Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

Vale a pena fazer uma pós-graduação em Psicologia?

por Caroline Sassatelli em 24/05/19 1 mil visualizações

O curso de Psicologia é um dos mais procurados na hora de se escolher uma faculdade. Para se ter uma ideia, no Brasil existem hoje um total aproximado de 343 mil psicólogos, segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP). E para ter destaque em um meio tão concorrido, muitos profissionais acabam recorrendo a uma pós-graduação. Mas será que vale a pena seguir por esse caminho?

vale a pena fazer pós-graduação em psicologia
Vale a pena fazer uma pós-graduação em psicologia?

De acordo com Monique Godoy, 26 anos, a resposta é sim. “A pós-graduação foi um divisor de águas na minha carreira. Na especialização pude refletir mais profundamente sobre o papel profissional do psicólogo. A turma da sala também foi um diferencial, pois era muito disposta a aprender, e os professores eram extremamente competentes”.

Leia também:
10 pós-graduações mais procuradas na área de Psicologia
Quer mudar de carreira? Faça uma pós-graduação
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Ela, que concluiu sua graduação em Psicologia em 2014, começou a especialização logo no ano seguinte na Universidade de Taubaté (Unitau). O curso escolhido foi a pós-graduação lato sensu em Intervenção Familiar, com duração de dois anos.

Ao final de 2017, a psicóloga teve o seu trabalho de conclusão de curso aprovado - ocasião essa que aproveitou para dar início ao seu curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. Em março de 2019, defendeu sua dissertação e receberá no próximo ano, em abril, o título de mestre, quando esse for homologado.

“Agora quero e preciso realizar doutorado, mas também tenho vontade de fazer outras especializações lato sensu”, afirma Monique.

Segundo ela, a pós-graduação (tanto a lato sensu, quanto a stricto sensu) lhe trouxe uma visão mercadológica sobre a profissão. "Quando digo isso, não falo apenas do dinheiro, mas também da ética. Uma pós-graduação traz conteúdos que ampliam seu conhecimento para a atuação e aumentam a sua expertise, fazendo com que você se destaque entre outros profissionais", diz a especialista, que também completa: "sendo especialista em algo é possível se concentrar mais nesse assunto, aprofundar o tema, atuar melhor e se destacar, o que traz um melhor retorno financeiro e de realizações."

Up na carreira

Quem também não se arrependeu de fazer uma especialização foi Ivana Freitas de Oliveira. A psicólogo de 43 anos optou pelo curso de pós-graduação em Terapia Familiar e de Casal na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

“Eu já atendia casais em meu consultório, mas sentia a necessidade de ampliar os meus conhecimentos e esse curso acabou agregando à minha vida de todas as formas, tanto emocionalmente, profissionalmente e nas minhas próprias relações familiares”, conta a entrevistada.

O curso, presencial, teve início em 2015 e duração de três anos. Para Ivana, dois anos teriam sido suficientes para ter todo o conteúdo, pois, em certo momento, muitas matérias começaram a se repetir. Apesar disso, ela afirma ter gostado muito da especialização.

“Eu preferia as aulas práticas e tinham muitas, pois, praticamente todas eram nesse formato. A gente realizava atendimentos e era muito legal. Além disso, meus professores eram ótimos e muito renomados em várias áreas do mercado de trabalho, o que me ajudou a aprender muito com diversos estilos de abordagem”, afirma.

Para ela, ao sair da faculdade os formandos ainda estão muito”crus” e, por isso, fazer uma pós-graduação é uma ótima alternativa para complementar o conhecimento e trazer outras visões sobre a própria carreira e o mercado de trabalho.

“Hoje os meus atendimentos são totalmente diferenciados depois de fazer essa especialização. Eu não me sentiria capaz de atender se fosse comparar a bagagem de antes com a que tenho após fazer o curso”, ela comenta e diz: "além disso, a pós dá visibilidade, você conhece as pessoas que estão na área, faz networking. Posso dizer que sou uma outra pessoa e outra profissional após a pós.”

Leia também:
Saiba como escolher a pós-graduação perfeita
Teste: qual o tipo certo de pós-graduação para você?
Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha?

Mudança de caminho

Não é necessário ser graduado em Psicologia para fazer um curso nessa área. É o caso de Lucas Gabriel Louzas, de 25 anos. Ele, que é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), hoje faz o curso de especialização em Psicanálise Clínica no Instituto WCCA.

“Meu irmão fez esse curso, ministrado pelo professor Wilson Cerqueira e depois meus pais também fizeram. Então comecei a fazer em abril de 2018, mas acabei saindo e voltando neste ano. Agora a previsão é que eu receba meu certificado em 2021”, conta Lucas.

Segundo ele, o curso é dividido em três fases. Na primeira o aluno precisa fazer, no mínimo, 32 horas de terapia junto a um psicólogo. Na segunda ele acompanha um terapeuta em 16 sessões reais com pacientes e, por fim, na última etapa, pode atender o público, fazendo relatórios sob supervisão de um profissional.

"O curso agregou muito à minha vida em questão de autoconhecimento. Isso porque o fato de ver a vida de um olhar com mais empatia para o próximo é bastante importante", comenta Lucas. 

O aluno acredita que fazer uma pós-graduação é essencial, principalmente para quem quer seguir na área. "No meu curso tem muitas pessoas que não são da área de Psicologia, assim como eu, e outras que são. O importante é não depender apenas da faculdade, mas sim ter um diferencial", opina Lucas.

O estudante diz que se apaixonou pela área e que pretende construir uma carreira em Psicologia, além de realizar outros cursos na área e, quem sabe, uma graduação. 

psicólogo
Uma especialização em psicologia pode ser o diferencial na sua carreira

Saiba mais sobre pós em Psicologia

Existem diversas áreas de atuação em Psicologia, como a voltada para o esporte, jurídica, social, organizacional, voltada para famílias, entre outras. Todas as especializações reconhecidas podem ser consultadas no próprio site do CFP.

Não é necessário ser formado em Psicologia para poder fazer uma pós-graduação nessa área. Porém, se o curso estiver sendo feito visando uma mudança na carreira, o estudante formado em outra profissão deve ter em mente que talvez a sua atuação seja limitada. Por exemplo, não será possível trabalhar na área clínica atendendo pacientes. Mas se fizer uma pós em Psicopedagogia, por exemplo, poderá atuar como psicopedagogo.

Já os profissionais formados nessa área podem pedir junto ao CRP de sua comarca um registro de especialista. Cabe ao órgão a aprovação da concessão do título profissional de especialista. Esse título não é obrigatório, mas é um direito concedido ao psicólogo tê-lo.

Leia também:
Conheça quais são as áreas da Psicologia
Tudo que você precisa saber sobre o Conselho Regional de Psicologia
Por que o curso de Psicologia passou a ser tão procurado?

Quer começar sua pós?

Se você tem interesse em começar a sua pós-graduação (seja uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado), essa é a hora! No Quero Bolsa é possível encontrar o seu curso, fazer já sua matrícula e ainda estudar com bolsas de até 75%. Ou seja, poder realizar o seu sonho com valores que cabem no seu bolso! Muito legal, né? Então bora lá!

Tags relacionadas:

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54