Sobre o curso de Engenharia Submarina
Última atualização: 27/09/2023
O curso de Engenharia Submarina forma profissionais habilitados para atuar na criação, planejamento e supervisão de equipamentos e sistemas responsáveis pelo escoamento da produção de petróleo e gás.
A Engenharia Submarina é uma pós-graduação para profissionais que desejam se especializar no assunto.
Ao final do curso, o aluno estará preparado para conhecer os materiais, condições, riscos e custos de implantação de processos da atividade de retirada dos combustíveis para os locais de refinamento.
O principal campo de trabalho de Engenharia Submarina é em empresas petrolíferas, mas o profissional pode atuar também no desenvolvimento de sistemas para estas empresas dentro da indústria de equipamentos e em outros setores.
Como é o curso de Engenharia Submarina?
Segundo as normas nacionais para cursos de pós-graduação, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Submarina em modalidade lato sensu deve contar com carga horária mínima de 360 horas.
A especialização lato sensu é uma opção para quem pretende buscar uma atualização profissional e que aplica conceitos de forma mais ampla e aplicada ao mercado de trabalho, com duração média de um ano e meio.
Muitas faculdades oferecem suas aulas aos sábados, o que facilita o ingresso de profissionais que já estão no mercado de trabalho e desejam se especializar.
Durante o curso de Engenharia Submarina, o aluno terá aula com mestres e doutores formados na área e estudará assuntos como:
Cenário de Operação Offshore;
Projeto de Linhas e Equipamentos Submarinos;
Soldagem, Inspeção, Proteção Catódica e Mecânica da Fratura;
Projeto de Dutos Submarinos;
Projeto de Risers Rígidos;
Projeto de Risers Flexíveis;
Instalação de Risers e Dutos;
Gerenciamento de Integridade.
O aluno deverá realizar uma monografia relacionada com os estudos ao fim do programa para obter o título de especialista em Engenharia Submarina.
Qual a grade curricular de Engenharia Submarina?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Submarina em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Engenharia Submarina?
Como acontece em todas as engenharias, as disciplinas de ciências exatas são as principais disciplinas iniciais do curso de Engenharia Submarina.
Depois da formação básica, começam as matérias específicas da Engenharia Submarina. A formação específica inclui temas como hidrodinâmica, estruturas navais, projeto de navio e plataformas marítimas e transporte aquaviário.
Em aulas práticas de laboratório, o aluno constrói e testa modelos e maquetes estruturais.
Entre as disciplinas oferecidas estão:
-Álgebra Linear -Análise Estrutural de Navios e Plataformas -Cálculo Diferencial e Integral -Cálculo Numérico -Física Geral e Experimental para Engenharia -Fundamentos de Controle -Geometria Gráfica para Engenharia -Gestão e Estratégia na Industria do Petróleo e do Gás Natural -Hidrodinâmica Portuária -Instalações de Máquinas Marítimas -Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia -Introdução à Computação -Introdução à Economia
Veja também: Tudo sobre o curso de Engenharia Naval no site da Quero Bolsa.
Procure o curso de Engenharia Submarina ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia Submarina
O que faz o profissional de Engenharia Submarina?
O engenheiro submarino projeta e faz a coordenação de dutos, tubulações, interligações e sistemas responsáveis pela retirada do petróleo e gás do fundo do mar até as unidades de produção.
Onde o profissional de Engenharia Submarina pode trabalhar?
O profissional de Engenharia Submarina tem campo em empresas relacionadas ao mercado do petróleo e gás, como a Petrobras, e outras responsáveis pelo maquinário e equipamentos de retirada do combustível das águas submarinas.
Os profissionais também podem atuar em institutos, centros de pesquisa e universidades.
Veja também: Quanto ganha um marinheiro? no site da Quero Bolsa.
Como ingressar na profissão de Engenharia Submarina?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Submarina?
Para poder atuar na área da Engenharia Submarina, é preciso ter concluído tanto o curso superior na área de Engenharia ou de Petróleo e Gás, quanto a pós-graduação, ambos devidamente reconhecidos pelo MEC.
Além disso, o engenheiro submarino deve realizar cadastro profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia Submarina?
As principais características do profissional de Engenharia Submarina, listadas pelo Ministério do Trabalho, são: