A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) é uma instituição de ensino superior pública, fundada em 1950, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e a distância, em todas as áreas do conhecimento.
mais de 33.000 alunos matriculados
mais de 2.850 docentes
100 cursos de graduação
22 unidades no estado de Rio de Janeiro
A Uerj é reconhecida por sua produção científica e, ao longo dos anos, firmou-se como uma das principais universidades do país.
Nota 4 (numa escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC;
76,4% dos professores têm o título de doutor;
Programas de cooperação e intercâmbio de docentes, pesquisadores e alunos;
13ª posição no RUF (Ranking Universitário Folha), em 2019.
Boa
146 avaliações
Beatriz Silva • Administração
As lutas e as glórias de ser UERJNIANO
Arthur Pereira • Psicologia
Ótimo ensino e excelentes professores
Jheni Mendes • Engenharia Civil
Otimos professores e táticas de ensino. Abrangência em empresas Juniors.
Pedro Grisolia • Ciência da Computação
A estrutura é mediana mas a maioria dos professores são muito bons e organizados
Larissa Santos • Direito
Referência em ensino, porém falta investimento do Estado!
Isabel Santos • Enfermagem
Excelente universidade!
Além da cidade do Rio de Janeiro, a Uerj está presente em outros seis municípios fluminenses: Duque de Caxias, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, São Gonçalo e Teresópolis.
Sua infraestrutura conta com salas de aula, mais de 500 laboratórios acadêmicos, anfiteatros, editora, auditórios e bibliotecas. Além disso, possui o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), que atende pacientes encaminhados por outras unidades públicas de saúde, e a Policlínica Piquet Carneiro, maior posto de assistência médica da América Latina, que atende, em média, 30 mil pacientes por mês.
Somente a partir de 1960, a instituição se tornou Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Inicialmente, ela foi denominada Universidade do Distrito Federal (UDF) e, em seguida, Universidade do Estado da Guanabara (UEG).
Desde sua fundação, a Uerj se destaca por seu pioneirismo: foi a primeira universidade pública do Brasil a oferecer ensino superior noturno; foi a segunda instituição universitária a possuir um hospital de clínicas voltado para o ensino; é a universidade brasileira com maior número de projetos de interação com a sociedade (extensão universitária) e foi a primeira a implantar o sistema de cotas.