logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Veja as profissões que têm direito à insalubridade

por Leonardo Messias em 14/03/24

Lidar com operações insalubres pode ser uma parte integral do trabalho de diferentes profissionais. Desde a exposição a produtos químicos até o contato com calor excessivo, a saúde dos colaboradores é, nesses casos, constantemente ameaçada de diferentes formas e intensidades por agentes nocivos.

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Para compensar o risco diário, tais profissionais recebem um adicional de bonificação, além de benefícios complementares, como a aposentadoria especial. Confira, a seguir, algumas das profissões que têm direito aos subsídios de insalubridade.

Profissões que têm direito à insalubridade

Leia mais:
Veja 4 profissões que estão surgindo
Veja 4 profissões que deixarão de existir

O que é insalubridade?

Conforme definido pela Lei Nº 6.514, são consideradas atividades insalubres aquelas que expõem o trabalhador de forma desmedida a agente nocivos, acima dos limites estipulados. Elas são categorizadas em diferentes níveis, sendo eles: mínimo, médio e máximo.

Quais profissões têm direito à insalubridade?

Embora a listagem de profissões insalubres não seja previamente delimitada, existem fatores lógicos que permitem a suposição de insalubridade, como contato com ruídos, fontes de calor, fontes de frio, produtos químicos e outros. Segundo a norma que define os direitos de periculosidade e insalubridade, a categorização é feita mediante perícia de um médico do trabalho ou engenheiro do trabalho, que analisa os cenários particulares.

Sendo assim, não é possível definir todas as profissões que podem receber os benefícios. Entretanto, a garantia desse direito é comum para as seguintes carreiras:

Soldador

O soldador lida, diariamente, com substâncias prejudiciais, calor excessivo e ambientes de risco.

Caldeireiro

A rotina do caldeireiro é desenvolvida em contato frequente com temperaturas elevadas, próximo a fornos e equipamentos industriais.

Profissionais de indústrias químicas

A depender da indústria, os profissionais químicos podem ser expostos a substâncias nocivas.

Operador de equipamentos raio x

Devido ao contato diário com a radiação, os operadores de equipamentos radiológicos podem integrar a lista.

Operador de câmaras frigoríficas

A exposição ao frio também classifica uma atividade insalubre, como a desenvolvida por operadores de câmaras frigoríficas.

Profissionais de saúde

Médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde podem ter contato com agentes biológicos, como vírus e bactérias, que podem ser ameaça à saúde

Motorista

Os motoristas são expostos ao sol e ruídos que podem prejudicar a audição a longo prazo.

Trabalhadores de construção civil

No campo da construção civil, os profissionais podem ter contato com substâncias prejudiciais, poeira, vibrações, ruídos altos e outros aspectos que categorizam a lista.

Como saber se a minha profissão tem direito à insalubridade?

Se a sua atividade profissional incorpora algum dos aspectos mencionados, como contato excessivo com o calor, exposição a sons altos, vibrações, frio e substâncias prejudiciais, você pode ter o direito ao adicional de insalubridade. Vale mencionar que a garantia é assegurada de acordo com cada caso.

Qual carreira devo seguir?

Se você está indeciso quanto a sua escolha profissional, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, você tem acesso ao Teste Vocacional, desenvolvido especificamente para relacionar as suas competências e habilidades com cursos e áreas do conhecimento.

O processo é simples e gratuito. Clique no botão abaixo e confira.

Faça o Teste Vocacional gratuito

Confira algumas faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem descontos especiais pela Quero Bolsa: 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54