
Redações nota 1000 no Enem 2023: leia exemplos
Por Juliana Gottardi em 21/03/2024
Para conseguir a nota mil é preciso gabaritar os cinco critérios de correção do Enem. Em 2023, apenas 60 candidatos conseguiram. Veja!
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma instituição pública de ensino superior fundada em 1920, a partir da união da Escola de Engenharia, Faculdade de Medicina e Faculdade de Direito.
Em 1937, passou a ser chamada Universidade do Brasil e, posteriormente, adotou o nome atual. A universidade oferece mais de 170 cursos de graduação e 132 de pós-graduação, atendendo cerca de 53.500 estudantes.
As áreas contempladas incluem Ciências da Saúde, Letras e Artes, Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Jurídicas e Econômicas, Ciências Matemáticas e da Natureza e Tecnologia.
Além da educação e pesquisa, a UFRJ destaca-se por sua contribuição em extensão universitária, com 1.863 projetos pedagógicos, atividades artísticas e cursos voltados à comunidade.
mais de 48.000 alunos matriculados
mais de 5.000 docentes
190 cursos de graduação
31 unidades no estado de Rio de Janeiro
A UFRJ mantém centros de excelência em pesquisa e inovação, como o Parque Tecnológico na Cidade Universitária, que promove parcerias com a indústria.
Destaca-se também a Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra), considerado o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina, e o LabOceano, com o tanque oceânico mais profundo do mundo para testes de estruturas usadas na indústria offshore.
Além disso, a universidade desenvolve iniciativas em responsabilidade social, como projetos de educação ambiental, saúde, cultura, inclusão e políticas públicas.
Entre as ações voltadas à inclusão, destaca-se o projeto “Fabricando Tecnologia Assistiva” (Fabta), idealizado em 2022 por professores das áreas de terapia ocupacional e design industrial.
O projeto desenvolve equipamentos personalizados para ampliar a autonomia de pessoas com deficiência atendidas em unidades como o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Cidade Universitária) e o Instituto de Neurologia Deolindo Couto (campus Praia Vermelha).
Com apoio de 18 bolsistas, o Fabta já atendeu cerca de 30 pacientes e exemplifica o uso da ciência para promover cidadania e acessibilidade.
Entre os diferenciais da UFRJ, estão:
Nota máxima (5) no MEC;
Parque Tecnológico: abriga startups e centros de pesquisas de grandes empresas, estimulando a inovação;
Realiza mais de 1,7 mil ações de extensão, levando serviços à população e aprimorando a formação dos alunos;
Tem mais de 500 vagas em alojamentos para estudantes e oferece refeições a baixo custo nos restaurantes universitários.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Campus Macaé (Macaé, RJ)
Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Macaé, RJPor Juliana Gottardi em 21/03/2024
Para conseguir a nota mil é preciso gabaritar os cinco critérios de correção do Enem. Em 2023, apenas 60 candidatos conseguiram. Veja!
Por Juliana Gottardi em 22/01/2024
As inscrições para o Sisu estão abertas! Confira quantas vagas cada instituição de ensino está oferecendo e se prepare para o programa
Por Isabella Baliana em 21/06/2023
Confira as notas de corte de Medicina nas universidades públicas mais procuradas pelos estudantes e veja se a sua nota seria o suficiente para passar
Para ingressar UFRJ com a nota do Enem, os candidatos devem aplicar a nota do exame no Sisu. O processo de seleção se dá por meio do Concurso de Acesso. Esse é o principal método de entrada para os cursos de graduação oferecidos pela universidade.
Alguns cursos também exigem o Teste de Habilidade Específica (THE), administrado pela própria UFRJ.
De acordo com as notas de corte da UFRJ, a menor nota é de Letras - Português e Hebraico (629,64). A nota de corte média da UFRJ é de 718,45.
A UFRJ é classificada com nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador oficial do MEC que mede o desempenho das instituições de ensino superior nacionais.
A UFRJ teve 25 cursos com cinco estrelas (nota máxima) no Guia da Faculdade 2024, elaborado pela Quero Educação em parceria com o Estadão. Veja quais são os cursos estrelados no site do Guia.