Quais profissões têm direito à insalubridade?
Embora a listagem de profissões insalubres não seja previamente delimitada, existem fatores lógicos que permitem a suposição de insalubridade, como contato com ruídos, fontes de calor, fontes de frio, produtos químicos e outros. Segundo a norma que define os direitos de periculosidade e insalubridade, a categorização é feita mediante perícia de um médico do trabalho ou engenheiro do trabalho, que analisa os cenários particulares.
Sendo assim, não é possível definir todas as profissões que podem receber os benefícios. Entretanto, a garantia desse direito é comum para as seguintes carreiras:
O soldador lida, diariamente, com substâncias prejudiciais, calor excessivo e ambientes de risco.
A rotina do caldeireiro é desenvolvida em contato frequente com temperaturas elevadas, próximo a fornos e equipamentos industriais.
Profissionais de indústrias químicas
A depender da indústria, os profissionais químicos podem ser expostos a substâncias nocivas.
Aproveite para conferir a grade curricular de Química no site da Quero Bolsa e descubra os conteúdos que compõem a faculdade.
Devido ao contato diário com a radiação, os operadores de equipamentos radiológicos podem integrar a lista.
Operador de câmaras frigoríficas
A exposição ao frio também classifica uma atividade insalubre, como a desenvolvida por operadores de câmaras frigoríficas.
Profissionais de saúde
Médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde podem ter contato com agentes biológicos, como vírus e bactérias, que podem ser ameaça à saúde
Motorista
Os motoristas são expostos ao sol e ruídos que podem prejudicar a audição a longo prazo.
Trabalhadores de construção civil
No campo da construção civil, os profissionais podem ter contato com substâncias prejudiciais, poeira, vibrações, ruídos altos e outros aspectos que categorizam a lista.