais são
+ 5 faculdades que oferecem bolsa para quem fez Encceja
Documentos obrigatórios para fazer transferência de faculdade
Por se tratar de um processo bastante burocrático, documentações específicas costumam ser obrigatórias em todas as modalidades de transferência, são elas:
Transferência Interna – documentos necessários para transferir de curso/campus na mesma instituição de ensino podem variar, mas geralmente são:
- CPF ou documento de identificação original com foto (RG ou CNH);
- Documento de identificação original com foto;
- Histórico escolar e acadêmico.
Transferência Externa:
- CPF;
- Documento de identificação original com foto (RG ou CNH);
- Declaração de vínculo com a outra instituição de ensino
- Documentos pessoais para matrícula (ex: comprovante de endereço, histórico escolar do ensino médio e certificado de conclusão);
- Histórico escolar e ementa do curso para aproveitar disciplinas.
Vale lembrar que alguns documentos a mais podem ser solicitados de acordo com a faculdade para qual o aluno está transferindo, por isso, para ter certeza, o mais indicado é solicitar a lista de documentos para transferência na secretaria acadêmica da instituição de ensino.
Veja também: Qual faculdade fazer? Veja dicas para te ajudar a descobrir
+ O que as melhores faculdades do mundo têm em comum?