Soldador: tudo sobre a profissão

Aquele que realiza solda e corte de metais

Profissional que é essencial em indústrias e trabalha em equipes multidisciplinares

soldador

Sobre a profissão

O soldador é o profissional responsável por realizar a união de materiais por meio de técnicas de aquecimento que produzem o que é conhecido como solda. Os materiais são, geralmente, termoplásticos ou metais. 

Trata-se de um profissional essencial em qualquer indústria, uma vez que grande parte dos objetos que utilizamos no dia a dia passaram por um processo de soldagem que os constituiu da forma como são.

O soldador deve conhecer profundamente os esboços e desenhos dos objetos a serem soldados, bem como procedimentos de corte nos materiais utilizados. Utiliza técnicas de soldagem, como MIG/MAG (processo que consome um fio de arame na fusão de materiais metálicos), arame tubular, eletrodo revestido, entre outros.



Por ser um trabalho essencial e muito minucioso, é fundamental que o soldador tenha conhecimentos técnicos aprofundados na área, bem como entendimento de todas as normas e procedimentos de segurança na realização das tarefas.


O salário médio de um soldador no país é de R$ 2.255,38, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O soldador pode trabalhar em qualquer tipo de indústria, mas costuma ser requisitado principalmente nos setores de maquinaria, montadoras de automóveis, fabricantes de chapas, tubos e dutos, entre outros.

Por que ser um Soldador?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Soldador

    Como se tornar um Soldador?

    Não há uma formação específica para se tornar soldador, mas para entrar na profissão com o reconhecimento necessário vale buscar cursos de formação técnica e profissional, como Técnico em Soldagem (e equivalentes). É importante, também, buscar cursos que concedam as devidas certificações de segurança para exercer a profissão. Apesar de não ser requisito obrigatório fazer um curso superior para se profissionalizar na área, é possível encontrar bolsas de estudo para pós-graduações em Engenharia de Soldagem e outras opções de cursos na Quero Bolsa. Além disso, não deixe de conferir as bolsas de estudo para outras áreas da Engenharia, por exemplo, Engenharia Mecânica na QB.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.