Oceanografia na UNIVALI

  • 54 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 60,00
4,8

Muito boa

(2)

Neste momento essa faculdade não é parceira
Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Oceanografia na UNIVALI?

Oceanografia é a ciência que estuda as propriedades e dinâmicas dos oceanos. A área lida com a coleta e interpretação de dados sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ecossistemas aquáticos, buscando compreender fenômenos e impactos provenientes de mudanças climáticas.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências exatas e da Terra

  • Duração: Duração mínima de 4 anos

O que você vai aprender?

  • Cálculo I

  • Cálculo Aplicado À Oceanografia

  • Botânica Marinha I

  • Ambiente De Sedimentação

Como é a faculdade UNIVALI

Avaliação dos Alunos

4,8

Muito boa

2 avaliações

  • Empregabilidade
    4,5
  • Estrutura
    4,5
  • Professores
    5
  • localização
    5

Resumo da faculdade

  • mais de 13.000 alunos matriculados
  • mais de 1.070 docentes
  • 57 cursos de graduação
  • 7 unidades no estado de Santa Catarina

Dúvidas mais frequentes

Atendendo a mais de 24 mil alunos, a Univali é uma das maiores universidades da região Sul do país, mantendo presença em sete cidades de Santa Catarina. Entre os destaques oferecidos aos alunos, estão o programa internacional, o incentivo ao empreendedorismo e o apoio para a conexão com o mercado de trabalho.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a faculdade de Oceanografia conta com duração mínima de quatro anos, com pelo menos 3.000 de carga horária.

Os currículos das faculdades devem trabalhar com três núcleos em comum para a formação do oceanógrafo. Um de formação básica, um geral e outro de formação profissional, assim divididos:

  • Formação básica: Matemática, Física, Química, Geologia e Biologia.

  • Formação geral: Oceanografia Química, Oceanografia Física, Oceanografia Biológica, Oceanografia Geológica, Interações Oceanográficas e Geomática.

  • Formação Profissional: Recursos Renováveis, Recursos não Renováveis, Gestão Ambiental e Processos Naturais.

É obrigatório que 25% da carga horária seja ocupada com as disciplinas de formação profissional. Além disso, as atividades práticas devem estar presentes em 40% dos conteúdos.

Outro requisito é que o aluno cumpra ao menos 100 horas de em atividades de embarque, para familiarização do aluno com as atividades a bordo.

A realização de um trabalho final de curso (TCC) envolvendo todos os procedimentos de uma investigação técnico-científica também é obrigatória.

O curso de Oceanografia é ofertado em nível de bacharelado. De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, 11 instituições de ensino superior possuem ofertas para a graduação. São elas:

Veja também: Quanto ganha um marinheiro? no site da Quero Bolsa.

Oceanografia é a ciência que estuda as propriedades e dinâmicas dos oceanos. A área lida com a coleta e interpretação de dados sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ecossistemas aquáticos, buscando compreender fenômenos e impactos provenientes de mudanças climáticas.

O curso de Oceanografia estuda os sistemas marinhos, enfatizando práticas de campo e laboratório, enquanto estimula o desenvolvimento de habilidades voltadas à análise científica. O programa inclui estudo de ecossistemas aquáticos, dinâmica oceânica e impactos ambientais, preparando profissionais para conservação marinha e gestão de recursos hídricos.

A metodologia da formação integra teoria e prática, com estágios e projetos de pesquisa, proporcionando uma compreensão detalhada dos oceanos e suas interações com a terra e a atmosfera. O objetivo do campo é formar profissionais aptos a investigar as características dos mares, oceanos e zonas costeiras.

Ao final do curso, o aluno está apto a analisar a composição dos ambientes aquáticos e a desenvolver projetos de exploração de recursos dos mares,.

No mercado de trabalho, a atuação do oceanógrafo não se restringe a pesquisar. Ele pode desenvolver estudos de impacto ambiental em regiões turísticas e no setor do petróleo.

Também há emprego para o oceanógrafo na modelagem da circulação dos oceanos, no setor pesqueiro, na biotecnologia e até mesmo no setor de cosméticos, alimentícios e na indústria farmacêutica.

De acordo com as informações da plataforma de recrutamento Glassdoor, o salário da área da Oceanografia é de, em média, R$ 5.500,00. Os valores podem variar segundo a região e competências do profissional.

O litoral brasileiro é de grande extensão e diversidade, o que faz do Brasil um campo importante e que tem possibilidade de expansão de oportunidades para a Oceanografia.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade