Sobre o curso de Bioengenharia
Última atualização: 09/03/2023
A pós-graduação em Bioengenharia é um programa de estudos que envolve o uso de conhecimentos de engenharia para melhorar ou desenvolver processos biológicos. O objetivo dessa pós-graduação é formar profissionais aptos para criar novos métodos e tecnologias para as áreas de engenharia, medicina, biotecnologia, biologia molecular, ciência dos alimentos, agricultura e outras.
Durante essa especialização, os alunos desenvolvem atividades teóricas e práticas, que abordam temas como bioinformática, engenharia de tecidos, processamento de sinais biológicos, desenvolvimento de dispositivos biomédicos, projeto de engenharia genética e outros. Por meio do curso, os estudantes também podem aprofundar seus conhecimentos nas áreas de biologia, biofísica, química, matemática e computação.
Ao concluir a pós-graduação em Bioengenharia, os alunos estarão aptos para assumir cargos em empresas de biotecnologia, empresas farmacêuticas, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, hospitais e outras instituições.
Como é o curso de Bioengenharia?
A pós-graduação em Bioengenharia é uma área de estudos interdisciplinar que combina a engenharia, a biologia e a medicina para desenvolver novas tecnologias para melhorar a saúde humana. O curso fornece, aos alunos, uma abordagem abrangente para entender como a engenharia e a biologia podem trabalhar em conjunto para criar novas tecnologias e soluções de saúde.
A formação envolve disciplinas como: genética, bioinformática, biofísica, eletrônica, engenharia de materiais, processos químicos, engenharia de robótica, ciências da computação, sistemas biológicos, ciências da vida, além dos fundamentos da engenharia.
Qual a grade curricular de Bioengenharia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Bioengenharia em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Bioengenharia?
A pós-graduação em Bioengenharia oferece, aos alunos, a oportunidade de receber uma formação teórica e prática em áreas relacionadas à engenharia biomédica. Durante a formação, os estudantes aprendem a desenvolver, implantar e gerenciar projetos de engenharia para aplicações médicas e de saúde.
Por meio do curso, os alunos compreendem os principais fundamentos da engenharia, como eletrônica, mecânica, instrumentação, computação, engenharia de software e controle aplicados à área biológica, o que resulta no desenvolvimento de dispositivos médicos, sistemas biológicos eletro-mecânicos, sistemas de informação e outros.
Ao longo do programa, os alunos também têm a oportunidade de participar de atividades de prática profissional, como estágios, projetos de pesquisa, seminários e workshops.
Quanto custa uma faculdade de Bioengenharia?
No site da Quero Bolsa, o curso de Bioengenharia pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 361,35. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Se você deseja ingressar na formação com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as melhores ofertas para o curso em sua região.
Procure o curso de Bioengenharia ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Bioengenharia
Onde o profissional de Bioengenharia pode trabalhar?
Os profissionais formados em bioengenharia podem trabalhar em hospitais e clínicas, desenvolvendo e implementando novas tecnologias, como equipamentos médicos, dispositivos de monitoramento e aplicativos para dispositivos móveis.
Na agricultura, os profissionais formados em Bioengenharia podem atuar na pesquisa de novas sementes e na criação de novos métodos de cultivo. Eles também podem desenvolver novas ferramentas e tecnologias para melhorar a produção agrícola.
Como ingressar na profissão de Bioengenharia?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Bioengenharia?
Para atuar na área, o profissional deve compreender os processos que envolvem o desenvolvimento de novas tecnologias assistências para a área da saúde. Tal competência pode ser adquirida por meio da especialização em Bioengenharia.