A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma instituição de ensino superior pública mantida pelo governo federal, fundada em 1946, em Salvador (BA).
A UFBA oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas.
mais de 42.000 alunos matriculados
mais de 3.000 docentes
140 cursos de graduação
69 unidades no estado de Bahia
A UFBA se destaca por ser uma das universidades mais antigas do país e que, ao longo de sua trajetória, foi se desenvolvendo nas áreas de artes, humanidades e saúde.
A UFBA também disponibiliza o Sistema de Administração Acadêmica (SIAC) aos estudantes. Na plataforma online, os alunos podem acessar os conteúdos e documentos acadêmicos da instituição como, por exemplo, a solicitação de matrícula, histórico escolar, currículo de curso, coeficiente de rendimento, comprovante de matrícula e ementa dos cursos.
Um dos maiores acervos do país de projetos de difusão científica, cultural e artística;
Convênios com instituições internacionais, que proporcionam intercâmbio estudantil;
Hospitais universitários que oferecem atendimento à população e oportunidade de praticar o aprendizado;
Mais de 75% do corpo docente da instituição possui doutorado.
Boa
242 avaliações
Dhessica Silva • Design de Interiores
Excelente faculdade
Iago Mota • Odontologia
Melhor ensino de Salvador porém com estrutura que tem potencial para ser melhor
Alex Neto • Física
Ótima empregabilidade.
Thácio Lima • Administração
Ótima experiência estudar nessa faculdade. Fez me evoluir em muitos aspectos.
Luiz Santos • Artes
Ótima universidade pública
Luca Godoi • Zootecnia
Professores empenhados com projetos de iniciação científica
A UFBA possui duas unidades na cidade de Salvador (BA) e uma em Vitória da Conquista (BA). A universidade conta com três hospitais universitários, três museus, uma creche, três fazendas experimentais, quatro residências universitárias, um restaurante universitário e um centro de esportes.
Em sua infraestrutura, há também um Museu de Arte Sacra, um Centro de Estudos Afro-Orientais, Institutos de Extensão Cultural, um Teatro e uma Orquestra Sinfônica.
São cerca de 20 bibliotecas e mais de 10 pavilhões para aulas teóricas e práticas na UFBA.
A UFBA surgiu quando o Príncipe Regente, Dom João VI, criou a Escola de Cirurgia da Bahia, primeiro curso universitário do Brasil. Aos poucos, a universidade foi incorporando outros cursos e passou também a abrigar os primeiros cursos universitários do país envolvendo dança, música e teatro.
A UFBA recebeu duas notas 4 (em escalas máximas ate 5) em indicadores atribuídos pelo Ministério do Educação (MEC). No Conceito Institucional (CI), referente ao ano de 2009, e no Índice Geral de Cursos (IGC), em avaliação feita em 2019. As duas avaliações estão publicadas no sistema eMec.
Para entrar na UFBA, o estudante deve aplicar a nota do Enem no Sisu, participando dos processos seletivos referentes aos cursos da instituição. Vale ressaltar que a universidade não dispõe de um vestibular próprio para a maioria válida de seus cursos, demandando a realização do exame nacional mencionado.
Qual a menor nota de corte da UFBA? A UFBA apresenta nota de corte média de 664.12 pontos para ingresso pelo Sisu 2022.1, considerando a menor nota de corte de 574.01 pontos no curso de Transporte Terrestre, e a maior nota de corte de 794.43 no curso de Medicina. Veja tudo sobre as notas de corte da UFBA na Quero Bolsa.
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFBA? Vejas as notas necessárias para entrar na UFBA pelo Sisu.