A Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) é uma instituição de ensino superior pública criada em 2005. Ela se originou da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, fundada em 1967, em Mossoró (RN).
Oferece cursos de graduação e pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, nas modalidades presencial e a distância.
mais de 14.000 alunos matriculados
mais de 750 docentes
50 cursos de graduação
10 unidades no estado de Rio Grande do Norte
A produção do conhecimento por meio de pesquisas é um dos grandes destaques da Ufersa. Trata-se de uma atividade que chama atenção na instituição e tem como objetivo ampliar os limites do conhecimento científico e formar futuros pesquisadores.
Nota 4 (numa escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC;
Nota 5 (numa escala máxima até 5) no Conceito Institucional EaD (CI-EaD) do MEC;
51% do corpo docente é formado por doutores;
Acordos com instituições de ensino estrangeiras, de países da Europa, Américas do Sul e do Norte e Ásia.
Boa
107 avaliações
Laianny Cristina • Arquitetura e Urbanismo
Ótima faculdade, super indico!
Luiz Francelino • Medicina Veterinária
Ótima história porém falta perspectiva de futuro.
Mirelly Nogueira • Engenharia de Computação - Engenharia da Computação
Ótimo professores!
Saulo Filgueira • Engenharia de Computação - Engenharia da Computação
Curso e profissionais excelentes
Hércules Izidério • Engenharia de Computação - Engenharia da Computação
Professores extremamente qualificados !
Vitor Barra • Engenharia de Computação
Ótimos professores
Atualmente, a Ufersa está presente em quatro cidades do Rio Grande do Norte: a sede, em Mossoró, e ainda os campi nas cidades de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.
Sua infraestrutura é composta por salas de aula climatizadas e com equipamentos multimídia, laboratórios específicos, bibliotecas, auditórios, editora e áreas de convivência. Possui também parque esportivo, hospital veterinário, núcleo de inovação tecnológica, restaurante e residências universitárias.
A Ufersa tem implantado em todos os seus campi Usinas Solares Fotovoltaicas com propósito de utilizar fontes renováveis, ambientalmente e economicamente sustentáveis. Com isso, ela também proporciona a oportunidade de gerar pesquisas relacionadas ao uso da energia solar como opção energética para o semiárido.
Outra curiosidade sobre a universidade é que ela possui uma Estação Experimental, com uma área de 416 ha, com 80% dessa área preservada, e projetos ecológicos.
Por fim, no ano de 2013, a Ufersa foi avaliada com a nota 3 (em escala até 5) no indicador de Conceito Institucional (CI), do Ministério da Educação (MEC).
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFERSA? Vejas as notas necessárias para entrar na UFERSA pelo Sisu.