A segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é dividida em dois dias, sendo que no primeiro os candidatos fazem a prova de língua portuguesa, inglês, ciências da natureza e, principalmente, a redação.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Para muitos candidatos, a produção da redação é uma das etapas mais temidas da prova. Mas não precisa ser assim! Ter uma ideia dos possíveis temas que podem cair pode te ajudar a ficar mais tranquilo e preparado. Por isso, veja abaixo como é a redação da Unicamp e quais os temas possíveis.
Veja: Saiba tudo sobre a redação da Unicamp
+ Unicamp 2024: locais de prova da 2ª fase já foram liberados; confira
Como é a redação da Unicamp?
A Unicamp, diferente de outros vestibulares, apresenta duas propostas de tema de redação ao candidato, com gêneros textuais distintos. Assim, o próprio vestibulando deve escolher um deles para produzir sua escrita.
Por exemplo, em anos anteriores, já caíram os gêneros textuais "post para redes sociais" e "manifesto coletivo", "discurso político" e "diário", "roteiro de podcast" e "crônica", dentre vários outros. Dessa forma, o candidato podia escolher qual gênero de texto gostaria de produzir.
Confira: 8 últimos temas de redação da Unicamp
+ Como é a correção da redação da Unicamp?
Para a avaliação, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), responsável pelo vestibular, considera se o estudante seguiu as instruções, abordou o tema e o gênero propostos, além de analisar a leitura e uso dos textos de apoio.
"Neste caso, clareza, fluidez, domínio gramatical e não estipulação de número mínimo de linhas são algumas características importantes dessa prova", afirma Maria Luiza Borges, coordenadora pedagógica do colégio Santa Marcelina Belo Horizonte.
Segundo a coordenadora, é preciso ter atenção redobrada para não cair nos erros frequentes, como fuga ao tema, argumentações superficiais e falhas na norma culta e coesão. "O uso adequado de recursos linguísticos, como expressões metadiscursivas, analogias e vocabulário variado, é valorizado, desde que utilizados de forma apropriada e com clareza", pontua.
Possíveis temas para a redação da Unicamp 2024
A Unicamp é conhecida por trazer temas atuais e, de certa forma, até um pouco polêmicos para a redação. Por exemplo, na edição de 2022, os candidatos podiam escolher entre os temas "Exposição das crianças na internet" ou "Cortes na verba para a ciência".
Já em 2021, os temas apresentados aos participantes foram "Discurso político de um candidato a vereador" ou a "Escrita de um diário por uma pessoa fragilizada pela pandemia da Covid-19".
Assim, confira a seguir possíveis temas de redação para a prova da Unicamp:
A Guerra na Ucrânia e o Impacto Geopolítico: Este tema abordaria as causas da guerra, incluindo a expansão da Otan e as diferenças políticas entre a Rússia e a Ucrânia, além de explorar as consequências como a crise humanitária e a migração.
Inteligência Artificial e os Impactos de novas tecnologias na sociedade: Este tema discutiria os impactos positivos e negativos das novas tecnologias na sociedade, incluindo desafios da educação, inclusão de políticas públicas e dilemas éticos.
Desenvolvimento Sustentável e o cenário ambiental do Brasil: Este tema exigiria uma análise dos desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável, abordando aspectos como as normas ambientais nas organizações empresariais e práticas ESG.
A Influência das Redes Sociais na Formação da Opinião Pública: Este tema trataria do papel das redes sociais na política e na sociedade, discutindo como elas influenciam as percepções e opiniões públicas.
- Violência Escolar e suas causas na sociedade brasileira: Este tema poderia abordar as causas e consequências da violência no ambiente escolar, discutindo estratégias de prevenção e a importância de um ambiente educacional seguro para o desenvolvimento dos alunos.
De acordo com Jéssica Dorta, coordenadora de Redação da Oficina do Estudante, mais importante do que tentar estudar a estrutura de todos os gêneros textuais que existem, é compreender os elementos que constituem a situação comunicativa.
Assim, a indicação é ler atentamente o enunciado da prova, assim como os textos da coletânea, pois eles fornecem todas as informações fundamentais para que o texto ganhe vida e o candidato compreenda o que o texto precisará apresentar e de que forma.
"É muito importante que os alunos estejam cientes de que a prova de redação da Unicamp, além de uma prova de escrita, é, sobretudo, uma prova de leitura: a leitura atenta do enunciado e da coletânea que integram a prova e também a leitura de mundo que compõe o repertório dos estudantes".
E os gêneros textuais, quais podem cair?
O professor de Redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante, Mateus Leme, traz suas
previsões sobre quais gêneros textuais devem cair na redação da Unicamp no domingo.
Segundo ele, existem infinitas possibilidades e, desde que a Unicamp mudou a prova, já
caíram 28 diferentes, entre eles, alguns já foram repetidos, outros, muito tradicionais na
nossa sociedade, nunca caíram.
"Dentre esses que são tradicionais e nunca caíram, eu poderia destacar o Editorial, um
gênero jornalístico muito importante e nunca caiu e a Notícia, que é um dos gêneros mais
importantes agora do século XXI e um dos mais discutidos e também nunca caiu", afirma. O professor relembra que e-mail, que pode ser chamado da "evolução" da carta, também nunca caiu.
Além disso, o professor reforça alguns temas que já caíram mas vale a atenção: carta
aberta (gênero de protesto importante e foi cobrado há quase 10 anos) e gêneros orais,
como discurso ou palestra, também podem ser opções.
O que deve cair na segunda fase da Unicamp 2024?
De acordo com o professor de física do Oficina do Estudante, Wander Azanha, na prova de Física da Unicamp o assunto que mais cai é Mecânica. Também é possível cair trabalho e energia, cinemática (movimento uniforme), dinâmica (Leis de Newton), impulso, quantidade de movimento e hidrostática.
Já em Matemática, o professor Mário Fernandes projeta dois tópicos-chave que devem ser abordados nas três provas: geometria plana e funções. “A Unicamp, além destes, deve cobrar geometria espacial, progressões e polinômios", pontua.
Segundo a professora de Química, Tathiana Guizellini, interpretação de tabelas, gráficos, imagens e esquemas é a chave da prova da segunda fase da Unicamp e os conteúdos mais cobrados dos últimos anos foram de concentração de soluções, equilíbrio químico e termoquímica.
Em Biologia, o professor Gustavo Camacho projeta os principais conteúdos que podem estar presentes: Biologia Celular, Fisiologia Animal e Humana, Ecologia e Genética. E ainda dá uma dica: “De acordo com o edital, os temas seguintes são exclusivos da segunda fase, como divisão celular, poluição e biotecnologia. Vale a pena apostar que eles, provavelmente, darão as caras nas questões discursivas”.
Partindo para a área de humanas, segundo a professora Liliane Negrão, na prova de Linguagens da Unicamp deve cair: identificação de valores intencionais do autor subjacentes ao texto, análise sintática e morfológica atreladas ao sentido e figuras de linguagem.
Em Humanidades, área que abrange questões de Filosofia e Sociologia, o professor Silvio Sawaya alerta que os candidatos devem encontrar temáticas como cidadania, movimentos sociais, questões raciais, interseccionalidade, diversidade cultural, filosofia política clássica e Iluminismo.
“Na Unicamp, podem ser cobradas questões de obras já consagradas da lista, como "Seminário dos ratos", de Lygia Fagundes Telles, e "O Ateneu", de Raul Pompeia, e as obras novas que não apareceram na primeira fase, por exemplo, canções de Cartola e "Alice no país das maravilhas", de Lewis Carroll”, explicou o professor André Barbosa, de Literatura.
Em História, de acordo com o professor Marcus Vinícius de Morais, análise de imagens, trechos de páginas da internet, jornais, poemas, letras de músicas e charges
são presenças quase certas no vestibular, além, é claro, de documentos históricos e
historiografia.
O professor ainda reforça para os vestibulandos que o mundo plural, e em constante diálogo com o presente, também marcará sua presença, com temas relacionados a indígenas, africanos, mulheres, periferia, operários e movimento LGBTQIA+.
No caso de Geografia, o professor Daniel Simões ressalta que a Unicamp costuma abordar Amazônia, relevo brasileiro e clima. Além disso, existem três grandes conteúdos que sempre costumam cair: urbanização, população mundial e agropecuária.
Leia mais: Calendário Unicamp 2024
+ Unicamp 2024: veja os 10 cursos mais concorridos do vestibular
+ Unicamp 2023: temas de redação abordam racismo e porte de armas
Além da Unicamp, onde fazer faculdade?
Já pensou em fazer faculdade com bolsa de estudos e pagando muito menos? A Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil e possui parceria com mais de 1,2 mil universidades espalhadas por todo o país, oferecendo cursos em todas as áreas.
Há bolsas de estudo de até 80% de desconto! Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo, vale a pena conferir:
Conheça algumas das instituições de ensino parceiras da Quero Bolsa: